Dicas de Saúde

Limão e Berinjela Amiga do Coração

Geralmente, a casca de frutas e legumes é o primeiro item que descartamos antes do consumo. Mas você sabia que é neste pedaço dos vegetais que se encontra grande parte dos seus benefícios, principalmente quando o objetivo é reduz medidas? “Pois as fibras estão mais presente na casca e na sementes! E essas substâncias são grande aliadas na perda de peso, porque garantem saciedade, evitando os assaltos á geladeira, e ainda favorecem o funcionamento do intestino, órgão responsável por eliminar as toxinas e absorve os nutrientes, indispensável para manter o corpo funcionando direitinho, como o sistema metabólico, que age na queima de calorias. Mas os benefícios da casca não param por ai!casca

Pectina e óleo essenciais

São encontrada em abundância na casca do limão. Pectina é uma fibra que fica na parte branca da casca de frutas cítricas e ajuda no processo digestivo, melhorando o funcionamento do intestino e facilitando a eliminação de toxinas a absorção de nutrientes. Já o d-limeno, um óleo essencial cítrico encontrado também na casca do limão, reduz a ansiedade e colabora indiretamente para emagrecimento, diminuindo a compulsão por comida. “Essa substância beneficia as funções do pâncreas também atua na redução do colesterol ruim (LDL).

Além disso ingerir o limão com casca ainda ajuda prevenir o câncer! também devido ao d-limeno, responsável por inibir a proliferação das células que geram a doença segundo a pesquisa feita nos Estado Unidos.casca de limao

Amiga do coração

Além das poderosas fibras, a casca da berinjela contém antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha e azulada de diversos alimentos, assim como roxo característico desse legume. Do grupo dos fitoquímicos, a antocianina também vem sendo associada á prevenção do câncer e dano em vasos sanguíneos e de infecção do trato urinário. “Na ultima década os fitoquímicos (compostos bioativos presentes naturalmente nas frutas e vegetais) vem sendo largamente estudados pela ação protetora e antioxidante que desempenham. Diferentes estudos mostram a relação inversa entre o consumo de uma alimentação rica em frutas e vegetais e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis”.

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