Magnésio – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

Magnésio – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que você precisar saber. Além disso, o Os Benefícios do Magnésio tem sido cada vez mais reconhecido por atletas e por pessoas comuns pela sua importância nutricional. Há uma ampla gama de Benefícios do Magnésio para o corpo humano, de modo que uma Deficiência do Mineral é bastante prejudicial.

Alimentos Ricos em Magnésio são abundantes, sendo que obter níveis adequados desse mineral não é difícil se houver vontade.

Magnésio o que e No caso de quaisquer impedimentos, ou de necessidade de obter níveis especialmente elevados, há a possibilidade de tomar suplementos de Magnésios.

O que é Magnésio:

O mineral é encontrado em alimentos como sementes, amendoim e leite, e desempenha diversas funções no organismo, como regular o funcionamento dos nervos e dos músculos e ajudar no controle do açúcar no sangue.

A recomendação diária de consumo deste Mineral costuma ser facilmente alcançada quando se tem uma alimentação balanceada e variada, mas em alguns casos pode ser necessário o uso de suplementos, que devem ser prescritos pelo médico ou pelo nutricionista.

Fontes de Magnésio:

As Principais Fontes de Magnésio normalmente também Contem fibras, sendo os principais grãos integrais, os legumes e os vegetais. Veja a lista completa:

  • Grãos integrais,
  • Aveia;
  • trigo integral e arroz integral;
  • Legumes e vegetais;
  • Especialmente brócolis;
  • Abóbora e folhas verdes;
  • Couve e espinafre;
  • Castanha-do-pará;
  • Castanha-de-caju;
  • Amendoim;
  • Leite;
  • Iogurte e outros derivados.

Além desses Alimentos Ricos em Magnésio, alguns produtos industrializados também são fortificados com mineral, como cereais matinais e achocolatados.

Benefícios do Magnésio:

  • O mineral desempenha funções no organismo como:
  • Melhorar o desempenho físico, porque é importante para a contração muscular;
  • Diminuir o risco de doença cardíaca, pois diminui o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos;
  • Aliviar a azia e a má digestão, especialmente quando usado na forma de hidróxido de mineral;
  • Prevenir a osteoporose, porque ajuda a produzir hormônios que aumentam a formação do osso;
  • Ajudar a controlar a diabetes, porque regula o transporte do açúcar;

Os Benefícios do Magnésio também ajudam a Controlar a Pressão Arterial, especialmente em mulheres grávidas com risco de eclâmpsia. Saiba mais sobre o mineral na gravidez. Além disso, o Mineral também é usado em medicamentos laxantes para combater a constipação e em medicamentos que funcionam como antiácidos para o estômago.

Deficiência de Magnésio:

A Deficiência de Magnésio é um fenômeno raro que pode acontecer em pessoas com alimentação muito inadequada, ou em pessoas cujas doenças afetam a absorção de minerais. Medicação, alcoolismo e envelhecimento também são, nesse caso, fatores de risco.

A Deficiência de Magnésio, verificam-se frequentemente dores no pescoço e nas costas, além de um quadro caracterizado por fadiga e fraqueza muscular.

Magnésio beneficios As Funções do Magnésio na regulação dos batimentos do coração fazem falta, de modo que a arritmia cardíaca é mais frequente quando há deficiência desse mineral.

Os ossos, cuja densidade é mantida alta pelo Magnésio, sofrem severamente com a Deficiência de Magnésio, resultando em crescimento inadequado ou em osteoporose. Para agravar esse quadro, a falta de Magnésio provoca, ainda, deficiência de outros minerais.

Os problemas digestivos como perda de apetite, náuseas, vômitos e constipação são frequentes em virtude de deste mineral insuficiente.

A esses problemas, porém, somam-se outros igualmente desagradáveis: insônia, dores de cabeça e enxaquecas, além de manifestações de ansiedade, agitação e irritabilidade.

Overdose de Magnésio:

Uma dose alta demais do mineral provoca efeitos indesejáveis sobretudo no sistema digestivo. De todos os desconfortos possíveis, o mais perigoso se deve ao efeito laxante do mineral, uma vez que, a depender da dose, uma diarreia severa pode vir a ser extremamente perigosa.

Além disso, verifica-se uma queda na pressão, além de consequências negativas para os músculos, que podem ser submetidos a câimbras, além de desenvolverem um quadro de fadiga e de fraqueza.

A suplementação deste mineral, apesar de desnecessária para pessoas saudáveis que podem obter o mineral naturalmente, pode ser muito benéfica para os idosos ou para pessoas cujas doenças ou medicação afetam a absorção de Magnésio ou de minerais de uma forma geral.

Magnésio – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência
4.8 (95.2%) 587 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Câncer de Mama Tem Cura? Sintomas, Tipos e Prevenção!
DMCA.com Protection Status