Manganês – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências que você precisa saber. Além disso, alguns dos Benefícios do Manganês à saúde incluem sua contribuição à estrutura e metabolismo ósseo, além de seu auxílio na criação de enzimas essenciais à construção de ossos. Ele também age como uma co-enzima para dar assistência à atividade metabólica no corpo humano.

o que e manganesÀ parte boa disso, e que existem outros Benefícios do Manganês, incluindo a formação de tecido conjuntivo, promovendo absorção de cálcio, funcionamento da tireoide e dos hormônios sexuais, regulação dos níveis de carboidratos e do metabolismo de gorduras e carboidratos.

O que é o Manganês:

Os Benefícios do Manganês é vital para nossa vida. O corpo humano contém cerca de 15 a 20 miligramas do mesmo. A maior parte é encontrada nos ossos, com o resto distribuído por todo o corpo em tecidos como o pâncreas, rins, fígado, glândulas adrenais e glândulas pituitárias.

Embora este mineral seja necessário em apenas vestígios, estima-se que cerca de 1/3 da população norte-americana não se cansa disso. Isto é devido principalmente à dieta altamente processada moderna que comemos.

Uma grande proporção do mineral nos alimentos é perdida no processamento. Grãos integrais, por exemplo, são Alimentos Ricos em Manganês, mas grãos refinados ou farinha que são muito mais consumidas, fornecem apenas metade da quantidade.

Alimentos Ricos em Manganês:

Chá verde:

O Chá Verde é uma boa opção de Alimentos Ricos neste incrível mineral. Pois, Uma xícara de chá verde pode fornecer 0,8 mg do mineral.

Germe de Trigo:

O germe de trigo é uma das melhores fontes alimentares de Manganês entre grãos integrais. Um quarto de xícara de grãos de trigo fornece 1.1 mg do mineral.

Abacaxi:

O Abacaxi é uma boa alternativa de alimentos ricos em Manganês. Pois, a cada 100g do seu consumo contém cerca de 0,77 mg Manganês.

Sementes de Abóboras:

As Sementes de Abóboras são uma boa opção de Alimentos Ricos em Manganês. Pois, a a cada 100g do seu consumo contém cerca de o,5 mg de Manganês.

Nozes:

As nozes como a Castanha do caju, castanha do pará, Avelã entre outras são uma excelente Fonte de Manganês.

Outros Alimentos Ricos em Manganês:

  • A manteiga de gergelim fornece cerca de 2.54 mg do mineral a cada 100 gramas de seu consumo.
  • Linhaça secas fornecem cerca de 2,5 mg do mineral a cada 100 gramas de seu consumo.
  • As Sementes de girassol fornece cerca do 2,11 mg de mineral a cada 100 gramas de seu consumo.
  • A vagem de soja fornece cerca de 2,2 mg do mineral a cada 100 gramas de seu consumo.
  • Espinafre cozido fornece cerca de 0,84 mg do mineral a cada 100 gramas de seu consumo.

Benefícios e Funções do Manganês:

Usar a suplementação com Manganês é muito benéfico para a saúde, sendo que ele influencia em várias partes do organismo, como:

Fortalecimento dos ossos:

O Manganês tem influência direta no crescimento e desenvolvimento dos ossos, pois ajuda a desenvolver a densidade dos ossos localizados nas vértebras.

alimentos ricos em manganesOutra vantagem da suplementação é com relação as mulheres que estão na pós-menopausa, pois algumas sofrem com a falta de Manganês no corpo.

Ajuda a Metabolizar as Enzimas:

Algumas enzimas são acionadas pelo Mineral, e elas possuem um papel muito importante para metabolizar o carboidratos, colesterol e aminoácidos.

Ajuda a Combater os Radicais Livres:

O Manganês é uma rica fonte de antioxidantes, por esse motivo combate os radicais livres, além de promover um verdadeiro monitoramento desses radicas livres no corpo, vale lembrar que esses radicas livres podem prejudicar algumas células do corpo, provocando várias doenças, inclusive o câncer.

Melhora a Assimilação das Vitaminas no Organismo:

Usar a suplementação com este Mineral na alimentação é uma ótima maneira de ajudar o organismo no processo de vitaminas vitais, como as do complexo B e E, além de alguns minerais, entre eles o magnésio.

Regula os Níveis de Açúcar:

O mineral é um importante aliado no controle dos níveis de açúcar no sangue, isso influencia diretamente o aparecimento de muitas doenças muito comuns atualmente, como a diabetes.

O controle do açúcar através da suplementação com o mineral ocorre devido a sua ação na secreção de insulina, isso acaba inclusive por proporcionar uma vida muito mais confortável para quem sofre com a diabetes.

Controle da Tireoide:

Por ser um fator fundamental para muitas enzimas diferentes, acaba por agir diretamente na tiroxina, hormônio fundamental da glândula da tireoide. Ao normalizar essa parte do corpo é possível controlar diversos outros males, como a perda de apetite e também a perda de peso.

Alivia a TPM:

Esse é um dos principais problemas enfrentados por muitas mulheres todo o mês, e a suplementação com este Mineral irá fazer com que esses sintomas sejam amenizados, e até mesmo curados totalmente, uma informação muito importante é que alguns estudos comprovam que existe uma ligação direta entre os baixos níveis de alguns minerais, e isso inclui o Manganês, está diretamente ligado aos sintomas da TPM.

Outros Benefícios do Manganês:

O que Causa a Deficiência de Manganês:

Deficiência de Manganês na atividade de reprodução retada o crescimento, além de baixa tolerância à glicose e distúrbios no metabolismo, fator que pode ocasionar em perdas de peso súbitas. Disfunções, assim com o vômitos no pâncreas, estão todos entre os sintomas causados pela falta deste mineral no organismo.

Excesso de Manganês Causas:

Altas doses desse nutriente no corpo podem provocar o desequilíbrio do sistema nervoso central. Essa reação causa, de forma lenta, o processo de degeneração dos neurônios, ocasionando em tremores que se assemelham aos provocados pelo mal de Parkison.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.