Os Benefícios da Manteiga de Amendoim são variados, mas importantes para nossa saúde, pois a ela é repleta de nutrientes. Aliás, uma mistura enganosamente simples, a Manteiga de Amendoim é essencialmente amendoim torrado em consistência de uma pasta esparramada.

Quer seja lisa ou gordurosa, salgada ou adoçada, a Manteiga de Amendoim é um item básico nas despensas de cozinha de todos os lugares – talvez porque se presta igualmente bem como uma cobertura, molho, sobremesa, lanche e smoothie.

Manteiga de Amendoim propriedades

Existem centenas de receitas que usam PB para equilibrar e complementar sabores doces e salgados. Ou talvez você prefira comê-lo direto do pote com uma colher.

Por ½ xícara, a Manteiga de Amendoim fornece muita proteína (50% do valor diário), fibra dietética (24%) e gorduras saudáveis ​​(78%). Embora a Manteiga de Amendoim seja bastante rica em calorias, é uma boa fonte de vitamina E, niacina, vitamina B6, manganês, magnésio, fósforo, cobre, zinco e ferro.

Mais da metade de todos os amendoins cultivados nos EUA são transformados em Manteiga de Amendoim. Continue lendo para descobrir os inúmeros benefícios para a saúde dessa rica e maluca propagação. Sendo assim, confira a seguir as principais razões para adicionar a Manteiga de Amendoim em sua dieta:

Benefícios da Manteiga de Amendoim

É Rica em Antioxidantes

Como outros alimentos vegetais, o amendoim é enriquecido com antioxidantes que sustentam uma boa saúde geral. O resveratrol, mais notavelmente encontrado em uvas vermelhas e vinho, é um poderoso eliminador de radicais livres.

Embora a pesquisa humana sobre este composto polifenólico ainda esteja em andamento, ele se mostra promissor na prevenção e no tratamento de câncer, doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas. O resveratrol está presente na Manteiga de Amendoim.

manteiga de amendoim receita

Manteiga de Amendoim também é uma boa fonte de ácido p-cumárico, um fitoquímico amplamente encontrado no reino vegetal. O ácido p-courmaric não só é um antioxidante robusto, mas estudos pré-clínicos mostraram que ele é um anti-inflamatório capaz, melhora a eficiência e a sobrevivência dos probióticos no intestino e evita a formação de coágulos sanguíneos induzidos.

E como um bônus para os amantes da Manteiga de Amendoim, a quantidade de ácido p-courmaric é aumentada quando os amendoins são torrados antes de serem consumidos.

Reduz Risco De Morte De Doenças Graves

Embora os amendoins sejam leguminosas e não verdadeiras nozes, comê-los juntamente com outros tipos de nozes teve o efeito de diminuir o risco de mortalidade de muitas doenças comuns, de acordo com um grande estudo de coorte publicado no New England Journal of Medicine.

A partir de 1976, os pesquisadores acompanharam os hábitos alimentares de 118.962 homens e mulheres ao longo de 30 anos. Aqueles cujas dietas incluíam Manteiga de Amendoim regularmente eram mais magros, mais propensos a se exercitar e tomar multivitaminas, e eram menos propensos a fumar. O grupo de porcas teve taxas reduzidas de mortes devido a câncer, doenças cardíacas e doenças respiratórias.

Eles também descobriram que quanto mais Manteiga de Amendoim você come, melhor: as pessoas que consumiram Manteiga de Amendoim sete ou mais vezes por semana tiveram uma taxa de mortalidade 20% menor do que aquelas que não comeram nozes.

Propriedades da Manteiga de Amendoim

Ajuda a Perder Peso

Considerando que cada ½ xícara de Manteiga de Amendoim consiste em 588 calorias, parece contra-intuitivo que possa ajudar na perda de peso. E ainda, comer uma dieta rica em nozes está associada com menor índice de massa corporal de acordo com uma revisão de 2003.

Reunindo todas as evidências existentes, os revisores descobriram que não há relação entre comer nozes e ganho de peso. Em um estudo de 2002, por exemplo, 15 adultos saudáveis ​​com peso normal adicionaram 500 calorias por dia de nozes a suas dietas normais por várias semanas. Embora se esperasse que eles ganhassem mais oito quilos, devido às calorias extras nas nozes, em média, os participantes ganharam apenas dois quilos.

Existem várias razões possíveis pelas quais comer nozes não nos engorda. nozes são ricos em fibras, proteínas e energia, que têm o efeito de melhorar a saciedade, fazendo-nos sentir completo. A Manteiga de Amendoim também são ricas em gorduras saudáveis ​​que ajudam a aumentar a quantidade de calorias queimadas em repouso.

Pessoas que gostam de Manteiga de Amendoim tende a ser mais ativas fisicamente também. E nós perdemos um pouco do teor de gordura toda vez que fazemos cocô – até 4 – 7% da gordura dietética na Manteiga de Amendoim é excretada nas fezes.

Proteger a Saúde do Cérebro

A niacina – ou vitamina B3 – é necessária para transformar alimentos em energia. Ajuda a reparar o DNA e mantém o sistema nervoso, o sistema digestivo e a pele saudáveis.

Benefícios da Manteiga de Amendoim

Embora nossos corpos produzam naturalmente niacina, comer alimentos ricos em niacina mantém o cérebro saudável por mais tempo, de acordo com um grande estudo de coorte envolvendo 6.158 participantes com 65 anos ou mais.

A ingestão de uma dieta rica em niacina foi associada a um efeito protetor contra o declínio cognitivo e a doença de Alzheimer. Quanto maior o consumo (até 22,4 mg por dia), mais lenta é a taxa anual de declínio nas habilidades cognitivas, como pensamento e memória. A Manteiga de Amendoim é uma boa fonte de niacina, fornecendo 13,4 mg por ½ xícara ou 67% do valor diário.

Reduz o Risco de Doença Biliar

Cálculos biliares – variando em tamanho de um grão de areia a uma bola de golfe – são pedaços endurecidos de líquido digestivo que podem se formar na vesícula biliar.

Embora algumas pessoas com cálculos biliares sejam assintomáticas, outras podem sentir dor intensa no abdome superior direito, necessitando de cirurgia para remover totalmente a vesícula biliar. Ainda não sabemos o que causa a formação de cálculos biliares.

Como a Manteiga de Amendoim possui vários compostos que protegem contra a doença do cálculo biliar, os pesquisadores rastrearam os hábitos alimentares de mais de 80.000 mulheres por 20 anos.

como fazer a manteiga de amendoim

Eles descobriram que aqueles que consumiram Manteiga de Amendoim tiveram um risco significativamente menor de desenvolver cálculos biliares que precisaram de cirurgia do que mulheres que nunca ou raramente comeram Manteiga de Amendoim.

Têm Propriedades Anti-câncer

Manteiga de Amendoim é uma boa fonte de beta-sitosterol, um tipo de esterol vegetal quimicamente semelhante ao colesterol.

Consumir alimentos integrais ricos em beta-sitosterol, juntamente com outros fitoesteróis, resultou em menores taxas de câncer de estômago, câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de próstata em vários estudos em humanos.

No entanto, os fitoesteróis são freqüentemente adicionados a alimentos processados ​​e óleos vegetais refinados como a margarina, e consumir muito deles pode realmente aumentar o risco de doenças cardíacas.

Mas obtê-lo a partir de fontes naturais, como amendoim, é uma maneira segura e saudável para incluir esses esteróis de plantas de combate ao câncer em sua dieta. E uma ótima de consumir o Amendoim é a Manteiga de Amendoim.

Manteiga de Amendoim

Reduz o Risco de Diabetes Tipo 2

Diabetes tipo 2 é um distúrbio metabólico marcado por níveis elevados de açúcar no sangue, resistência à insulina e falta de insulina no corpo.

Um importante fator de risco é a dieta; Incluindo muita gordura saturada e gorduras trans em seus alimentos pode prejudicar a capacidade do corpo de regular a glicose no sangue e, eventualmente, tornar-se menos sensível à insulina.

Mas as gorduras saudáveis, como a gordura insaturada encontrada na Manteiga de Amendoim, têm um impacto benéfico na saúde metabólica. Em um estudo de 16 anos envolvendo quase 84.000 mulheres, o consumo de Manteiga de Amendoim regularmente foi inversamente associado ao risco de diabetes.

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.