Os Benefícios do Marolo são complexos e importantes para proporcionar saúde e bem estar a todos que o consomem. No entanto, Fortalecer e prevenir doenças no coração é o Benefício do Marolo mais almejado. O Marolo é um fruto muito apreciado na sua região de origem, os cerrados de vários estados brasileiros, de Minas Gerais ao Piauí, sendo mais raro em São Paulo e no Paraná.

É comercializado em mercados locais, coletado de plantas nativas, pois não há plantações comercias. É apreciado por sua polpa adocicada e aromática de cor alaranjada e levemente ácida. É uma anona típica, composta por seus frutilhos, chamados de sincarpo; tem cerca de 15 cm de diâmetro epode pesar até 2 kg.

marolo

Sua cor externa é marrom-claro, esverdeado, com a polpa creme-amarelada a alaranjada, firme e com numerosas sementes de cor negra a amarronzada. Existe outra espécie parecida, a Annona coriaceae, com folhas menores, mais arredondadas e glabras, com frutos menores e aroma mais fraco.

De sua florada usual no fim da estação seca até setembro/outubro, ou até dezembro em outras regiões, pode originar frutos em fevereiro a março-abril, com 6 a 7 meses entre a florada e a colheita do fruto.

Sua colheita é feita no chão quando cai da planta e exala forte odor, mas o ideal é colher na planta, no estádio de vez, quando dura mais na pós-colheita, mas se colhido verde não amadurece. Há vários tipos de araticum quanto a cor da polpa, rósea, mais doce e macio e amarela, mais ácida e outro de polpa branca, mas raro.

Valor Nutricional do Marolo:

Com 76% de umidade, a polpa do Marolo tem 90 kcal, ainda 1,22-1,28% de proteína, baixos teores de lipídios (0,49), carboidrato – 12,78. Seu valor calórico é de 87 cal/100 g, a acidez da polpa (Sol. N) é de 5,56%, com teor de açúcares de cerca de 14 oBrix, baixo nível de tanino e caroteno; fibras – 4,72.

Nas suas folhas há alguns aminoácidos, tais como arginina, histadina, lisina e ornitina. Minerais – cálcio – 29 mg; zinco – 0,78 mg; ferro – 0,43 mg. Vitaminas – caroteno – 0,23 %. Vitamina C – 21 mg. Confira Também os Benefícios do Marolo Para Saúde:

Benefícios do Marolo Para Saúde:

1. Benefícios do Marolo Para Combater a Anemia:

O Marolo, por possuir grande quantidade de ferro e Vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.

2. Benefício do Marolo Contra a Gripe:

Como relatado acima , este é outro Benefício do Marolo por ser rico em Vitamina C. Esta vitamina reduz a gravidade dos sintomas de gripes e age como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis do resfriado comum, incluindo a inflamação, coriza e dores.

Ela também pode controlar a alergia que provoca o frio. Reduz o nível de histamina e muitas vezes encurta a duração do frio.

3. Mantém os Cabelos com Vida:

Este é mais um Benefício do Marolo que muitas mulheres almejam. Para as mulheres que estão com os cabelos ressecados, o Marolo, por ser rico em vitamina A, é um excelente aliado para manter a maciez dos fios.

4. Benefícios do Marolo Para Saúde Óssea:

Os efeitos da proteína presente no Marolo nos ossos também se relacionam com os alimentos específicos com proteína que estão sendo consumidos, e a ingestão de nutrientes importantes para a construção óssea como cálcio e magnésio.

Uma dieta rica em proteínas de alimentos integrais e ricos em nutrientes pode curar ossos quebrados, prevenir fraquezas ósseas, fraturas e até mesmo osteoporose, aumentando a absorção de cálcio e ajudando com o metabolismo ósseo.

5. Benefício do Marolo Para Reduzir a Hipertensão:

A Vitamina C presente no Marolo reduz a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como outros riscos graves de saúde que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

beneficio do marolo

6. Ajuda a Combater a Retenção de Líquidos:

Sem sombra de Dúvidas este é mais um dos muitos Benefícios do Marolo e não pode deixar de ser mencionado. Os sucos e os chás feitos com a casca desta fruta são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço.

7. Benefícios do Marolo Por Possuir Ação Antioxidante:

A Vitamina C presente no Marolo é um poderoso e eficaz antioxidante que protege o nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas graves, como a aterosclerose, podendo causar doenças cardíacas e derrames.

8. Benefício do Marolo Para Saúde do Coração:

Alguns estudos mostram que uma relação inversa entre a ingestão de proteína presentes no Marolo e o risco de doença cardíaca tem sido observada em adultos, pois dietas de proteína mais altas aparecem entre os remédios naturais para a pressão arterial elevada.

Além disso, a substituição de alimentos com hidratos de carbono, com proteína resulta em níveis mais baixos de colesterol LDL e triglicerídeos de LDL.

As dietas de proteína mais elevadas equilibram o açúcar no sangue e tendem a ajudar a prevenir outras causas relacionadas a doenças cardíacas, incluindo obesidade e diabetes.

9. Favorece a Saúde Intestinal:

Este também é um rico Benefício do Marolo. As suas sementes são usadas por muitos para combater a prisão de ventre. Porém, apenas o fruto, se consumido regularmente, pode melhorar o sistema digestivo e soltar o intestino.

10. Benefícios do Marolo Para Saúde do Cérebro:

O cérebro é um dos órgãos que não funcionam sem glicose disponível na corrente sanguínea, quando há uma diminuição no consumo deste nutriente há uma produção exagerada de corpos cetônicos, uma vez que o organismo utiliza proteínas como fonte de energia.

Esses corpos cetônicos podem levar a uma intoxicação no indivíduo levado a sintomas indesejáveis como dores de cabeça, mau hálito, perda de massa muscular esquelética, insônia, alteração de humor, tremores e até desmaios. O Marolo é rico neste nutriente, por isso pode fortalecer a saudê cerebral.

Veja através do Vídeo Abaixo, Outros Benefícios do Marolo Para Saúde:

Outro Benefícios do Marolo Para Saúde:

  • Sofre com dores de cabeça constantes? A temida enxaqueca pode ser aliviada com algumas folhas da árvore do Marolo umedecidas e colocadas sobre a testa.
  • O Marolo ajuda na hidratação do corpo, combatendo a insolação.
  • Por ser uma fruta rica em antioxidantes e Vitamina C, o Marolo luta contra os radicais livres e previne o envelhecimento da pele.
  • O magnésio presente no Marolo age eliminando os ácidos presentes no organismo, o que previne problemas como a artrite e o reumatismo.
  • Outro Benefício do Marolo, é o fortalecimento do organismo, combatendo a ação dos radicias livres.
  • Precisa perder alguns quilinhos? Por conter fibras, essa fruta ajuda a controlar fome e possui baixo índice de calorias.

Como Usar o Marolo:

Além de seu consumo ao natural, a polpa pode ser utilizada para se fazer compota, doces, geleia, sorvete, refresco, batida, bolos, bolachas, bombom, creme, gelatina, iogurte, pudim e sucos.

Como cada fruto tem muitas sementes, entre 60 a 130, a separação da polpa das sementes do Marolo é necessária para consumir ou processar o fruto, o que se faz manualmente ou com auxílio de uma faca. A polpa pode ser conservada congelada, em sacos ou potes plásticos até um ano, mantendo suas características.

Devido ao seu conteúdo em alcaloides e não alcaloides, pode ser utilizado como medicinal e a madeira tem uso como carvão. O extrato de sementes de Marolo pode ser utilizado como inseticida, no combate às moscas das frutas.

beneficios do marolo

Como Cultivar o Marolo:

O Marolo aprecia local ensolarado, luminosos e protegidos de ventos fortes. Espaçamento de 5 a 6 m, aprecia solo profundo e bem drenado, com pH entre 4,5 a 6,2; resistindo bem a geadas de 1 a 3 graus negativos e a secas de até 8 meses sem chuva.

Pode ser cultivado em altitudes de 400 a 1.200 m, com temperaturas anuais entre 6 a 42 graus. Por ser planta de raiz pião profunda recomento semear 4 a 7 sementes diretamente no local definitivo em covas já preparadas, irrigando a cada 2 ou 3 dias até germinarem.

Mudas: Sementes são dormentes se forem secas, mais se forem plantada logo, germinam em 60 a 120 dias. As mudas crescem lentamente e atingem 10 cm de altura com 7 meses após a germinação. Apreciam ambiente ensolarado para germinar e crescer. A frutificação inicia-se com 5 a 7 anos, dependendo do solo e tratos culturais.

Plantando: apresenta crescimento moderado atingindo 1 m com 1 a 2 anos, começa a produzir a partir da segunda floração a partir do 3º ou 4º ano após o plantio. A colheita do fruto vai de março a julho e os frutos podem ser colhidos quando os frutos estiverem com coloração marrom escura e quando você perceber um leve aroma característico.

Os 16 Benefícios do Marolo Para Saúde
4.7 (94.66%) 146 votes

Recomendados Para Você:

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.