Trouxemos uma Máscara de Arroz Para Clarear a Pele. Os efeitos benéficos do arroz, da aveia e do amido são utilizados a muitos anos na dermatologia para o tratamento de várias afecções da pele, especialmente na área da pediatria, pelas suas propriedades calmantes, nos banhos ou compressas.

A composição do arroz inclui o amido, aminoácidos como a histidina, isoleucina, metionina, triptofano, valina, cistina, fenilalanina, tirosina (tem participação no processo de formação da melanina, mas sem histórico comprovado em literatura científica quanto ao seu efeito referente a água de arroz), albumina, globulina, prolamina e glutelina.

Máscara de Arroz para Clarear a Pele

Vitaminas como a tiamina (B1), niacina e riboflavina (B2), minerais como o ferro e zinco estão presentes em pequena quantidade no arroz integral e muito menor no arroz lavado. Embora muito pobre em lipídios, o ácido oleico e o linoleico podem ser também identificados.

Como digo nos artigos que costumo escrever, a pele é maravilhosa pela sua capacidade de nos proteger de inúmeros agentes externos e o maior desafio de qualquer tratamento externo (tópico) é a capacidade da substância atravessar essa pele.

Baseados na história do uso de tratamentos naturais e na composição, a água do arroz cru pode ser utilizada como um calmante da pele, as vitaminas do complexo B são importantes para a pele e também para os anexos (unhas e cabelos) e eles individualmente e em concentração adequada podem trazer benefícios. As vitaminas C e E não constam na maioria dos estudos científicos.

Máscara de Arroz Para Clarear a Pele

A receita caseira de água de arroz é muito simples: você só precisa deixar um copo de arroz de molho em água por 12 horas, coar o líquido e mantê-lo na geladeira por até dois dias.

Outra maneira de fazer a água de arroz é cozinhando os grãos: basta colocar o arroz e a água na pela, sem nenhum tipo de tempero, e deixar ferver por 10 minutos. Quando a água estiver com um tom branco bem leitoso, coe o arroz (que pode ser usado na alimentação) e guarde a água na geladeira.

Essa água pode ser utilizada como um tônico adstringente ou diretamente nas manchas, inclusive nas olheiras. Para isso, basta umedecer um cotonete ou um chumaço de algodão, passar no local da mancha e esperar o líquido secar.

É recomendável aplicar a água de arroz diariamente por pelo menos 30 dias para observar os resultados. Não se esqueça de utilizar o protetor solar antes de se expor ao sol, pois a radiação é um dos principais fatores para o surgimento e a acentuação das manchas.

Os resultados variam de pessoa para pessoa e serão mais visíveis nas manchas mais superficiais. Caso a mancha esteja localizada em uma camada mais profunda da pele, o tratamento com água de arroz não vai ter o efeito desejado.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.