Novo Exame de Sangue Detecta Câncer Antes do Início dos Sintomas!. Além disso, o Câncer é uma das principais causas de morte no mundo, com mais de 600.000 pessoas esperadas para sucumbir à doença em 2017, apenas nos Estados Unidos.

Mas novas e empolgantes descobertas indicam que a medicina poderá em breve superar a doença, já que os pesquisadores dizem que deram um grande passo em direção ao desenvolvimento de um teste que pode dizer às pessoas se elas têm Câncer muito antes dos primeiros sintomas aparecerem.

Exame de Sangue Detecta CâncerDe acordo com os resultados do estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, o exame de sangue detectou a maioria dos cânceres em pessoas com quatro dos maiores assassinos de Câncer: Câncer de mama, cólon, pulmão e ovário.

Como Funciona o Teste?

Embora o teste esteja longe de ser usado para rastrear o Câncer, o estudo indica que temos uma maneira de chegar lá, informou a equipe na revista Science Translational Medicine.

“Há muita empolgação com as biópsias líquidas, mas a maior parte delas foi em Câncer em estágio avançado ou em indivíduos em que você já sabe o que procurar”, disse o dr. Victor Velculescu, professor de oncologia e patologia da Johns Hopkins. Universidade Kimmel Câncer Center.

“O resultado surpreendente é que podemos encontrar uma alta fração de pacientes em estágio inicial com alterações no sangue”, disse Velculescu, que liderou a equipe do estudo.

Exame de Sangue Detecta Câncer Funciona?

Embora os resultados não tenham sido um bom resultado, o teste identificou corretamente o Câncer no sangue de mais da metade dos pacientes que haviam sido diagnosticados com Câncer no estágio 1.

Foi ainda mais preciso encontrar cânceres em estágio avançado, mas os pesquisadores são rápidos em apontar que o objetivo seria pegar o Câncer em seu estágio mais precoce e mais fácil de tratar.

Não houve falsos positivos em 44 pessoas que não tiveram Câncer, eles disseram.

Atualmente, várias biópsias líquidas já estão no mercado, usadas para ajudar a rastrear se os tratamentos contra o Câncer estão funcionando, mas ainda não há nada que possa detectar o Câncer em alguém que ainda não tenha sido diagnosticado.

Velculescu diz que é fácil encontrar mutações no tumor se você souber o que procurar. “O desafio era desenvolver um exame de sangue que pudesse prever a provável presença de Câncer sem conhecer as mutações genéticas presentes no tumor de uma pessoa”.

Para o estudo, Velculescu e sua equipe desenvolveram uma abordagem chamada sequenciamento de correção de erro direcionado (TEC-Seq para breve).

Exame de Sangue Revela Câncer:

“Nós usamos essa abordagem para examinar 58 genes relacionados ao Câncer“, escreveu a equipe em seu relatório. O método envolveu seqüenciamento profundo – seqüenciamento de DNA 30.000 vezes para procurar por mutações no DNA de células tumorais que flutuam no sangue.

Os pacientes com Câncer tinham mais DNA desse tipo no sangue, descobriu a equipe.

Eles identificaram 62% dos pacientes com Câncer em estágio I – quatro em oito pacientes com Câncer de cólon, e 90% dos pacientes com Câncer de cólon com doença nos estágios II, III ou IV.

Eles obtiveram resultados positivos em 45% dos pacientes com Câncer de pulmão com estágio I, 67% dos pacientes com Câncer de ovário com estágio I e 67% dos pacientes com Câncer de mama com estágio I da doença.

Embora esses resultados sejam promissores, eles não estão onde precisam estar ainda. O teste ainda perdeu uma grande porcentagem de cânceres e vai precisar de muita melhora, disse Velculescu.

Ele acrescenta que o teste também terá que ser tentado em grupos maiores de pacientes e pacientes com diferentes tipos de Câncer. O primeiro objetivo seria tentar em pessoas com alto risco de câncer, mas sem sintomas ainda – como fumantes, ou pessoas com mutações genéticas causadoras de Câncer, como mutações BRCA.

Capturar o Câncer em seus estágios iniciais pode salvar muitas vidas, disse ele. O Câncer é o assassino número 2 nos Estados Unidos.

“A diferença de sobrevivência entre o estágio tardio e a doença em estágio inicial desses cânceres representaria mais de um milhão de vidas a cada ano em todo o mundo”, disse Velculescu.

Até o momento, a Food and Drug Administration dos Estados Unidos tem sido muito cética em relação aos exames de sangue que afirmam diagnosticar a doença antes que as pessoas tenham sintomas.

Embora pareça que estamos muito longe dos exames de sangue que estão sendo usados ​​para detectar o Câncer desde o início no campo, este é certamente um avanço empolgante na medicina, com o potencial de salvar centenas de milhares de vidas.

Se você achou este artigo interessante, compartilhe com amigos e familiares clicando no botão abaixo!

Novo Exame de Sangue Detecta Câncer Antes do Início dos Sintomas!
4.7 (94.44%) 72 votes

Recomendados Para Você:

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.