Dicas de Saúde

O Benefício da Berinjela para Saúde

A berinjela é famosa por conter alto teor de fibras, principalmente a pectina, fibra solúvel responsável por forma um gel no estômago e aumentar a saciedade. “A pectina reduz a absorção de carboidratos, e isto evita o pico de insulina que leva a uma queda brusca da glicose no sangue, reduzindo assim a vontade de beliscar entre as refeições”. As fibras ainda reduzem a absorção de gorduras, diminuindo as calorias armazenadas: auxiliam na manutenção da microflora intestinal e agem como um laxante natural, garantindo que o intestino funcione regularmente, além de mandar embora aquela barriguinha estufada. Mas é fundamental aliar o consumo de berinjela a uma boa hidratação, para evitar casos de constipação intestinal (intestino preso).podere

Por conter saponina, o legume age como um detergente no organismo detonando os pneuzinhos. Na forma insatura, contém 90% de água, que garante sua propriedade diurética, eliminando o inchaço. Fonte de potássio, varre as toxinas do organismo pela urina, promovendo uma verdadeira limpeza, o que melhora a atividade metabólica, responsável pelo gesto calórico.

E seus benefícios se estendem até a casca! “A cor roxa denuncia a presença de resveratrol, um antioxidante também presente nas uvas e vinho, com grandes benefícios para coração e o corpo em geral”

Para quem não gosta do legume, a farinha de berinjela pode ser uma boa opção por ser versátil. “A dose ideal são duas a três colheres de sopa por dia.

Como consumir? “A berinjela quando estiver mole ou opaca, já perdeu uma parte dos seus nutrientes e está velha, não indicada para consumo”. Portanto, antes da compra, observe se ela possui a cor bem roxa e escura, sem manchas, pele fina e brilhante. Conserve-a inteira e com casca na geladeira por até quatro dias, para manter os nutrientes e não alterar o seu sabor. A melhor forma de consumir o legume e cozido por pouco tempo e com pouca água, para que não sejam perdidos muitos nutrientes, e, de preferência, com a casca, que possui fibras. Outra opção é comê-lo na salada. ferro

A berinjela é fonte de vitaminas A, B1, B2, B5, C, importante para a imunidade, além dos minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio que fortalecem os ossos, auxiliam na memória e desintoxicam o organismo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.