Scroll Top

Dicas de Saúde

O Benefício da Urtiga para Saúde

Planta da família das Urticáceas, a urtiga é muito comum em regiões que possuem climas temperados e é facilmente encontrada, apesar de crescer despercebida. Considerada uma erva daninha por muitos, a planta possui folhas com as bordas cerradas e em formato de coração, e suas flores são pequenas e claras. Popularmente conhecida como urtigão, urtiga-maior e ortiga, a planta já foi usada no passado pela indústria têxtil, mas essa aplicação foi abandonada no começo do século XX. Atualmente, suas aplicações comuns são como alimento, planta medicinal e fonte de clorofila.

Os dois tipos de urtiga

Existem dois tipos de urtigas: a branca e a comum. Elas não devem ser confundidas, pois a branca não tem características urticantes. As flores da primeira são muito diferentes da urtiga comum. Entretanto, vale apontar que as duas plantas têm algumas propriedades semelhantes, ambas são benéficas em casos de reumatismo e gota, por exemplo. Elas devem ser usadas externamente em casos de contusões e queimaduras.

Características nutricionais

A urtiga é muito rica em vitaminas, principalmente as do complexo B, C e K. Além de possuir minerais, como o magnésio e o ferro, oligoelementos, betacaroteno, aminoácidos, cálcio, sais, fosfato e proteínas.

Urtiga pode ser usada como um calmante para a pele

No século 19, as sementes de urtiga foram tomadas para aliviar o bócio e tratar os sintomas da tireoide. Hoje, o principal uso do chá de sementes de urtiga é para aliviar a coceira e inchaço em infecções da pele e rejuvenescer a pele seca. O chá é fabricado, arrefecido e aplicado topicamente como uma lavagem para a área afetada. Cuidado com as folhas, pois elas podem ter um efeito contrário quando mal preparadas.

Propriedades benéficas

  • Combate a queda de cabelo e fragilidade das unhas;
  • Previne anemia;
  • Estimula a secreção láctea;
  • Reduz o teor do ácido úrico;
  • Alivia artrose, crises de artrites e gota, também outras manifestações reumáticas;
  • Baixa o teor de glicose no sangue, estimulando a irrigação sanguínea em todas as partes do corpo;
  • Combate o entorpecimento dos membros;
  • Controla hemorragias;
  • Trata de problemas no sistema respiratório, como a asma e a bronquite;
  • É usada no tratamento de irritações na pele e corrimentos;
  • Etc.

Receitas caseiras para amenizar os sintomas de queimação que a urtiga provoca

– Sumo de limão: basta espalhar pela pele que foi atingida
– Azeite e cebola: misture os dois e aplique na área urticada
– Fermento em pó: os tipos usados para fazer bolos mesmo, podem ser aplicados sobre a pele

uso Interno

Você pode comprar a planta já processada e pronta para uso. Um deles é o uso interno, através de chás. Observe como deve ser feita a infusão:urtiga

  1. Adicione 1 colher de sopa para cada litro de água;
  2. Cozinhe por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, depois disso, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos;
  3. Coe e está pronto para consumo.

O ideal é consumir até 3 xícaras ao dia.

 Externo

Encontramos na internet  uma loção à base desta planta. Ela é indicada como loção capilar, ajudando no problema da calvície. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 3 punhados de urtiga fresca
  • Cerca de 200ml de água

Como fazer:

  1. Coloque as urtigas em um mixer
  2. Adicione às urtigas trituradas cerca de 200 ml de água
  3. Filtre a mistura

Posologia:

– Aplique e massageie o couro cabeludo. Não utilize em pontos de sutura!

Receita de Sopa de Urtiga

s

Uso excêntrico, mas tão eficaz quanto o chá, a sopa de urtiga pode fazer bastante sucesso já que lembra bastante um caldo verde e conserva as mesmas propriedades que o chá. A receita de sopa de urtiga é muito simples, você vai precisar de:

  • 2 maços de urtiga
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 1 Alho porró
  • 300g de batatas
  • 100g de carne de boa qualidade
  • Sal e pimenta
  • 1 caldo de legumes
  • 1 colher de margarina ou manteiga

Para fazer é simples, basta fritar o alho na margarina e assim que dourar acrescentar a carne cortada em cubos. Assim que a carne dourar, acrescentar 2 litros de água fervida ainda quente. Acrescentar o restante dos ingredientes e cozinhar por 15 minutos em fogo brando em panela de pressão.

Chá de urtiga alivia contra alergias

A folha de urtiga é rica em minerais. Dez gramas de urtiga contém 290 miligramas de cálcio e 86 miligramas de magnésio. Em comparação, 10 g de espinafre cru contém 10 miligramas de cálcio e oito miligramas de magnésio. O chá de urtiga é uma maneira conveniente de acessar esses minerais. Folha de urtiga também tem sido usada para o tratamento da febre dos fenos, e praticantes do consumo de ervas geralmente recomendam chá de urtiga para aliviar os sintomas de alergias.urtiga-urtiga

  Cuidados 

Os cuidados para o uso da urtiga in natura devem ser redobrados, aconselha-se a usar luvas para a sua limpeza além de água corrente e uma higienização com cloro. Usa-se uma colher de cloro a cada litro d´água e após a sua limpeza deixar mergulhada aproximadamente por 10 minutos antes de preparar para consumo. Esse cuidado evita contaminação por qualquer bactéria existente na planta medicinal. Caso haja queimaduras com a parte irritante da urtiga, limão com bicarbonato de sódio pode ajudar bastante a reduzir o incômodo. As folhas mais velhas de urtiga proporcionam uma maior irritação do que as mais jovens, portanto, as folhas mais verdes deverão ser tratadas com maior cautela. A recomendação de consumo se baseia na sua utilidade tradicional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.