tratamento

O Benefício do Couve para Coração Cárdico

Ela também é conhecida por afastar problemas cardíacos, sabia?

Para que a saúde do coração e do aparelho circulatório esteja sempre em ordem, manter uma alimentação balanceada e saudável é imprescindível. Afinal, um dos principais fatores que desencadeia problemas nessa região do corpo é o consumo de alimentos ricos em gorduras, as quais se acumulam na corrente sanguínea e podem resultar em doenças graves, como infarto,AVC(acidente vascular cerebral), pressão alta e colesterol elevado.

Alerta de perigo!

Você já deve ter ouvido alguma coisa em relação ao colesterol e ao perigo que ele oferece á saúde cardiovascular(caso esteja em níveis elevados). Mas você sabe o que ele é? “Todos os alimentos com gorduras animal contém colesterol, ao passo que os ingredientes que não possuem esse tipo de gordura são isentos dele ou possuem-no em quantidades inexpressivas. Suas principais fontes na dieta incluem os ovos e as carnes de vaca e de frango”, contudo, engana-se quem pensa que essa substância é sempre uma vilã da saúde, uma vez que ela desempenha um papel muito importante no organismo, que é o de servir de reserva energética para as células, além de atuar na cicatrização de feridas.cardico

A questão é que existe, ao mesmo tempo, o bom e o mau colesterol. O bom é o colesterol HDL,sigla em inglês para high density lipoproteína, ou lipoproteína de alta densidade. Isso significa que ele não se desfaz na corrente sanguínea antes de chegar ás células, diferentemente do que ocorre com o colesterol LDL, ou low density lipoproteína , que se desmancha no sangue e se deposita na parede das artérias, sendo, por isso, chamado de colesterol ruim. O grande segredo para a boa saúde é manter as taxas de colesterol sob controle, o que pode ser feito por meio da própria alimentação. A couve contém substância que se ligam a ácido biliares para diminuir lipoproteína de baixa densidade(LDL) e aumentar  níveis de lipoproteína de alta densidade(HDL) no corpo. Isso reduz o risco de doenças cardíaca ao longo do tempo.

“Beba suco de couve com 1 colher(chá) de linhaça em pó ou de chia algumas vezes por semana para melhorar a saúde cardiovascular”

Ajuda da hortaliça!

Rica em ácido fólico, magnésio e vitamina C, a couve se destaca quando o assunto é a defesa do coração. Ela é capaz de prevenir o surgimento de doenças cardíacas e até mesmo amenizar os sintomas de algumas enfermidades. “Por ser antioxidante, o consumo da couve reduz o risco de câncer e de problemas cardiovasculares, além de contribuir para á saúde da pele, combatendo o envelhecimento precoce”. Uma vantagem adicional é a presença de um bom número de fibras em sua composição. Enquanto transitam pelo, intestino, elas absorvem a gordura advinda da alimentação, impedindo-a de alcançar a corrente sanguínea evitando infartos, colesterol alto e outros problemas. A hortaliça tem propriedades nutricionais que podem auxiliar contra doenças cardíacas, pois contam com antioxidantes que ajudam o corpo a combater os radicais livres, substâncias que causam danos ás células e ao material genético. Além disso, o magnésio e o potássio ajudam a manter o nível de pressão arterial normal.

Alimentação: Quanto mais saudável, melhor!

Não é apenas a couve que apresenta propriedades que protegem o coração. Também existe demais alimentos fundamentais para a saúde desse órgão, tais como:

Banana: fora as fibras, apresenta o mineral potássio, importante para as funções musculares, inclusive do coração.

Castanha: Castanha-do-pará, avelã, nozes e macadâmia são repletas de ômega-3, gordura que se enquadra no grupo das benéficas.prob

Frutas vermelhas: Amora, morango e framboesa tem essa coloração graças a uma substância chamada licopeno, que também é antioxidante.

Leite de soja: Possui isoflavonas, fitoestrógenos que regulam os índices de colesterol.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde(OMS), no Brasil, a cada dois minutos, uma pessoa morre por distúrbios ligados ao coração ou por sintomas decorrentes do seu mau funcionamento. Como se não bastasse, esse número pode aumentar para 1,5 vítima por minuto até o ano de 2050.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.