Os Benefícios do Óleo de Hortelã são muitos e importantes para o nosso organismo. E o Óleo de Hortelã tem um agradável aroma mentolado e características refrescantes como a hortelã-pimenta, e é frequentemente substituído por aromaterapia, pois a hortelã-pimenta pode ser forte demais para algumas pessoas, e pode até provocar irritação da pele ou outros efeitos colaterais indesejados na pele sensível.

A hortelã, oficialmente conhecida como Mentha spicata, é uma alternativa mais segura e suave, com muito menos mentol do que a hortelã-pimenta, e pode ser usada para uma ampla gama de propósitos medicinais, do tratamento à fadiga e dores de cabeça à saúde bucal.

óleo de hortelã benefícios

Embora não tenha sido pesquisado de forma tão extensiva, seu uso remonta milhares de anos à Grécia antiga e originou-se na região do Mediterrâneo. Esta erva perene foi usada frequentemente, de acordo com registros históricos, para curar feridas na boca, tratar doenças sexualmente transmissíveis e branquear os dentes.

Hoje, ele é encontrado em toda a América do Norte, onde foi usado por alguns dos primeiros imigrantes no século XVI. Durante esses tempos difíceis, os pioneiros utilizaram-no para ajudar a prevenir e tratar o escorbuto devido ao seu alto teor de vitamina C.

Uma das razões pelas quais o Óleo de Hortelã é tão benéfico é que ele contém poderosas propriedades antimicrobianas que foram demonstradas em estudos, incluindo um estudo de 2010 publicado no Journal of Essential Oil Research.

Estes compostos são derivados de constituintes químicos conhecidos como carvona e cis-carveol, que se verificou serem eficazes contra múltiplas estirpes bacterianas, incluindo E.coli e Staphylococcus aureus, bem como vários patogénios fúngicos.

2011 pesquisa publicada no Journal of Microbiology Research enfocou os efeitos do óleo sobre Candida albicans, Aspergillus niger e Bacillus subtilis, e descobriu que era mais eficaz contra E.coli, embora também demonstrasse benefícios como conservante e anti-séptico.

óleo de hortelã como usar

Além de oferecer propriedades antibacterianas, antissépticas e antimicrobianas, o Óleo de Hortelã é considerado um descongestionante, antiespasmódico e desinfetante, com uma ampla variedade de usos, incluindo os seguintes.

Evita Problemas Digestivos

A hortelã tem sido usada para aliviar os problemas digestivos durante séculos. Hoje, é um dos usos mais populares do Óleo de Hortelã, graças às suas propriedades calmantes e antiespasmódicas que são conhecidas por ajudar a tratar o inchaço, cólicas estomacais, gases e indigestão. Pesquisa, incluindo um estudo brasileiro de 2012, confirmou que é eficaz para aliviar cólicas e espasmos devido ao seu conteúdo de carvona.

Se você está se sentindo nauseado, seja de uma doença, algo que você comeu, gravidez ou outra coisa, o Óleo de Hortelã é um dos melhores remédios naturais. Uma série de estudos tem se concentrado nos benefícios anti-náusea do óleo, com resultados promissores – e aqueles que o usam para esse propósito, juram por ele.

Um estudo de 2013 descobriu que quando duas gotas de Óleo de Hortelã eram misturadas com uma quantidade igual de Óleo de Hortelã-Pimenta e administradas oralmente em uma cápsula, os pacientes submetidos ao tratamento de quimioterapia tiveram uma redução dramática tanto na náusea quanto no vômito.

Outra pesquisa realizada no mesmo ano pela Carolinas Medical Center University, em Charlotte, Carolina do Norte, descobriu que a inalação poderia ser tão eficaz quanto uma cápsula. Seus resultados mostraram que reduziu significativamente náuseas e vômitos em pacientes após a cirurgia.

óleo de hortelã

Trata Problemas Respiratórios

O Óleo de Hortelã também pode tratar problemas respiratórios comuns, incluindo resfriados, congestão nasal, asma e gripe, graças aos seus numerosos constituintes químicos, como o mentol, que são bem conhecidos por tratar seus sintomas. Quando o óleo é inalado, pode eliminar o congestionamento tanto no sistema respiratório como nos seios da face.

Além disso, como oferece propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias, é praticamente garantido para ajudar a tornar a respiração mais fácil. Uma das melhores maneiras de usá-lo para esse fim é adicionar algumas gotas a um banho.

Alivia a Dor

Também semelhante à hortelã-pimenta, a hortelã é conhecida por ajudar a aliviar a dor. É particularmente benéfico para dores musculares e dores associadas ao ciclo menstrual. Graças à sua capacidade de diminuir a inflamação, também alivia a dor associada a problemas inflamatórios.

De fato, uma pesquisa realizada em Hangzhou, na Faculdade de Medicina da China na Universidade de Zhejiang, em 2008, mostrou que o Óleo de Hortelã conseguiu melhorar a inflamação em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

De acordo com WebMD, o Óleo de Hortelã pode ser aplicado diretamente na pele quando misturado com um óleo transportador para aliviar o inchaço dentro da boca, dor no nervo, sintomas de artrite, dor muscular e condições de pele como urticária e prurido.

óleo de hortelã caseiro

Para dores musculares, sugere-se combinar 20 gotas de Óleo de Hortelã para cerca de meia xícara de água em um frasco de spray e pulverizá-lo diretamente sobre as áreas afetadas. Não esfregue, simplesmente deixe secar.

Para outros tipos uma dor, misture um óleo de massagem com 50 gotas de Óleo de Hortelã e 3 onças de um óleo transportador como óleo de amêndoa, óleo de coco ou óleo de grainhas de uva. Você também pode adicionar algumas gotas para um banho e mergulhe nele por 20 minutos ou mais para alívio.

Melhora a Saúde Bucal

Há uma razão pela qual a hortelã, junto com a hortelã-pimenta, é freqüentemente encontrada em produtos projetados para apoiar a saúde bucal, como bochechos e cremes dentais.

Não só proporciona um sabor e aroma refrescante aos produtos hortícolas, como também torna os produtos mais eficazes devido às suas excelentes propriedades anti-sépticas e antibacterianas. Ajuda a eliminar os germes, bem como encorajar as feridas a curar mais rapidamente, ao mesmo tempo que suaviza os tecidos moles, como as gengivas.

Você pode adicionar algumas gotas ao seu creme dental DIY natural, ou qualquer pasta de dente, para proteger contra bactérias, combater infecções e manter seu hálito com cheiro de menta fresca.

óleo de hortelã-pimenta

Se você não tentou fazer sua própria pasta de dentes natural, talvez queira usar essa receita que inclui Óleo de Hortelã – é fácil, acessível e eficaz. Para montar um lote, você só precisa de um pouco de bicarbonato de sódio, óleo de coco e, claro, Óleo de Hortelã. Combine 3 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de óleo de coco – você quer que ele seja bom e cremoso.

Em seguida, adicione 5 gotas de Óleo de Hortelã. Use o seu melhor julgamento, você pode querer usar menos ou mais de qualquer um dos ingredientes, dependendo da sua preferência pessoal.

Depois de misturar a pasta, basta aplicá-la na escova de dentes, como faria com qualquer outra pasta de dente. É ótimo para clarear naturalmente os dentes, bem como combater as bactérias.

Promove o Bem Estar Emocional

O cheiro de hortelã pode ajudar a revitalizá-lo quando estiver cansado, estressado ou nervoso. Também foi dito que promove sentimentos de coragem e confiança, o que significa que quando você está se sentindo para baixo ou ansioso, inalar um pouco de Óleo de Hortelã pode fazer você se sentir melhor, e até aumentar seu humor. A hortelã pode aliviar a tensão no pescoço, que pode resultar também de fadiga e estresse.

Óleo de Hortelã também é conhecido por ser um remédio natural eficaz para problemas como ansiedade e depressão leve. Segundo a Organização Mundial da saúde, a depressão é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, e os sintomas, que podem incluir fadiga extrema, baixa autoestima, insônia, desesperança, mudanças no apetite e sentimentos de letargia, muitas vezes podem ser debilitantes.

óleo de hortelã para a pele

Psicoterapia e antidepressivos são a modalidade de tratamento usual para a depressão, mas eles geralmente vêm com uma série de efeitos colaterais problemáticos, como náuseas, insônia, constipação, pesadelos, ansiedade, sonolência, inquietação, ganho de peso e muitos outros.

Pessoas que sofrem de formas leves de depressão podem se beneficiar do Óleo de Hortelã por causa de suas propriedades revigorantes e edificantes. E, ao contrário dos médicos farmacêuticos,

Para depressão leve, tente tomar banhos regulares com algumas gotas de Óleo de Hortelã adicionado. Para aliviar o estresse e melhorar os níveis de concentração, tente difundi- lo em sua casa, escritório ou ambos.

Melhora a Saúde do Cabelo e Couro Cabeludo

O Óleo de Hortelã pode ser especialmente eficaz para melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo. Graças à sua natureza antifúngica e antibacteriana, pode tratar as condições do couro cabeludo, como a caspa e até os piolhos. Seu conteúdo refrescante de mentol também o torna um excelente remédio para a coceira e a secura.

O óleo combate o fungo que causa a caspa sem ressecar o couro cabeludo e elimina problemas que levam o couro cabeludo a flocar. Muitas pessoas sofrem de coceira no couro cabeludo, mesmo que não tenham caspa e, como muitas vezes são causadas por fungos ou bactérias, podem aliviar isso também.

óleo de hortelã cabelo

Para usar o Óleo de Hortelã para tratar qualquer condição, basta adicioná-lo ao seu xampu normal. Use cerca de 10 gotas por oito onças de xampu e apenas lave o cabelo como faria normalmente, mas em vez de enxaguar imediatamente, deixe-o sentar no couro cabeludo por alguns minutos para que ele possa absorver os benefícios do óleo.

Outra opção é aplicá-lo como um tratamento durante a noite. Encha uma pequena garrafa vazia cerca de três quartos com jojoba ou óleo de amêndoa doce e adicione 15 gotas de Óleo de Hortelã.

Massageie a solução no couro cabeludo por alguns minutos para garantir que esteja totalmente saturada. Coloque o cabelo em uma touca de banho, ou algum outro tipo de cobertura para que o óleo não suba em sua roupa de cama, e mantenha-o até de manhã. Em seguida, basta lavar e condicionar seu cabelo normalmente.

Trata Problemas de Pele e Unhas

Devido às suas propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas, o óleo também é eficaz para tratar todos os tipos de problemas de pele, incluindo psoríase e acne. Enquanto o óleo da árvore do chá é indiscutivelmente o óleo mais comum para o tratamento da acne, o Óleo de Hortelã é ótimo para aqueles que não podem tolerá-lo, pois tende a ser mais suave.

Você pode usá-lo como um tratamento especial para diminuir tanto a vermelhidão quanto o inchaço – use uma quantidade muito pequena combinada com uma solução de partes iguais de óleo de jojoba, vitamina E e 3 gotas de Óleo de Hortelã em áreas problemáticas. É muito menos seco do que o óleo da árvore do chá quando você precisa tratar uma área maior do seu rosto propenso a fugas.

oleo de hortela bula

Sua maquiagem poderosa faz com que a hortelã seja ótima para lidar com os problemas das unhas também. Você pode usá-lo com força total para tratar unha fungo ou para manter as unhas saudáveis e fortes, combinar algumas gotas de Óleo de Hortelã com 2 onças de óleo de mamona, que também oferece propriedades antifúngicas. Mergulhe cada unha na solução e deixe absorver por vários minutos antes de passar para a próxima.

O Óleo de Hortelã irá oferecer um bom efeito de resfriamento, além de ajudar a selar a umidade. Se você se cansar, seque os pés, dilua um pouco de sal Epsom em água morna e adicione algumas gotas de Óleo de Hortelã para o melhor tratamento para os pés do spa.

Reduz a Fome

Quer melhorar o seu corpo e sua mente ao mesmo tempo? Que tal inalar o Óleo de Hortelã. Ele também pode ajudar a reduzir a fome entre as refeições e até mesmo ajudá-lo a se sentir mais satisfeito quando você se senta para comer.

Difundi-lo na casa, e quando você está fora, você pode simplesmente aplicar um par de gotas misturadas com um óleo transportador para o seu peito ou têmporas.

Tratamento de Herpes

Estudos mostraram que os óleos essenciais de várias plantas medicinais aromáticas são altamente ativos contra algumas infecções virais, incluindo o herpes labial causado pelo vírus herpes simplex tipo 1.

Óleos como o óleo de melaleuca, Óleo de Hortelã-pimenta e Óleo de Hortelã demonstraram in vitro uma atividade anti-herpética significativa. Eles também são altamente ativos contra cepas do vírus herpes simplex resistentes ao aciclovir.

Adicionar uma gota de Óleo de Hortelã, ou uma combinação de hortelã e Óleo de Hortelã-Pimenta com uma transportadora de petróleo, para a área afetada três a quatro vezes por dia para aliviar a dor, bem como reduzir a gravidade e duração de um surto.

Os 9 Benefícios do Óleo de Hortelã
4.7 (94.97%) 163 votes

Recomendados Para Você:

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.