dicas Dicas de Saúde saúde

Os 11 Benefícios da Chia Para Saúde

Os Benefícios da Chia Para Saúde são diversos, pois a Chia possui vários benefícios para manter a saúde em dia. Entre tanto, a Chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia, tanto que é conhecida com “salvia hispânica”. Originária do México, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos.A importância do consumo da semente de Chia tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes.

Mas a fama notória da Chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

Valor Nutricional da Chia:

A Chia contém uma grande quantidade de fibras, duas colheres de Chia contêm 8,6 g delas. Como temos que consumir 25 gramas dessas substâncias ao dia, isso quer dizer que uma porção tem 34% das fibras de que precisamos diariamente! Veja qual porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes ela também carrega:

  • 32% de magnésio
  • 16% de zinco
  • 15% de cálcio
  • 13% do ferro
  • 13% de vitamina B3 (niacina)
  • 12% de vitamina B1 (tiamina)
  • 3% de vitamina B2 (riboflavina).

Benefícios da Chia Para Saúde:

Apesar de seu pequeno tamanho, as sementes de Chia são repletas de propriedades nutricionais importantes. Elas são uma excelente fonte de ômega 3 que ajuda a aumentar HDL, o colesterol bom que ajuda a proteger contra ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Então, confira Os 11 Benefícios da Chia Para Saúde:

Beneficio da Chia Por ser Rica em Antioxidantes:

Sementes de Chia são ricas em antioxidantes que ajudam a proteger as gorduras delicadas nas sementes e sua ingestão traz vários benefícios para a nossa saúde. Os antioxidantes ajudam a combater os danos dos radicais livres no corpo e mantém as gorduras saudáveis nas sementes.

Os antioxidantes dos alimentos podem ter efeitos positivos sobre a saúde porque combatem a produção de radicais livres, o que pode danificar as moléculas nas células e contribuir para o envelhecimento e doenças como o câncer.

Beneficio da Chia Para Perder Peso:

Um dos motivos que fazem da Chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. As fibras de Chia têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. É só fazer o teste, deixando uma porção de molho num copo para perceber a semente inchando em pouco tempo. Quando é ingerida, a reação é semelhante.

Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.Beneficio da Chia na Prevenção de Doenças Cardiovasculares:

O consumo regular de Chia é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades de ômega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue.

Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

Beneficio da Chia Para Regular o Colesterol:

De toda gordura que compõe a Chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea. Além disso, as fibras da semente também têm efeito benéfico na diminuição da concentração dos lipídios no sangue, que é o caso do colesterol.

Beneficio da Chia Por ter Efeito Desintoxicante:

Os antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

Beneficio da Chia Por Conter Boas Fonte de Cálcio:

Por ter bastante cálcio, a Chia é uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio, e vale consumi-los também.

Beneficio da Chia por Atua Como Anti-inflamatório:

Outra fonte rica desta semente é o ácido graxo, propriedade responsável por diversos processos de metabolismo, inclusive o de recuperação do corpo com certas lesões. O consumo constante destas sementes auxilia principalmente nos cuidados de inflamação internas e previne algumas doenças relacionadas a esses estados, como a artrite.

Beneficio da Chia Para Saúde Coração:

Alimentos que possuam propriedades antioxidantes e ácidos graxos são um dos protetores naturais das funções cardíacas, seja no impedimento da formação de coágulos e na redução do colesterol, seja na melhora do fluxo sanguíneo. E a semente de Chia é rica em antioxidantes, superando outro grão vital para os cuidados diários, o Mirtilo.

Beneficio da Chia Por Ajudar a Equilibra o Sono:

A semente de Chia é também grandes aliados na luta contra a insônia. Isso se deve a ação do triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de melatonina, hormônio que induz o sono.

Porém, o consumo de Chia deve ser regrado caso a utilize com esse objetivo: o excesso, combinado a outras práticas, pode acabar realizando efeitos completamente opostos, o que acaba por não auxiliar da mesma forma.

Beneficio da Chia Para Controlar o Açúcar no Sangue:

A semente de Chia são outra fonte inestimável para pessoas que precisam regular os níveis de glicose no sangue. Embora tenha uma ação diferente do óleo de cártamo, por exemplo, que deixa o corpo mais sensível a insulina, a semente busca agir diretamente neste aspecto do corpo, potencializando os efeitos da insulina sem se relacionar diretamente ao fígado. Desta forma, os níveis de açúcar são facilmente controlados.

Beneficio da Chia Para Saúde dos Ossos:

Recomendada para qualquer pessoa que tenha problemas ósseos, ou que deseja preveni-los, a semente é fonte não apenas de cálcio, vital para um desenvolvimento sadio de toda a estrutura do corpo, como de boro, que facilita a absorção do próprio cálcio no organismo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.