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Os 11 Benefícios da Massagem para Relaxa

A massagem é uma troca de energias em que através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental. Seus benefícios podem ser observados ainda durante a massagem, mas quando a pessoa cria o hábito de receber uma massagem pelo menos 1 vez por semana, é possível evidenciar todos os benefícios que este tipo de tratamento traz para a saúde.

Para que serve? A massagem facial é uma técnica manual e ela pode ser feita com produtos de beleza, cremes, aparelhos e até pedras. O movimento é circular do modo que ativa os pontos da musculatura que consequentemente relaxa a pele. Esta técnica serve especificadamente para promover um relaxamento para os músculos do rosto que, assim como o do corpo, ficam ainda mais expostos a sujeiras, exposição do sol. Assim, a prática rejuvenesce a pele e ainda elimina dores como a dor de cabeça. A prática constante da massagem facial traz inúmeros benefícios para a saúde e beleza de quem a faz. É possível notar na primeira sessão alguns resultados expressivos. Muitas pessoas gostam de receber massagem no corpo, mas se esquecem do rosto e de como este ajuda receber um tratamento manual que estimule os pontos da musculatura.massagem-relaxante

propriedade da massagem

  • Os benefícios da massagem, além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar, incluem:
  • Controle do estresse;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Alívio da tensão e dores musculares;
  • Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;
  • Diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos;
  • Alívio das dores de cabeça;
  • Diminuição do cansaço;
  • Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal;
  • Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos;
  • Diminuição das insônias.
  • Rejuvenesce a pele;
  • Ajuda a suavizar o aspecto de cansaço;
  • Alivia o estresse;
  • Alivia dores de cabeça;
  • Aumenta o poder de concentração;
  • Ajuda a limpar os gânglios linfáticos acima da pele;
  • Elimina inchaço dos olhos;
  • Remove as células mortas;
  • Deixe a pele mais bonita e saudável;
  • Ameniza as olheiras.

Muitas clínicas, centros de estéticas e spas oferecem esse tipo de tratamento mas o conhecimento da técnica pelo profissional que irá aplicar a massagem é essencial para a obtenção dos resultados, equilibrando a energia e vitalidade do corpo, e por isso deve-se procurar realizar a massagem num local apropriado com um bom terapeuta.

Benefícios das massagens: É anti-estresse, alivia o estresse emocional, contraturas e relaxa os músculos, já que aumenta a circulação do sangue, eliminando os resíduos acumulados na corrente sanguínea. A nível do aparelho circulatório, reduz o ritmo cardíaco e diminui a pressão sanguínea. A pessoa experimenta uma sensação de calma e tranquilidade. Diminui as dores. Ao melhorar a circulação de sangue e nutrientes, faz com que o oxigênio chegue com mais rapidez nas áreas necessitadas. Reduz a inflamação e melhora a cicatrização dos machucados. O contato da mão do especialista com nosso corpo causa conforto e regula e alivia a tensão psico-física. Proporciona maior elasticidade à pele, esta torna-se macia e suave. Em nosso sistema digestivo, aumenta as secreções gástricas, melhorando problemas estomacais e intestinais. Fortalece o sistema imunológico e, ao fazer com que o sangue circule mais livre em nosso organismo, desintoxica-o, e graças a isso pode ser muito eficaz para prevenir várias doenças.

Quais áreas do corpo requerem mais massagens: Na realidade, todo o corpo é beneficiado por uma boa massagem. Por isso, recordamos que seja realizada com uma pessoa capacitada, para evitar dores e incômodos posteriores por causa da má utilização da técnica. Outro ponto que deve ser considerado é que o terapeuta deve ir aumentando a pressão ou força da massagem a medida que o paciente o permitir. Nunca deve-se realizar massagens bruscas e com muita força. Um músculo contraído necessita de tempo para afrouxar ou relaxar, uma pressão desmedida pode causar mais dor e inflamação. Os lugares que geralmente requerem massagem são as regiões do pescoço, costas e cintura. O Estresse e os nervos repercutem, geralmente, no pescoço e costas, enquanto isso a cintura é mais afetada pelos maus movimentos ou por carregar pesos inadequados.

Quando devemos evitar a massagem: Estados febris, traumatismos recentes, ruptura de músculos, feridas sem cicatrizar, doenças infecciosas, veias varicosas avançadas, doenças infecciosas da pele, dentre outras. Sempre comente com o terapeuta caso você sofra de alguma doença, para saber se essa doença permite que receba uma massagem.

Como iniciar uma boa sessão de massagem: A princípio, o lugar deve estar tranquilo e ambientado para a situação. A pessoa que solicita uma massagem necessita de muita tranquilidade. Seria bom falar com o terapeuta sobre nossos gostos, se nos agrada uma música suave, algum aroma em especial, a luz sobretudo deve ser tênue e o ambiente climatizado. A aplicação de calor prévio à sessão ajuda a aumentar a circulação de sangue nos músculos intensificando os efeitos da massagem. Pode ser realizado através de uma lâmpada infravermelha, que seria o meio utilizado por um Fisioterapeuta, aplicando este calor por um período de 10 a 15 minutos. O calor produzido deve ser agradável todo o tempo que durar a aplicação. Todas as pessoas são diferentes, algumas podem tolerar mais calor que as outras, os de pele branca são menos resistentes e mais propensos a queimaduras. Atenção a estas recomendações para evitar momentos desagradáveis. Inicie a sessão de maneira suave e lenta para desfrutar plenamente dos benefícios que nos oferecem as massagens.

principais benefícios da massagem para a saúde:

Ajuda a eliminar toxinas e melhora o sistema imunológico: A massagem ou massoterapia estimula o sistema linfático do corpo. O sistema linfático é um sistema paralelo e de suporte ao sistema circulatório, encarregado de conduzir as toxinas do sangue aos gânglios linfáticos e de lá para serem excretados pelos rins. Assim, estimulando esse sistema ajudamos o imunológico, que não fica tão sobrecarregado no controle dessas toxinas.

Elimina excesso de líquidos e reduz os inchaços: Ainda falando sobre o sistema linfático, o meio onde as toxinas são transportadas chama-se linfa. Esse líquido transparente que aparece em nossa pele em machucados superficiais é composto especialmente de plasma sanguíneo, ou seja, 95% de água. Quando temos um edema (inchaço), um acúmulo desse líquido esta ocorrendo em uma determinada região, causando desconforto. Por isso, após uma drenagem linfática normalmente saímos com vontade de fazer xixi. A drenagem, estimulada pelas mãos da massagista, ajuda a eliminar excessos de líquidos do corpo, contendo inchaços e os desconfortos.

Relaxa os músculos e alivia o estresse: Em função da nossa corrida rotina diária, sobrecarregamos o organismo com hormônios de estresse (cortisol e adrenalina) que, por uma reação em cadeia, tensionam a musculatura do corpo como se tivéssemos que fugir ou lutar. A massagem trabalha o profundo relaxamento dos músculos, que informam ao cérebro sobre esse relaxamento cortando a reação em cadeia do estresse, relaxando todos os outros sistemas e o corpo como um todo. E quem não gosta de uma boa massagem nas costas depois de um duro dia de trabalho, cuidado dos filhos, da casa…?

Equilibra o sistema nervoso central trazendo calma e tranquilidade: O toque das mãos sobre a pele estimula os hormônios ligados as sensações de prazer e recompensa. Desta forma, os benefícios da massagem ao sistema nervoso são os mesmos de uma experiência tão boa e acolhedora como um abraço de amigo. Que delícia, não?
É um momento de introspecção que pode ser comparado à meditação: E se a tranquilidade vem do toque das mãos, imaginem o que uma hora de introspecção e silêncio podem fazer à mente! Apenas o fato de estarmos de olhos fechados, vivendo a experiência e nos entregando ao momento presente já nos diz que uma complexa interação corpo e mente tem potencial para acontecer. Procure durante a sessão de massagem ficar quieta, não passar o tempo conversando com a terapeuta. Esse momento de silêncio é preciso para que você descanse a mente de tanta informação, dando espaço ao discernimento, a sabedoria e a paz.

Melhora a circulação sanguínea: Devido ao estilo de vida cosmopolita, a maioria de nós não utiliza corretamente os músculos dos pés. Apenas 10 minutos diários de massagem nos pés já são capazes de ajudar no transporte de oxigênio para as células do corpo, essencial para a saúde em geral.

Alivia dores: Dedique um pouco do tempo do seu dia para cuidar daquelas dores chatas: de cabeça, enxaquecas, nas costas e no pescoço.

 Combate a depressão: Pouca gente sabe, mas existem pontos nos pés úteis para aliviar os sintomas de depressão. O centro do dedão, o centro da bola do pé ou a bola do pé localizada sob o dedão estão entre eles. Esses pontinhos estão diretamente associados à estabilidade emocional e saúde mental. Por isso é bom aplicar pressão nesses lugares por alguns minutos duas ou três vezes ao dia.

Diminui os sintomas da e menopausa: Para melhorar a TPM e os sintomas da menopausa, massageie os pontos de acupressão com qualquer óleo de massagem quente e aplique uma pressão constante e firme. Faça isso por alguns minutos e em seguida, massageie o pé inteiro, bem como as pernas.

Quem pode fazer a massagem facial? O ideal é procurar profissionais capacitados para fazer. E você pode encontrar em centros estéticos. Qualquer pessoa pode receber uma massagem fácil. E ela também pode ser feita por você mesma. Conheça algumas dicas para aplicar a massagem facial rejuvenescedora:

1º Passo: Coloque as mãos nas testas e massageia suavemente. Estes movimentos circulares ajudam a evitar rugas;

2º Passo: Faça um biquinho com a boca por cerca de cinco segundos.

3º Passo: Deslize os dedos do meio da sobrancelha fazendo um T na testa, isso evita rugas e linhas de expressões;

4º Passo: De alguns beliscões nos lábios;

5º Passo: Se olhe no espelho e sorria.

Para quem é indicada? Esta técnica pode ser feita em qualquer pessoa. Seu tratamento ainda ajuda a combater acnes, problemas de oleosidade ou ressecamento. A prática se origina da massoterapia e já é praticada há muito tempo. Mas vale ressaltar que além de ajudar como ótimo tratamento de beleza, aliviar dores, ela não vai combater pontos que mais cedo ou mais tarde surgem na pele, como o envelhecimento. Por isso, além de receber massagem facial, uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e a busca por um caminho mais espiritual podem trazer tantos benefícios positivos em sua vida.massagem-massagem

Quando a massagem relaxante é contraindicada?

  • Trombose Venosa Profunda (TVP);
  • Alterações cardíacas e vasculares;
  • Fraturas ósseas;
  • Febre;
  • Infecções;
  • Embolias;
  • Casos de gripe ou infecção forte;
  • Doenças contagiosas;
  • Pessoas sob efeitos de bebidas alcoólicas ou drogas;
  • Pessoas em jejum ou que acabaram de fazer uma refeição.

 

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