dicas Dicas de Saúde Frutas saúde

Os 11 Benefícios do Caju Para Saúde

Os 11 Benefícios do Caju Para Saúde são variados, pois o Caju possui uma imensa quantidade de nutrientes essenciais para saúde do corpo. Além disso, originário da árvore denominada como cajueiro, o Caju, em verdade, se trata de um pseudofruto, ou seja, um falso fruto, já que o que a árvore produz na verdade é a castanha. Dessa forma, podemos dizer que o fruto de Caju se constitui de duas partes: a castanha – que se trata do fruto em si – e o pedúnculo floral, que é a parte macia e que chamamos de Caju.A planta é de origem brasileira e apresenta uma adaptação muito boa para solos arenosos, tendo sido levada para a Ásia e para a África pelos colonizadores europeus que por aqui chegaram, devido a versatilidade e sabor exótico do fruto do Caju. A planta atende pelo nome científico de Anacardium occidentale.

Valor Nutricional do Caju: Rico em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, como vitaminas C e do complexo B, além de minerais importantes para a manutenção da saúde, como cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco, potássio, sódio e fósforo.

O Caju pode não só ajudar a prevenir diversos males que acometem o organismo, protegendo o corpo de problemas mais simples, como gripes ou resfriados, como também de problemas mais graves, como é o caso do câncer, além de tratar algumas enfermidades.

Principais Benefícios do Caju Para Saúde:

  • Combate doenças cardiovasculares;
  • Promove a saúde dos músculos;
  • Previne diabetes;
  • Promove a saúde dos ossos;
  • Previne a anemia;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Então, Confira Os 11 Benefícios do Caju Para Saúde:

Benefícios do Caju Por Atuar na Proteção do Coração: O teor de gordura do Caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração. Segundo estudos, ela ajuda e reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentado a incidência de doenças cardíacas. As castanhas de Caju também são ricas em antioxidantes, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

Benefícios do Caju Por Prevenir e Combater o Câncer: O Caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras: “Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanol e o ácido anacárdico”, destaca Liliam.

De acordo com pesquisas, esses compostos que inibem a proliferação de tumores atuam diminuindo o “estresse oxidativo” e com isso evitando e combatendo vários tipos de câncer, como o de mama, cólon e próstata.

Benefícios do Caju Por Deixar Pele e Cabelo Mais Jovens e Bonitos: O Caju é rico no mineral cobre, que faz parte de muitas enzimas como a tirosinase, que converte a tirosina em melanina, o pigmento que dá ao cabelo e à pele a sua cor. Sem o cobre, essas enzimas não conseguiriam fazer seu trabalho e a pele e cabelo perderiam o viço.

Os antioxidantes contidos no Caju ajudam proteger as células do envelhecimento provocado pelos radicais livres, mantendo a aparência como um todo jovem por mais tempo.

Benefícios do Caju Para Aumentar Por Dá Mais Disposição: Para atletas de exercícios de resistência, o Caju é um alimento indispensável. Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e assim melhorando a capacidade física. O BCAA aumenta o glicogênio hepático e muscular, o que culmina numa maior utilização da gordura como fonte energética durante o exercício.Benefícios do Caju Para por ser Excelente Fonte de Vitamina C: O Caju é uma das frutas que mais tem vitamina C, com até 6 vezes mais que a laranja. A vitamina atua na manutenção do tecido conjuntivo e na cicatrização dos tecidos, mantém a integridade dos vasos sanguíneos, participa no crescimento e na remodelação do esqueleto, aumenta a absorção de ferro, reforça o sistema imunológico, além de ter ação antioxidante, protegendo o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

Benefícios do Caju por ter Ação Antioxidante: A vitamina C é um poderoso antioxidante natural e por isso combate os radicais livres que danificam as células saudáveis e causam envelhecimento precoce, processos inflamatórios, doenças cardiovasculares e até câncer.

Benefícios do Caju Para Saúde da Pele: A vitamina C atua na produção de colágeno, um tipo de tecido conjuntivo que melhora a firmeza e a consistência da pele, além de favorecer a cicatrização. Os efeitos antioxidantes da vitamina C também protegem a pele do envelhecimento causado pelos radicais livres.

Já a vitamina A protege a pele dos raios UV do sol e reforça o efeito do bronzeado, estimulando a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Atua também na renovação da pele, além de ser outro poderoso antioxidante, com efeitos rejuvenescedores.

Benefícios do Caju Para Ajudar a Reforçar as Defesas do Organismo: Outro benefício do Caju devido às vitaminas A e C. A primeira desempenha um papel importante na produção do muco, que mantém as mucosas úmidas e saudáveis, além de participar na formação das células de defesa do organismo.

A segunda atua na maturação dos linfócitos (glóbulos brancos), células de defesa que protegem o organismo contra micro-organismos invasores, corpos estranhos e células cancerígenas.

Benefícios do Caju no Controle do Diabetes: O controle de consumo de açúcar deve ser mantido não só com diabéticos, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral.

Destacando-se de diversas frutas que possuem grande quantidade de açúcar, o Caju não é prejudicial ao colesterol, e não fornece riscos para o desenvolvimento de diabetes.

Benefícios do Caju Para Ajudar a Melhorar o Desempenho Sexual: Após algumas pesquisas, o Caju foi apontado como funcional para melhorar a função sexual. O suco de Caju pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular, dessa forma, elevando a qualidade das elações sexuais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.