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Os 11 Benefícios do Maracujá Para Saúde

Os 11 Benefícios do Maracujá Para Saúde são variados, pois o Maracujá possui uma grande quantidade de nutrientes importantes para manter a saúde em dia. Além disso, o Maracujá é uma delícia! Essa fruta, que é “a cara do verão”, é uma mais produzidas no Brasil, e é repleta de benefícios. Além de ser um calmante natural, a polpa do Maracujá é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção de nossa saúde mental e emocional.E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do Maracujá evita os picos de insulina (especialmente perigosos para os diabéticos), combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer.

Nas sementes do Maracujá, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha e até em cosméticos, graças à ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro também oferecem benefícios semelhantes. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da conhecida ação tranquilizante.

Valor Nutricional do Maracujá:

O maracujá é muito nutritivo, cada 100 gramas da fruta contêm:

Além de ser um tanto quanto nutritivo, o Maracujá ainda possui baixo índice glicêmico, ou seja, seu consumo não aumenta os níveis de glicose sanguínea, o que pode causar uma série de problemas à saúde, como diabetes ou então insuficiência renal, por exemplo. Então, confira Os 11 Benefícios do Maracujá Para Saúde:

Benefícios do Maracujá Para Saúde do Coração: As quantidade de fibras presentes no Maracujá auxiliam a redução do colesterol ruim (LDL) e estimula o aumento do bom colesterol (HDL). Mantendo os bons níveis de colesterol no sangue, evita-se que apareça algum bloqueio do fluxo de sangue, evitando diversos problemas cardíacos, principalmente o AVC, trombose e infarto. Os antioxidantes, encontrados com fartura no Maracujá, também ajudam a proteger as artérias dos radicais livres, evitando a arteriosclerose, que é o enrijecimento das paredes das artérias.

Benefícios do Maracujá no Combate ão Câncer: Uma unidade de Maracujá fornece em média 50% das necessidades diárias de vitamina C. A vitamina C é um dos antioxidantes mais importantes para combater o câncer, além de impulsionar o sistema imunológico, essa vitamina também combate radicais livres que podem alterar o DNA das células e deixá-las cancerosas. O Maracujá ainda contém vitamina A e flavonoides que se mostraram eficazes na prevenção de câncer de boca e de pulmão.

Benefícios do Maracujá Para Saúde dos Olhos: A visão é um dos sentidos que mais sofrem prejuízos pela ação dos radicais livres, o Maracujá oferece vitaminas (A, C e flavonoides) que combatem o envelhecimento da retina e reduzem os danos causados pelos radicais livres evitando a perda da visão e melhorando sua qualidade.

Benefícios do Maracujá Para Saúde Arterial: O Maracujá é rico em potássio e por isso possui grande eficácia no combate e tratamento da pressão arterial elevada. O potássio ajuda a equilibrar os níveis de sódio no corpo, altas doses de sódio no corpo são responsáveis por elevar a pressão arterial e aumenta o risco de ataques cardíacos e AVC.

Benefícios do Maracujá Para Saúde Digestiva: Por ser riquíssimo em fibras solúveis, o Maracujá ajuda a melhorar o processo de digestão e impulsiona a capacidade do organismo de absorção de nutrientes.

Benefícios do Maracujá Por ser Rico em  Vitamina A: Além de suas qualidades cancerígenas, a vitamina A também está ligada à saúde e aos benefícios medicinais na saúde ocular, incluindo a prevenção da degeneração macular, catarata e cegueira noturna. Além disso, se você está preocupado com a aparência de sua pele, não só é o alto teor de antioxidantes de Maracujá útil na redução de rugas, mas vitamina A funciona especificamente para aumentar a saúde e a riqueza da pele e promove o bom funcionamento das membranas em todo o corpo, incluindo a pele, para mantê-la hidratada e brilhante.

Benefícios do Maracujá Para Tratar Condições Respiratórias e Asma: Estudos recentes têm demonstrado que uma combinação de vários extratos da casca de Maracujá roxo cria uma nova mistura de bioflavanoides, que têm um efeito expectorante, sedativo e calmante sobre o sistema respiratório.

Tem sido positivamente ligado a uma redução nos ataques de asma, sibilos e tosse convulsa. Da próxima vez que alguém na sua família começar a tossir, corte algumas cascas de Maracujá e veja se isso acalma.

Benefícios do Maracujá Para Aumentar Sistema Imunológico: Por ser uma fruta rica em vitamina C, o Maracujá auxilia na manutenção e bom funcionamento do sistema imunológico. Seu consumo frequente aumenta a imunidade e deixa a pessoa que o ingere menos propensa a ter gripes, resfriados e infecções.

Benefícios do Maracujá Para Diminuir os Níveis de Colesterol: O fruto possui alto teor de fibras. Essas fibras auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim – o LDL e aumentam os níveis do colesterol bom – o HDL. Isso reduz diretamente a concentração de gordura no sangue. A diminuição de gordura no sangue, previve o surgimento de placas de gorduras em veias e artérias, algo fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares.

Benefícios do Maracujá  Por Melhorar a Circulação: A combinação do alto teor de ferro e cobre contidos no Maracujá aliada às propriedades vasodilatadoras do potássio pode realmente impactar a composição do nosso sangue e todo o sistema circulatório.

Ferro e cobre são componentes essenciais na produção de glóbulos vermelhos, desta forma, uma vez que a contagem de glóbulos vermelhos aumenta, os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue permanece bem oxigenado e pode fluir livremente para todas as áreas necessárias do corpo. o O fluxo sanguíneo saudável é essencial para a eficiência da atividade metabólica em todos os sistemas de órgãos do nosso corpo.

Benefícios do Maracujá  Por Ajudar a Manter o Bom Humor: Tanto o Maracujá quanto a flor do Maracujá contêm alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, e são responsáveis por mais benefícios do Maracujá.

Verificou-se que a ingestão de Maracujá relaxa o sistema nervoso e induz o sono. Sua ingestão potencializa a manutenção do humor de forma tão eficaz que muitos médicos já estão receitando suplementos naturais à base de Maracujá para tratar problemas como depressão, ansiedade e insônia.

Algumas Palavras de Advertência: Não há riscos inerentes de comer Maracujá, e sua riqueza de nutrientes e benefícios de saúde cuidam da maioria das preocupações corporais.

No entanto, a maioria das calorias presentes no Maracujá vem de açúcares, então as pessoas com diabetes devem ter cuidado para não comê-lo excessivamente, ou pelo menos estar ciente de seus níveis de açúcar no sangue. Fora isso, desfrute de Maracujá e comece a se sentir melhor de inúmeras maneiras.

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