Scroll Top

chá de sucupira chás dicas Dicas de Saúde óleo natural semente de sucupira Sementes sucupira

Os 12 Benefícios da Semente da Sucupira

O consumo da semente de Sucupira tem se popularizado mais a cada dia por meio da medicina fitoterápica. Acredita-se que o extrato da Sucupira-Branca tenha muitas propriedades benéficas para a saúde, inclusive algumas delas já comprovadas cientificamente. Há muito tempo atrás, os indígenas já utilizavam a Sucupira para o tratamento de diversos males, tomando o chá ou infusão de vinho desta planta. Atualmente, a medicina fitoterápica disponibiliza o extrato da semente de Sucupira em cápsulas, mas o seu chá também pode ser preparado em casa.

As propriedades e os benefícios: Estudos apontam que o óleo das sementes de sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, antirreumáticas e anticarcinogênicas. Segundo estudos publicados, a presença de flavonoides e de determinadas proteínas na composição da semente da sucupira apresenta efeitos positivos na redução de dor, principalmente em casos de artrite e reumatismo. Além disso, esses estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e a ação broncodilatadora da árvore. Investiga-se, ainda, a ação da semente de sucupira no tratamento de casos de doenças parasitárias, como a Doença de Chagas. O extrato da semente de sucupira é indicado para pessoas que sofrem com casos de dores ósseas, dentre os quais problemas de coluna (hérnias de disco), bicos de papagaio, artrites, reumatismo e dores das articulações em geral. Semente é usada para fazer chá com a promessa de curar vários problemas. Semente é usada para fazer chá com a promessa de curar vários problemas. A sucupira é uma planta rica e é muito cultivada por naturalistas, justamente pelo seu poder de cura em diversos tipos de doença. A ação anticancerígena contida na planta e seu ótimo tônico fazem dela uma planta muito importante para saúde de pessoas debilitadas, principalmente porque seu óleo essencial das sementes são úteis também no combate contra tumores de próstata.sucupira

Para que serve a semente de Sucupira? Seu óleo volátil é amplamente utilizado como óleo aromático. Esse óleo é retirado da casca e da semente de Sucupira. Além disso, acredita-se também que os óleos essenciais da Sucupira podem ser grandes aliados na luta contra o tumor de próstata. Estudos comprovam ainda, que o óleo da semente de Sucupira tem propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, antioxidantes, anestésicas e anticarcinogênicas. Sendo assim, sua ingestão ajuda no combate das doenças reumáticas e inflamatórias, além de ser considerada antissifilítica e energética. O consumo do extrato da semente de Sucupira é bastante indicado para quem sofre de reumatismo, artrite e dores ósseas e das articulações em geral. Seu uso também é indicado após longos períodos de exercício físico intenso, pois tem propriedades antioxidantes.

Benefícios  para usar sementes de sucupira: Muito tem se falado sobre o chá de sementes de sucupira e com essa popularização do tema as pessoas estão buscando conhecer cada vez mais os benefícios que elas trazem para o nosso organismo.A procura pelas sementes tem crescido no setor fitoterápico, que é a especialidade que elabora remédios a partir de plantas naturais. Algumas pesquisas apontem os seguintes benefícios a partir do uso da semente.

Combate ao câncer: Existe na casca da semente um espécie de óleo e essa líquido é muito usado para fazer várias coisas. Acredita-se que a substância ajuda na luta contra o câncer de próstata, problema que atinge muito os homens a partir dos 40 anos.

 Desinflama: Substâncias anti-inflamatórias estão presentes no óleo e isso ajuda a eliminar algumas toxinas do corpo, desinflamando também pontos do corpo que possam estar inchado, por exemplo.

Antibiótico natural: Como um remédio, o chá de sementes de sucupira age como um antibiótico, matando bactérias e infecções em qualquer parte do corpo, dando força ao nosso organismo para reagir.

Elimina impurezas do corpo: As sementes possuem propriedades que são capazes de agirem como antioxidantes, limpando toxinas do corpo, eliminando o que ele não precisa e promovendo assim a saúde do organismo.

Alivia o sistema nervoso: Uma das propriedades encontradas nas sementes são as anestésicas, que trava o sistema nervoso em determinada região, aliviando assim sintomas de dores, febres e outros que podemos sentir.

Indicados para diversas doenças: Quem tem bico de papagaio, gastrites, hemorragias, vermes, dermatoses, ácido úrico, amigdalite, aftas e dor espasmódica. Ainda não uma comprovação científica sobre os benefícios, quem utiliza a planta há centenas de anos acredita que ela possa curar qualquer um.

Dores ósseas: Quem for beber o chá e tiver problemas como dores nos ossos, reumatismo, nas articulações e artrite vai poder sentir um certo alívio. A bebida também é indicada para aliviar os sintomas dessas enfermidades.

Atividade física: Como agem como antioxidantes, o extrato das sementes de curupira são ótimos após períodos longos de atividade física muita intensa.

Retarda o envelhecimento precoce: Algumas substâncias compostas no óleo das sementes são ótimas para combater os radicais livres, o que vai retardar o envelhecimento. Existem vários produtos a partir das sementes de sucupira, como óleo, cápsulas e bebidas.

Doenças corriqueiras: Além de tudo o que já citamos acima, há alguns estudos que apontam que o chá ajuda no combate a infecção de garganta, gripes e resfriados, rouquidão, aftas e amigdalites.O uso desta planta ainda está sendo discutido pela Anvisa para liberação da mesma como uso filantrópico e alguns especialistas tem dado o alerta para que o consumo não seja exagerado e dependendo da doença que a pessoa possa ter, que nem seja consumido.Uma dica legal é que antes de tomar ou mesmo comprar as sementes de sucupira é que procure um especialista fitoterápico para que ele possa avaliar seu caso, de repente indica outra erva que possa fazer o efeito esperado e que seja mais segura, principalmente em certas enfermidades. Existem vários tipos de produtos feitos a partir de semente e alguns possuem o efeito direto no corpo e outros não, como é o uso do óleo aromático, por exemplo, que pode .

Chá de semente de Sucupira: O chá da semente de Sucupira pode ser preparado em casa e tem efeito analgésico e anti-inflamatório. Recomenda-se tomar o chá, ainda fresco, fazendo intervalos de três horas e consumir água durante este período.

Receita do chá de Sucupira

Ingredientes

  • 12 sementes de Sucupira
  • 3 litros de água

Como preparar o chá de Sucupira. Amasse as sementes até que a resina interna fique à mostra; Coloque as sementes em água fervente por um minuto e meio e então retire do fogo; Deixe esfriar com uma tampa sobre a panela. O consumo do chá pode ser combinado com a ingestão das cápsulas de extrato de Sucupira para o tratamento de dores mais fortes. Porém, recomenda-se que não seja tomado por mais de quinze dias consecutivos, apesar de não possuir efeitos colaterais ou contraindicações.sucupira-semente

Nomes Populares da sucupira

  • cutiúba,
  • macanaíba,
  • paricarana,
  • sapupira,
  • sapupira do campo,
  • sapupira preta,
  • sebipira,
  • sebipira,
  • sicupira,
  • sicupira do cerrado,
  • sucupira açu,
  • sucupira amarela,
  • sucupira da mata,
  • sucupira do campo,
  • sucupira de terra firme,
  • sucupira parda,
  • sucupira pele de sapo,
  • sucupira preta,
  • sucupira vermelha,
  • sapupira da mata,
  • sucupiruçu,

Precauções: A sucupira não é um fitoterápico liberado pela Anvisa. Não se recomenda o uso frequente, já que isso pode levar a uma toxidade crônica e trazer problemas para a saúde. Antes de fazer uso de qualquer remédio natural, é importante falar com seu médico sobre qual a melhor forma de consumo, e se realmente há a indicação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.