O Abacate é uma fruta muito deliciosa e conhecida, entretanto, poucos sabem todos os Benefícios do Abacate, mas você vai descobrir todos eles a seguir. O Abacate é uma fruta originária do México e América Central, pertencente à espécie Persea americana.

Hoje, graças às hibridizações, e milhares de anos de cultivo, existem inúmeras variedades da fruta, cujos principais produtores na atualidade são México, Chile, Estados Unidos, Indonésia, República Dominicana, Colômbia, Peru, Brasil, China e Guatemala.

Abacate

Os fito-nutrientes presentes no Abacate, recentemente descobertos em pesquisas científicas, são o betas-sitosterol e a glutationa. O betas-sitosterol auxilia na redução dos níveis de colesterol, enquanto a glutationa age como um antioxidante em defesa do organismo.

Os antioxidantes ajudam o corpo a neutralizar a ação dos radicais livres, os quais têm sido apontados como um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares e do câncer. O Abacate é uma das melhores fontes de glutationa e pode oferecer certa proteção contra o câncer oral, de garganta e outros tipos.

Nutrientes do Abacate:

Um Abacate pequeno, com 150g de polpa (1 xícara aproximadamente), fornece 240 calorias, 22g de gorduras, 13g de carboidratos, 3g de proteínas e 10g de fibras.

Conseguimos perceber, portanto, que ele não é uma fruta de baixa carga calórica, mas o seu diferencial está na composição de suas gorduras. Quase 70% das gorduras encontradas nessa fruta são monoinsaturadas, a maioria de ácido oleico, e o restante é composto por gorduras poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3) e saturadas (ácido palmítico).

Os Abacates , assim como outras frutas e vegetais, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e o fósforo.

Eles são ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes que ajudam a promover a saúde dos dentes e das gengivas, e também protegem os tecidos do corpo de danos oxidativos.

Além disso, a presença de folatos (vitamina do complexo B) no Abacate promove o desenvolvimento saudável das células e dos tecidos

A Semente de Abacate é Comestível:

Embora o número de pessoas que apreciam este fruto seja crescente, poucos sabem que a semente de Abacate é comestível, contendo várias substâncias bioativas e quase 70% dos antioxidantes do fruto inteiro.

A sua semente além de ser segura para a saúde sem qualquer atividade tóxica, é usado na medicina tradicional para o tratamento de uma ampla gama de doenças, devido, principalmente, à sua riqueza em nutrientes.

Para comer o caroço do Abacate retire a película marrom que cobre a semente de Abacate; Agora, coloque as sementes em um saco plástico e, em seguida, esmague com um martelo.

Os fragmentos serão adicionados a smoothies ou centrifugados; ou, alternativamente, você pode esmagá-lo em vez de ralar a semente diretamente na panela, acrescentando a saladas, sopas, ensopados, ou guacamole.

Outra maneira de desfrutar dos benefícios da semente de Abacate é consumi-lo como chá: ferva os pedaços de semente de Abacate por 30-40 minutos, coe e beba.

abacatePropriedades e indicações:

Há vários aspectos que destacam na sua composição:

Água:

O Abacate contém uma proporção muito escassa (72,2% ou menos) do habitual em frutas frescas.

Além da azeitona e da banana, não existe nenhum fruto que apresente um conteúdo tão baixo de água.

Isso indica que se trata de uma fruta concentrada, com uma grande capacidade nutritiva e calórica.

Gorduras:

Juntamente com a azeitona, o Abacate é um dos frutos mais ricos em gorduras.
A composição das gorduras é a seguinte: Lipídios neutros ou glicídios, formados pela união de uma molécula de glicerina com uma duas ou três de ácidos graxas, chamando-se mono, de e triglicérides, respectivamente.

Esses últimos são os mais frequentes, com diferença notável a respeito dos outros tipos de gorduras. O ácido graxa mais abundante é o oleico, o mesmo que se encontram na azeitona e no azeite de oliva.

Fosfolipídeos:

São gorduras que contém fosforo em sua molécula. Realizam funções muito importantes nos tecidos do sistema nervoso. Ácidos graxas livres, isto é, não unidos à glicerina. Acham-se em muito pequena quantidade, e são responsáveis, em parte, pelo aroma tipico do fruto.

Como se pode ver, as gorduras do Abacate são de elevado valor biológico, na maioria insaturadas e, claro, não contém colesterol, como é próprio de um alimento de origem vegetal.

Proteínas:

O Abacate é uma das frutas fresca mais ricas em proteínas, que, conforme a variedade, que contém todos os aminoácidos essências ainda que sua proporção não seja ótima, como costuma ocorrer com os alimentos vegetais, com exceção da soja. Apesar disso, as suas proteínas são de grande valor, tanto em quantidade quanto em qualidade.

Vitamina E:

Ele é a fruta fresca mais rica nesta Vitamina. Nenhum alimento de origem animal alcança essa quantidade, nem os ovos ou manteiga entre os vegetais, os frutos secos oleoginosas, o gérmen de trigo e as azeitonas superam o Abacate em Vitamina E.

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Essa importante Vitamina não só favorece as funções reprodutoras, mas também, por ser um potente antioxidante, protege contra o câncer e contra o envelhecimento das células.

Vitamina B6:

O Abacate é, justamente com a banana, a fruta seca mais rica nessa vitamina 100g quantidade superior inclusive a da carne de vitela.

Ferro:

Essa é a fruta com maior conteúdo em ferro superior ao de todas as frutas frescas. Do estudo da sua composição se deduz que se trata de uma das frutas mais nutritivas que existem. Unido isso a seu delicado sabor e sua versatilidade culinária.

Fibra:

Com 5% ou mais, o Abacate é a fruta mais rica em Fibra. Em nossos dias, ele é considerado como uma das frutas mais apreciadas, tanto pelo seu valor nutritivo como por suas propriedades dietoterapêutica. Seu consumo é especialmente nos seguintes casos:

Benefícios do Abacate Para Saúde

Benefícios do Abacate Contra o Excesso de Colesterol:

O seu consumo, produz uma diminuição no nível do colesterol no sangue. O Abacate consumido em qualidades variados de meio a um e meio por dia. A metade deles demostrou diminuição no nível de colesterol.

Benefícios do Abacate Contra os Transtornos Circulatórios:

O Abacate é um alimento sumamente aconselhável no caso de arteriosclerose, hipertensão arterial e enfermidade do coração em geral. Isso porque, além de sua interessante ação hipolipemiante (Diminui as gorduras do sangue), contêm muito pouco sódio e abundante potássio.abacate-abacateBenefícios do Abacate Para Evitar a Anemia:

O ferro do Abacate é relativamente bem assimilado, por isso seu consumo convêm a todos aqueles casos em que se precisa maior aporte de ferro.Ele não deveria faltar na dieta dos que sofrem de anemia por perda de sangue ou por falta de ferro.

Normalmente, o ferro que se encontra nos vegetais, é absorvido com maior dificuldade que o ferro de origem animal. No entanto, o ferro contido nessa fruta é absorvido melhor que o de outros alimentos de origem vegetal.

Benefícios do Abacate Para as Funções Nervosas:

O Abacate contém gorduras muito necessárias para o metabolismo do sistema nervoso, como ácido linoleico e fosfolipídeos. Além disso, é muito rico em vitamina B6, uma das mais importantes para o bom funcionamento dos neurônios.

Algumas Dicas ao Consumir

Os seus fito-nutrientes estão mais concentrados em partes que geralmente não comemos, que são a casca e a semente, ou caroço.

Na parte da polpa mais próxima à casca podemos encontrar mais nutrientes do que nas partes centrais, por isso recomenda-se que ao descascar, seja aproveitada o máximo possível essa polpa próxima à casca.

Uma forma de fazer isso é descascando com as mãos, como uma banana.

Para isso, basta cortar o Abacate longitudinalmente em quatro partes e depois puxar a casca com o indicador e o polegar.

Isso irá preservar boa parte da polpa que tem uma coloração mais escura e é rica em fitonutrientes presentes também na casca.

Pessoas com alergia ao látex devem consultar um médico antes de consumi-lo, pois há o risco de hipersensibilidade também à fruta.

O Abacate verde deve ser mantido à temperatura ambiente. Para acelerar o amadurecimento, pode ser colocado em um saco ou envoltório de papel.

Ao amadurecer, o Abacate fica com a casca mais escura e macio ao ser levemente pressionado.

As frutas maduras devem ser mantidas na geladeira. Se já estiver cortada, é interessante manter em um recipiente fechado e pingar algumas gotas de vinagre ou limão na superfície para evitar a oxidação da polpa.

Ao adicionar o Abacate a receitas quentes, recomenda-se que seja preparado com a menor temperatura e menor tempo possível, para evitar os danos da alta temperatura aos ácidos graxos saudáveis.

De forma geral, os Abacates menores tendem a ser mais ricos em gordura do que os maiores.

Beneficios do abacate

Como Usar o Abacate Para Beleza

Máscara Para Pele

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de Abacate
  • 1 colher de sopa de mel

Como Fazer:

  • Bater os ingredientes no liquidificador
  • Aplicar na pele limpa, deixar agir 15 minutos.
  • É ideal para quem tem pele seca porque tem um potencial hidratante muito forte.

Contraindicações do Abacate

Embora a alergia ao Abacate seja rara, algumas pessoas que são alérgicas ao látex podem experimentar reações a certas frutas como Abacate, banana ou kiwi. Com o seu consumo podem aparecer problemas digestivos: este efeito colateral é causada pelos hidratos de carbono de cadeia curta, em que ele é rico e que algumas pessoas não são capazes de digerir, causando inchaço, gases, cólicas estomacais, diarreia ou constipação.

Os 13 Beneficios do Abacate Para a Saúde
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