Scroll Top

alimentos saudáveis alimentos vermelhos dicas Dicas de Saúde framboesa Frutas

Os 17 Benefícios da Framboesa para digestão

Um grupo de investigadores norte-americanos concluiu que o consumo de framboesas promove a fertilidade nos homens e nas mulheres, aumentando significativamente as probabilidades de gravidez. A responsabilidade é do alto nível de antioxidantes presentes neste fruto, que protegem o esperma de stress oxidativo. Estas deliciosas frutinhas também são muito benéficas para o organismo humano. A framboesa, é o fruto da framboeseira, uma planta selvagem que cresce em todos os países de clima temperado. Ela pertence à família Rosaceae, que inclui mais de 2.000 espécies de plantas herbáceas, arbustos e árvores que crescem em regiões temperadas de todo o mundo. A framboesa é amplamente utilizada em centenas de receitas, principalmente para sorvetes, xaropes, geleias, licores e doces, pelo seu sabor suave e adocicado. Framboesa– As framboesa são uma fonte rica em fibras, fosforo, silêncio e ainda uma excelente fonte de vitamina C, também as framboesa contém antioxidante e fotoquímico que são associado no combate às doenças.framboesa-fruto

Framboesa para nossa saúde?

Regulador de intestino
Dermatose
Ácido Úrico
Reumatismos, gota
Artrite (por ser pobre em acidez)
Mau hálito
Diabetes
Obesidade
Câncer ( Estudos feitos com fotoquímico, ácido ferúlico e beta sitosterol, existente nas framboesa pretas, interrompeu o crescimento das célula cancerígenas. Das suas folhas é feito chás, indicado para tratar náuseas e vômitos

Propriedade da framboesa: O consumo de framboesas frescas, promove uma variedade de nutrientes, tais como, proteínas, fibras solúveis, carboidratos, vitaminas A, C e B9 (ácido fólico), e outros minerais, tais como potássio, cálcio, magnésio. Elas também são extremamente ricas em antioxidantes naturais, que são considerados a chave para uma boa saúde.

Benefícios da framboesa

Rica em vitamina C: A framboesa, destaca-se por seu alto teor de vitamina C, um elemento essencial para a saúde do nosso corpo. Esta vitamina ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico e, por sua vez, é um antioxidante notável que previne o envelhecimento celular precoce e defende-nos contra os radicais livres.

Regula a pressão arterial: Esta fruta também ajuda a regular a pressão arterial devido ao seu alto teor de potássio e pouco sódio. Por isso, recomenda-se incorporá-la na dieta de pessoas hipertensas ou com doenças do sistema cardiovascular.

Rica em antioxidantes: Framboesas são extremamente ricas em antioxidantes e, como mencionado anteriormente estes são considerados a chave para uma boa saúde. Os antioxidantes atuam principalmente no combate contra os radicais livres, que entre outras coisas, contribuem para o desenvolvimento de câncer. Os antioxidantes mais poderosos da framboesa são a vitamina C ou ácido ascórbico, carotenoides, ácido elágico e quercetina, todos com eficácia anti-câncer comprovadas.

Indicada para grávidas: Da mesma forma, as framboesas têm uma notável contribuição de ácido fólico e isto é especialmente adequado para as mulheres grávidas, uma vez que ajuda durante a divisão e multiplicação celular, evitando assim problemas de crescimento, mal formação do embrião e espinha bífida.

Cuida dos olhos: Os carotenoides, luteína e zeaxantina, além de dar a sua cor característica, por serem pigmentos vegetais, têm uma propriedade natural de proteção para a saúde dos olhos, que ajuda a proteger contra a degeneração macular, tão comum nos idosos, uma doença muito grave que pode para induzir a perda de visão.

Favorece o trânsito intestinal: As framboesas possuem grande quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e, portanto, aliviar o desconforto causado pela prisão de ventre. Da mesma forma, esses pequenos frutos também atuam como protetores para interceptar certas substâncias nocivas, como o colesterol e ajudam a removê-las através das fezes.

Aliviar a dor menstrual: As mulheres também podem tirar proveito dos muitos benefícios da framboesa para reduzir a dor e o desconforto pré-menstrual. Além de come-las, será benéfico para tomar o chá de folhas de framboesa para tratar esses desconfortos. E por falar deste fruto, não podemos esquecer de descrever as propriedades da cetona de framboesa, um composto orgânico usado como suplemento para queimar gordura e acelerar o metabolismo, além de ajudar a controlar a fome e perder peso rapidamente.

Protegem a saúde do coração: Os flavonoides presentes nas framboesas reduzem o risco de morte por doença cardiovascular, mesmo em pequenas quantidades. O elevado teor de polifenóis das framboesas pode também reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, ao prevenir a acumulação de plaquetas e ao reduzir a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios. Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) mostrou que “o consumo regular de antocianinas presentes nas framboesas pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% nas mulheres jovens e de meia-idade.” Como se isso não bastasse, o potássio desta fruta também protege a saúde do coração.

Previnem o cancro: As framboesas contêm poderosos antioxidantes que atuam contra os radicais livres, inibindo o crescimento dos tumores e diminuindo a inflamação no corpo. Assim, os potentes polifenóis presentes nas framboesas podem proteger contra vários tipos de cancro, incluindo o do esófago, pulmão, boca, faringe, pâncreas, próstata e cólon.

Controlam a diabetes: As framboesas têm uma grande quantidade de pele e, portanto, de fibra, que ajuda a manter estável o açúcar no sangue. Diversos estudos demonstraram que as pessoas com diabetes tipo 1 que consomem dietas ricas em fibra têm níveis mais baixos de glucose; as pessoas com diabetes tipo 2 melhoram o seu nível de açúcar no sangue, os lípidos e os níveis de insulina, graças à ingestão de framboesas.

Potenciam a memória: Vários estudos em animais comprovaram que existe uma associação positiva entre a ingestão de flavonoides de frutos como as framboesas e a melhoria da memória, assim como uma redução do declínio da capacidade cognitiva relacionada com o envelhecimento.

Melhoram a saúde visual: Os alimentos ricos em vitamina C, como as framboesas, ajudam a manter os olhos saudáveis, proporcionando proteção contra os efeitos nefastos dos raios UV. Além disso, desempenham um papel protetor na saúde dos olhos, reduzindo a probabilidade de ocorrer degeneração macular associada à idade.

Auxiliam a digestão: O teor de fibra das framboesas ajuda a prevenir a prisão de ventre e a manter o sistema digestivo saudável, já que a fibra promove a regularidade, fundamental para eliminar as toxinas do corpo através da bílis e das fezes. Além disso, o consumo elevado de fibra está associado a um menor risco de Acidente Vascular Cerebral, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e determinadas doenças gastrointestinais. Aumentar o consumo de fibra ajuda a reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e a melhorar a perda de peso em pessoas obesas.

Ajuda a perder peso: Este fruto é rico em fibras dietéticas e manganês. A fibra retarda o processo digestivo de modo que você vai se sentir mais completo. O manganês mineral mantém sua taxa metabólica alta e, portanto, queima gordura. Se você está ansioso para perder peso, framboesas podem ser a melhor opção natural.

Reduz as rugas: As Framboesas funcionam muito bens nas rugas. Elas podem ser usadas como uma máscara facial natural. Elas também protegem a pele contra os raios do sol. Os poderes antioxidantes da vitamina C efetivamente reduzem manchas e descoloração da pele. Através do preenchimento de rugas menores, as framboesas ajudam a restaurar a sua juventude. As Framboesas podem ser usadas em grandes máscaras faciais para a pele, você só precisa misturar 1 xícara de iogurte e 2 xícaras de framboesas frescas, misturar a mistura até que fique completamente macia. Aplique a mistura em todo o seu rosto e mantenha-a por 15 minutos. Em seguida, lave-a com água tépida.fruto-framboesa

Flora Intestinal : Dentre as fibras presentes nas frutas vermelhas podemos destacar as pectinas. “Essa substância tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo”. Entre essas vitaminas estão as C, B1, B2, B6 e B12.

Outros Benefícios da Framboesa Para Saúde: 

  • A Framboesa é rica em potássio, por isso favorecem o bom funcionamento do coração.
  • Também nos ajuda a prevenir problemas como a hipertensão.
  • A Framboesa é benéfica no combater contra infecções do trato urinário
  • A Framboesa combate formações de cáries,
  • A Framboesa é benéfica contra Problemas de trânsito intestinal

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.