Os 18 Benefícios do Chá da Folha do Louro
5 (100%) 4 votes

Conheça algumas das excelentes propriedades, indicações terapêuticas, benefícios do louro para a saúde e para que serve esta folha: As folhas de louro são ricas num óleo essencial volátil, composto em 45% por cineol; contêm também tanino e um princípio amargo. Os frutos contêm ainda 25% de matérias gordas formadas pelos ácidos láurico, oleico, palmítico e linoleico. O princípio ativo responsável pelos efeitos medicinais do loureiro é o seu óleo essencial.

Propriedades do loureiro Aperitivo, eupéptico (facilita a digestão) e carminativo (elimina os gases do tubo digestivo). É portanto útil aos inapetentes (que têm fastio) e aos que sofram de digestões difíceis ou pesadas. Suavemente diurético. Emenagogo (estimula a menstruação) e regulador do ciclo menstrual. Anti-reumático e anti-inflamatório muito eficaz, aplicado externamente. O óleo de loureiro ou o bálsamo anti-reumático que se prepara com as folhas de louro, utilizam-se em fricções para aliviar os torcicolos, lombalgias ciáticas, entorses dos tornozelos e outras dores osteo musculares (de ossos e músculos). Partes utilizadas do loureirocha-do-louro

Benefícios da Folha de Louro Para Emagrecer: emagrecer Primeiramente a folha de louro se destaca por ser rica em vitaminas e minerais. O seu destaque vem das altas quantidades de potássio, fibra, cálcio e fósforo, além de outras vitaminas que atuam no funcionamento do organismo. Ainda causa efeito no sistema digestivo, atuando esse para um trabalho mais rápido, assim aumentando as secreções, e facilitando os movimentos peristálticos. Para as mulheres que têm problema com a menstruação desregulada e ainda possui abundante fluxo de sangue, podem consumir o chá de folha de louro, e assim conseguir manter o fluxo equilibrado e normal. A folha de louro também é reconhecida por ter altos níveis de ácido fórmico, e assim atua contra o reumatismo, pois essa substância é usada no tratamento para este problema. Atua contra o inchaço do corpo, fazendo com que ele não retenha líquido, e assim ajuda a deixar o seu peso no parâmetro ideal. A folha de louro ainda relaxa o corpo, podendo ajudar as pessoas que sofrem para dormir. Basta tomar uma xícara de chá de folha de louro 30 minutos antes de dormir. louro-em-folhas e o melhor benefício para quem busca um corpo em forma e o físico sonhado, a folha de louro emagrece. Estudos feitos com a planta mostraram grandes quantidades de ácido linoléico. Ele tem a capacidade de reduzir os níveis de gordura do corpo e assim proporcionar a quebra das células adiposas, assim reduzindo o peso e fornecendo o emagrecimento.

||→ Leia Agora!  Afta - o Que é, Causa e Tratamentos Naturais

Na digestão: Seu forte cheiro estimula a produção de saliva e outras enzimas digestivas, que auxiliam na quebra de partículas de alimentos, promovendo a digestão saudável. É bastante conhecida por combater a azia e inchaço. Um chazinho desta folha também previne a constipação.

No combate ao câncer: Compostos anticancerígenos estão presentes na folha do louro, como o ácido cafeico, quercetina, eugenol e catequinas, que restringem o metabolismo das células do câncer da leucemia e câncer de mama. O fito nutriente Parthenolide também restringe o crescimento de células de câncer cervical.

Para problemas respiratórios: O chá desta erva é utilizado contra a febre e gripe, e auxilia no alívio do congestionamento nasal. As folhas também têm propriedades antibacterianas, ajudando a combater as bactérias da gripe.

Para o coração: A folha de louro contém colesterol zero e é rica em compostos que ajudam o coração como rutina, salicilatos, ácido cafeico e fito nutrientes. Eles reduzem as chances de desenvolver doenças cardíacas coronárias. Também ajudam a melhorar a saúde do coração e torná-lo ativo. Além disso, aumentam o colesterol HDL (bom) e reduzem o colesterol LDL (ruim). O estresse, a ansiedade e a pressão arterial são também reduzidos pela sua ingestão.

Para diabéticosFolhas de louro são úteis no combate ao diabetes tipo 2, pois aumentam a produção de insulina controlando o nível de glicose no corpo.

Propriedades anti-inflamatórias: O composto Parthenolide, presente no louro é anti-inflamatório. O óleo extraído pode ser utilizado para aliviar a enxaqueca e artrite.

||→ Leia Agora!  4 Exercícios Simples que Tonificam o Abdômen

Para pele: A folha de louro contém uma variedade de antioxidantes e de compostos antissépticos considerados benéficos para a pele. O chá da folha de louro também é utilizado para manter a menstruação regular e aliviar a cólica. Além disso, reduz pedras nos rins, e também pode ser usado na higiene bucal.

Uso Interno

Chá de louro: Com um litro de água, prepara-se uma infusão com 20-30 g de folhas de louro, a que se pode acrescentar um punhado de frutos maduros para conseguir maior efeito. Como aperitivo, toma-se uma chávena dez minutos antes de cada refeição, e, como digestivo, uma chávena depois de cada refeição.

Uso Externo

Óleo de loureiro: Prepara-se deixando macerar durante 10 dias, ao sol, 30 g de folhas de louro num litro de azeite. Aplica-se em loção sobre a parte dorida. Também serve para afugentar insectos parasitas
Bálsamo anti-reumático (manteiga de loureiro): Esmagar num almofariz um bom punhado de bagas de loureiro maduras. Pô-las a ferver, cobertas de água, durante 5-10 minutos. Espremê-las depois com um pano fino, deixar arrefecer o líquido e recolher a camada de gordura que flutua. Esta gordura ou manteiga de loureiro aplica-se em fricções sobre a zona afetada. Não é própria para ser ingerida. O loureiro é uma árvore de folha perene, que pode medir de 2 a 8 m de altura. As folhas são lanceoladas, coriáceas, brilhantes pela face superior e baças pela inferior. As flores são pequenas, de cor branca ou amarelada. Os frutos são duplas semelhantes às azeitonas, produzidas unicamente pelos loureiros fêmeas.

Para pele: Folha de louro contém uma variedade de antioxidantes e de compostos anti-séptico como a-pineno, ß pineno, mirceno, limoneno, linalol, chavicol metilo, neral, a-terpineol, acetato de gernyl p-cimeno, eugenol e chavicol. Estes foram considerados benéficos para a pele. Também é rica em Vitamina C, que ajuda na prevenção de danos dos radicais livres.

||→ Leia Agora!  Coluna - o que é, Causas e Tratamentos Naturais

Regula o Ciclo Menstrual: não só serve para regular, como também diminui a quantidade do fluxo e ameniza as cólicas menstruais.

Alivia Dores de Cabeça e Dores Musculares: tomar uma xícara de chá de folha de louro é capaz de curar as dores de cabeça e musculares rapidamente.

Contra Gripes e Resfriados: o chá de folha de louro também serve para aliviar os sintomas da gripe e resfriados, pois limpam as vias respiratórias.

Reduz o Estresse: não só o estresse, mas também as crises de ansiedade podem ser reduzidas com o chá de folha de louro, por conta de suas propriedades relaxantes.

Melhora o Funcionamento do Organismo: além de melhorar o sistema digestivo, a folha de louro também é ótima para ajudar os rins a funcionarem melhor, o que promove uma maior eliminação de toxinaslouro

Reduzir a acne: Folhas de louro tem vários compostos que são úteis na cura da acne. Esmagar as folhas de louro e adicioná-lo à água. Ferve-se a mistura. Coe e respingo da água no rosto para obter alívio da acne.

Insônia: folhas têm um efeito calmante sobre a mente e têm propriedades sedativo suave e ajudar a induzir o sono. Portanto, as folhas de louro pode ser utilizado no tratamento da  insônia