Os 20 Benefícios da Ameixa Para Saúde

83
Os 20 Benefícios da Ameixa Para Saúde
5 (100%) 6 votes

Os Benefícios da Ameixa são distintos e variados. No entanto, Prevenir a Constipação é o Benefício da Ameixa mais conhecido pelos seus apreciadores. A Ameixa é uma fruta com caroço da família do pêssego, nectarina e damasco, que é originária de diversos países, sendo conhecida no mundo todo. Existem mais de 2000 variedades de ameixas, com cores que variam do roxo intenso até o vermelho, o amarelo e até mesmo o verde.

Os Benefícios da Ameixa são maiores do que as pessoas imaginam. Normalmente conhecida apenas pelas propriedades laxativas, as ameixas possuem uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade dessa fruta que pode ser uma grande aliada da saúde, perda de peso e defesa contra diversas doenças.

ameixa

A Ameixa é importante por possuir um alto valor nutritivo, sendo rica em sais minerais, açúcares e vitaminas. Também, desempenham alguns papéis importantes no corpo, no que diz respeito a regulação, manutenção do equilíbrio, atividade antioxidante, e outras.

Valor Nutricional da Ameixa:

A Ameixa é muito rica em vitamina A, vitamina C, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina E, também em minerais, como o potássio, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e zinco, apresenta mais benefícios do que a maioria das pessoas conhecem.

Além de suas propriedades laxativas, a variedade de nutrientes que a Ameixa apresenta mostra o quanto é uma aliada na manutenção da saúde, na perda de peso e na prevenção de várias doenças. Então, confira também os Benefícios da Ameixa Para Saúde:

Benefícios da Ameixa Para Saúde:

1. Benefícios da Ameixa No Ganho de Massa Muscular:

A Ameixa é rica em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos. Como já bastante conhecido, a falta de potássio pode inclusive levar a câimbras e fadiga muscular.

Desta forma, a Ameixa é um excelente alimento para quem pratica atividades físicas, auxiliando na manutenção e ganho de massa magra, uma vez que ajuda a manter os níveis de potássio adequados para o bom funcionamento muscular.

Ela também ajuda na manutenção dos níveis de glicogênio, fonte de energia fundamental para a contração muscular, além de beneficiar o equilíbrio eletrolítico como um todo, o que é fundamental para todas as funções vitais do organismo.

2. Benefício da Ameixa Contra a Constipação:

Outros compostos que estão presentes na Ameixa, tais como as fibras dietéticas, juntamente com sorbitol e isatina, são conhecidas por ajudar a regular o funcionamento do sistema digestivo e assim, aliviar a prisão de ventre.

3. Ajuda a Combater Infecções:

O ferro presente nesta fruta é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e transporte de oxigênio. Por isso, este não pode ficar de fora dos principais Benefícios da Ameixa.

Além de ser fonte desse mineral, a Ameixa também é uma boa fonte de vitamina C, que melhora a absorção do ferro pelo intestino, combatendo assim a deficiência desse nutriente que pode levar à anemia. A vitamina C também atua melhorando o sistema imunológico, prevenindo contra infecções.

||→ Leia Agora!  Os 25 Benefícios da Laranja Para Saúde

4. Benefícios da Ameixa Contra os Radicais Livres:

O fruto maduro é uma fonte moderada de vitamina C, um poderoso antioxidante natural. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, inflamações e varrer os radicais livres nocivos.

beneficios da ameixa

5. Benefício da Ameixa no Combate ao Envelhecimento:

O fruto contém flavonoides poli-antioxidantes fenólicos tais como a luteína, criptoxantina e zeaxantina, em quantidades significativas. Estes compostos eliminam os radicais livres e espécies reativas de oxigênio que atuam em processos de envelhecimento e de várias doenças.

A zeaxantina, é um carotenóide importante, concentrado na mácula lútea da retina, onde proporciona funções antioxidantes e protege a retina dos raios ultravioletas nocivos.

6. Promove a Saúde Óssea:

Por Promover a Saúde Óssea este é considerado um importante Benefício da Ameixa. Muitas pesquisas também têm demonstrado os Benefícios da Ameixa na manutenção e recuperação da densidade óssea.

Os flavonoides e demais compostos fenólicos presentes na fruta auxiliam na reversão da perda de massa óssea. A Ameixa também contém boro, um micronutriente que desempenha papel importante na ossificação e manutenção geral da densidade óssea.

7. Benefícios da Ameixa Para Saúde da Pele:

Como se trata de um fruto com alto teor de vitamina A (ácido retinoico), é responsável pela renovação da pele e manutenção do aspecto jovem e radiante. Também, ajuda na prevenção de rugas e reduz o número de manchas.

8. Benefício da Ameixa Contra a Coagulação Sanguínea:

Por ser um alimento rico em vitamina K, propicia a qualidade da coagulação sanguínea, e evita problemas relacionados.

9. Ajuda a Regular o Funcionamento do Intestino:

Este também está entre os principais Benefícios da Ameixa. Uma das propriedades mais conhecidas das ameixas são os seus efeitos laxativos, auxiliando pessoas que possuem um trânsito gastrointestinal mais lento e que com isso sofrem com Constipação.

Esta ação também se devem à presenças das fibras insolúveis que não conseguem ser digeridas e absorvidas no intestino delgado e continuam até o intestino grosso, onde absorvem água e facilitam a eliminação das fezes.

Além disso, ameixas também contém sorbitol, um poliol de efeito conhecidamente laxativo, pelo mesmo princípio que as fibras: absorve água estimulando o funcionamento do intestino.

Um bom funcionamento intestinal está diretamente ligado à disposição, bom humor e redução do risco de câncer de intestino.

10. Benefícios da Ameixa Para Prevenir a Obesidade:

As ameixas possuem compostos flavonoides e fenólicos, que podem ser essenciais para lutar e eliminar os efeitos ocasionados pela Síndrome Metabólica. Esta doença tem atingido diversas pessoas na atualidade, e é ocasionada pela obesidade.

11. Benefícios da Ameixa Para Boa Digestão:

A presença de muitas fibras na Ameixa auxilia na regulação do sistema digestivo. Tanto é, que elas são famosas pelo efeito laxativo e tratamento de constipações.

||→ Leia Agora!  Os 20 Benefícios do Salak Para Saúde

12. Benefício da Ameixa Para Aumentar a Imunidade:

A Ameixas é benéfica no fortalecimento da defesa imunológica do organismo, devido à presença de vitamina C. Esta promove a resistência do organismo contra várias infecções e inflamações. Pesquisa feitas mostraram que as ameixas têm componentes que estimulam a produção de óxido nítrico no corpo, componente conhecido por frear a metástase de células tumorais.

beneficio da ameixa

13. Ajuda a Reduzir o Colesterol Ruim:

Este é um rico Benefício da Ameixa. Nutrientes presentes nas ameixas como as fibras insolúveis são metabolizadas pelas bactérias do intestino grosso, produzindo ácidos graxos de cadeia curta, entre eles o ácido propiônico, que tem demonstrado ter papel inibidor sobre umas das principais enzimas envolvidas na produção endógena de colesterol, a HMG-CoA redutase.

Com uma menor atividade dessa enzima, menos colesterol é sintetizado, reduzindo seus níveis no sangue. Além disso, as fibras solúveis se ligam aos ácidos biliares, removendo-os pelas fezes. Os ácidos biliares são sintetizados pelo fígado a partir do colesterol, e têm papel fundamental na digestão de gorduras.

Com a indução da eliminação desses ácidos pelas fibras presentes nas ameixas, o fígado tem que usar mais colesterol para sintetizar mais ácidos biliares, o que também favorece a redução dos níveis plasmáticos desse esteróide.

14. Benefícios da Ameixa Para o Sistema Nervoso:

Pelo fato de ser um alimento rico em vitaminas B6, a Ameixa auxilia na transmissão e condução de sinais nervosos. Também, propicia o aumento da produção de serotonina, que desempenha importante papel no sono e concentração.

15. Benefício da Ameixa Contra a Diabetes:

As ameixas exercem efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos das ameixas auxilia na redução dos níveis de glicose e de triglicerídeos no sangue. Os flavonoides presentes nas ameixas ajudam a evitar a resistência à insulina.

16. Ajuda na Regulação da Glicose:

A Ameixa pode ajudar a controlar a glicemia por apresentar um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados no sangue na forma de glicose.

Elevados índices de glicemia estão associados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 e outras doenças metabólicas, além de serem inimigos e um dos maiores desafios de quem quer perder gordura e manter ou ganhar massa magra.

A glicose na corrente circulatória estimula a secreção de insulina, um hormônio anabólico que favorece o acúmulo dessa glicose na forma de gordura. Quanto mais glicose, mais insulina e maior o depósito na forma de lipídeos.

Além disso, o consumo da Ameixa com outros alimentos reduz o índice glicêmico da refeição como um todo, o que é extremamente benéfico.

17. Benefícios da Ameixa Contra a Ansiedade:

As ameixas tem efeitos ansiolíticos, semelhantes aos dos antidepressivos. Assim, pode-se ter uma melhora em sintomas relacionados ao estresse e crises de ansiedade.

||→ Leia Agora!  Os 4 Beneficios do Damasco para Saúde

18. Benefício da Ameixa Contra o Câncer:

A Ameixa possui diversos compostos responsáveis por atividade oxidante corporal. Esta, é capaz de eliminar as células cancerosas e tumorais através de um mecanismo de morte programa chamado de apoptose.

Também, pela presença de ácido clorogênico, podem ter um efeito curativo sobre o câncer de mama, sem que isso prejudique as células saudáveis.

19. Favorece a Perda de Peso:

Sem sombra de dúvidas, este é considerado um importante Benefício da Ameixa. Apesar de o consumo de frutas ser visto com cautela por nutricionistas e por quem deseja emagrecer devido às altas concentrações de açúcar, a Ameixa pode ser uma aliada na perda de peso. Isto porque ela é rica em fibras, uma porção de 100g da fruta fresca, possui aproximadamente 2,4g de fibras alimentares.

As fibras exercem um papel importante no trânsito gastrointestinal e na saciedade. Elas aumentam o tempo que o alimento permanece no estômago e absorvem água, aumentando o volume do bolo alimentar. Assim, induzem uma sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a fome e com isso a ingestão de mais calorias.

Um estudo da Universidade de Liverpool demonstrou o efeito do consumo diário de Ameixa como auxiliar na perda de peso. Cem homens e mulheres obesos ou com sobrepeso que não tinham o hábito de consumir fibras na sua dieta, foram divididos em dois grupos, um deles consumiu Ameixa diariamente (mulheres 140g e homens 171g) e o outro apenas seguiu uma dieta saudável tradicional.

Observou-se uma perda de peso e redução da circunferência abdominal no grupo que consumiu ameixas de, em média, 2,0kg e 2,5cm. Valores superiores aos que foram observados no segundo grupo, que perdeu 1,5kg e 1,7cm respectivamente. O efeito foi atribuído às propriedade das ameixas de aumentar a saciedade devido às fibras.

20. Benefícios da Ameixa no Combate a Fraqueza:

Estudos constataram que as Ameixas são ricas em potássio. Encontrado em grandes quantidades no cérebro, o fósforo é fundamental para combater a debilidade cerebral. Além disso, o fósforo também é importante no equilíbrio hormonal e diminuição da fadiga e fraqueza do corpo.

ameixa seca

Como Consumir a Ameixa:

Para se obter os Benefícios da Ameixa, o ideal é que seja consumida frequentemente. 3 ou 4 ameixas por dia é o suficiente.

É importante cuidar com o o excesso: a fruta contém grande quantidade de oxalato, substância que, se for consumida em excesso, pode levar à formação de cristais na urina, dando origem ao cálculo renal.

Efeitos Colaterais da Ameixa:

A boa concentração de fibras é um grande responsável pelos Benefícios da Ameixa. Mas devido a esta alta concentração de fibras, o consumo de Ameixa em alta quantidade pode levar a complicações de doenças como a colite ulcerativa.

Portanto, pacientes com essa e outras doenças do trato gastrointestinal devem antes consultar seu médico e nutricionista sobre o impacto do consumo dessa fruta.