dicas Dicas de Saúde dieta exóticas Frutas planta vitamina

Os Benefícios Cupuaçu para uma Pele Saudável

Os Benefícios Cupuaçu para uma Pele Saudável
Avalie esta postagem

Fruto típico da região amazônica, dono de um perfume doce, forte e bastante singular, o cupuaçu pode chegar a medir até 25 centímetros, e apresenta uma forma oval. Provindo de uma árvore de 15m de altura chamada cupuaçueiro, o fruto apresenta uma cor castanha escura que dá um aspecto feio e estranho, mas ele apresenta uma enorme bagagem de benefícios para a nossa saúde e o nosso organismo. Ele pode ser acrescentado à sua dieta em forma de mousse, geleias, doces, sorvetes, compotas, licores, vinhos, e o mais clássico: pelo sumo, que apresenta um sabor azedinho e suave. Ele também é muito utilizado na produção de cosméticos, apresentando um maravilhoso efeito de protetor solar, protegendo nossa pele do cancro e de outras doenças características.

Benefícios do cupuaçu para a saúde e boa forma
Vejamos a seguir como as propriedades do cupuaçu proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o cupuaçu afinal?
Ajuda na função metabólica
Em alguns países, o cupuaçu é vendido como comprimido ou pó, como nos Estados Unidos. Como ele auxilia na função metabólica, ele é um suplemento extremamente eficaz para a perda de peso e de gordura corporal. Esse processo acontece pois seus micronutrientes aumentam os níveis de energia, o que consequentemente aumenta a perda de gordura e evita que ela seja armazenada.
Outro ponto positivo é que os benefícios do cupuaçu são comparados aos efeitos da cafeína, mas por não ter cafeína em sua composição, o cupuaçu é considerado ainda mais saudável. Além disso, uma de suas funções primárias é de estimular o sistema imunológico.
Melhora o funcionamento do intestino e dores abdominais
Os benefícios do cupuaçu ao funcionamento do intestino se dão graças às vitaminas e minerais em sua composição, que estimulam o sistema gastrointestinal.
Antigamente, as sementes de cupuaçu eram usadas nas aldeias indígenas para pessoas com dores abdominais ou para mulheres com dor de parto. Eles mastigavam a semente com o intuito de melhorar essas dores. Outro fato cultural usado por índios era o suco da fruta, que era abençoado por xamãs e dados a mulheres grávidas e recém-casados que desejavam ter filhos. Por conta desse fato, até atualmente a fruta é utilizada para pessoas com dores abdominais.cucupu
Fornecedor de Energia 
Assim como o açaí, o cupuaçu é um ótimo alimento para ser usado antes de alguma atividade física para gerar uma boa quantidade de energia.
Por aumentar o nível de energia, o cupuaçu auxilia em uma maior queima de calorias. Ele possui o efeito semelhante da cafeína, como dito anteriormente, e ainda mais saudável. Uma boa dica é misturar o açaí com o cupuaçu, gerando maior energia com o sabor ficando inigualável.
Auxílio na perda de peso e redução de gordura
A vitamina C, presente na fruta, auxilia na perda de peso e de gordura corporal naturalmente pois produz a carnitina, uma substância que transporta as células de gordura para as mitocôndrias, onde há a transformação de gordura em energia.
Quando os níveis de vitamina C do corpo diminuem, não há a produção de carnitina suficiente, havendo o excesso de gordura. Ou seja, graças à presença da vitamina C, a queima de gordura e a consequente perda de peso são benefícios do cupuaçu para a boa forma.
Quando o corpo possui quantidades baixas de vitamina C, o hormônio do estresse, o cortisol, é liberado na corrente sanguínea. A presença de muito cortisol estimula o ganho de peso, pois o hormônio “avisa” ao cérebro para estocar gordura no abdômen. Com a ingestão do cupuaçu e consequentemente vitamina C, há o balanço do nível de cortisol.
Por ser um excelente antioxidante, a vitamina C também previne o envelhecimento e doenças degenerativas. Além disso, é fundamental na formação do colágeno (proteína que estrutura vários tecidos, como a pele), deixando a pele mais firme e com mais elasticidade.
 Ação anti-inflamatória
O consumo frequente de cupuaçu combate inflamações e fadiga.
Maior saciedade
Por conter muitas fibras em sua propriedade, a fruta promete garantir maior saciedade por mais tempo, outro ponto positivo para usá-la nas dietas.
Combate ao câncer e rejuvenescimento
Cientistas descobriram um novo antioxidante presente na fruta, o Theograndins. Ele mostrou autonomia e promete destruir células cancerígenas do cólon e combater danos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso que ele é considerado como uma fonte da juventude.
Níveis de colesterol ruins diminuídos
Os ácidos graxos essenciais encontrados no cupuaçu também diminuem o colesterol e neutralizam os efeitos nocivos do colesterol ruim. Isso acontece porque ele defende o organismo contra a deterioração oxidativa de lipídios.
Pele saudável
Conhecida por ser a fonte da juventude, é possível encontrar a fruta na composição de alguns produtos estéticos, como shampoos, cremes hidratantes, etc.
Outra dica interessante é a manteiga de cupuaçu, ela é cremosa e transmite benefícios do cupuaçu para a pele, entre eles retardar o envelhecimento precoce, aumentar a elasticidade, reduzir o aparecimento de rugas, calmante de irritações da pele, hidratante para a pele e também pode ser usada como um protetor solar natural, pois consegue bloquear os raios UVA e UVB de chegar ao tecido.
Acredita-se ainda que existem outros benefícios do cupuaçu para a saúde, tais como:
Fortalecimento do sistema imunológico;
Ajuda na melhoria da memória;
Mantém o humor balanceado;
Estes dois últimos benefícios do cupuaçu são atribuídos à composição de ácidos graxos da fruta.

Bom para quem deseja emagrecer!
Além de vitaminas e minerais, a fruta contém a fibra solúvel denominada pectina, que auxilia no emagrecimento, porque produz um efeito sociogênica, encontrado em muitos remédios de combate à obesidade.

Você pode utilizar o cupuaçu como um grande aliado no caso de desejar emagrecer, porém lembre-se que o melhor jeito de conseguir combater aqueles indesejados “quilinhos a mais”, de forma saudável, é aliando uma alimentação rica em nutrientes e com baixo teor calórico à prática de atividades físicas.

Propriedades
Sua composição nutricional é rica. O cupuaçu possui fito nutrientes antioxidantes; nove antioxidantes poderosos como a vitamina A e vitamina C; vitaminas B1, B2, B3, aminoácidos, polifenois únicos; fibras, e além disso também possui minerais como cálcio, fósforo, selênio, entre outros.cucupu-cucupu
Dicas
O cupuaçu pode ser consumido de várias maneiras. Suas sementes podem ser refinadas do mesmo modo que fazem com o cacau, e podem ser adicionadas em algumas bebidas.
A fruta pode ser adicionada à sua dieta sobre diversas formas, entre elas: mousses, licores, vinhos, geleias, sorvetes e outros doces a partir de sua polpa. Algumas pessoas utilizam a fruta como um suplemento dietético.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.