saúde

Os Benefícios da Cajá para Saúde e Dieta

Os benefícios do cajá podem ser mais significativos do que você espera, já pensou no uso medicinal e alternativo que você poderá usufruir com essa fruta? Abaixo serão abordadas algumas razões que te convencerão a tornar a presença do cajá mais constante em suas refeições e lanches. O seu cheiro é tentador, e irresistível para pássaros e insetos que se alimentam dessa fruta de sabor singular. Uma alimentação saudável deve conter uma ampla variedade de frutas, para que assim a sua nutrição seja completa, por isso, conhecer as propriedades contidas nelas é importante para a realização de combinações e escolhas certas.

Para quem não conhece o cajá é uma fruta originalmente da América Central e é encontrada em grande quantidade nas regiões Norte e Nordeste, mais precisamente na região sul da Bahia. Conhecido por ser uma fruta exótica e nutritiva o cajá mede por volta de 7 a 10 cm, tem uma forma cilíndrica, oval e pesa no máximo 100 gramas.  Sua árvore chega a atingir 20 metros de altura, por ser muito alta dificulta na hora da colheita, então é necessário esperar que os frutos maduros caiam da árvore. Ao cair da árvore muitos frutos são danificados e perdem o líquido, entrando em processo de fermentação, sendo assim a colheita do fruto acontece duas vezes ao dia, evitando desperdícios e ataques de formigas, insetos e roedores à fruta

Informações gerais e propriedades

A fruta é pertencente ao gênero Spondias, e é nativa da América. Generalizadamente falando, a fruta pode ser encontrada em uma ampla variedade de cores, sendo verde, roxa, vermelha, laranja, e a mais comum, amarela. A pele mais fina cobre a polpa da fruta que, é amarelo rosa, a qual possui textura semelhante a outras frutas. Os benefícios do cajá não se limitam apenas à riqueza de antioxidantes, por isso é conveniente desbravarmos suas funcionalidades.

A árvore que dá os frutos pode crescer até 20 metros de altura, e as folhas possuem de 20 a 45 centímetros de comprimento. A fruta pode ser vista inicialmente na coloração verde, mas a luz é responsável por converter a cor em amarelo dourado no processo de amadurecimento. Nesse período é possível notar uma pele mais resistente e fina, além do sabor ser mais apetitoso e com característica ácida. O cajá é frequentemente preparado com açúcar, caldo de cana, geleias, sucos e sorvetes, formas comuns para neutralizar a sua acidez.

Devemos abordar não só a presença do cajá nas refeições, mas também a sua importância como remédio para inúmeras condições físicas. Quando falamos da fruta, não nos limitamos somente à polpa, mas também às partes da arvore, sua casca, folhas e raízes. O Centro de estudos de medicina de ervas da América do Sul demonstrou que as folhas e cascas do cajá são amplamente utilizadas como remédio para induzir a um melhor parto, livre de muito sangramento e dores.caja

As folhas de cajazeira também atuam como remédio para tratamento de problemas digestivos, como diarreia, dores estomacais, cólica, prisão de ventre, dispepsia, e muito mais. A aplicação destas ainda pode agir na cicatrização de feridas, cortes, queimaduras e acnes. A eficiência ainda pode ser estendida para o tratamento de hemorroidas.

Os Nutrientes do cajá

É rico em sais minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro. O Cálcio fortalece os ossos evitando a osteoporose, o fósforo é fundamental na estrutura óssea e atua na contração muscular, e o ferro aumenta as energias do corpo e fortifica as defesas do organismo. É uma excelente fonte de vitaminas A, B e C. É mais conhecido por ser fonte de vitamina C que é antioxidante e combate os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento do câncer. Apresenta Fibras que aumentam a sensação de saciedade e tem pouca caloria, é incluso na maioria das dietas para emagrecimento.

As formas de consumo da fruta

Por ser uma fruta ácida, normalmente não é consumido ao natural. Existem diversas maneiras de se consumir o cajá. Ele pode ser consumido como suco, sorvete, geleias, vinhos, licores, refrescos, polpas e também como caipirinha, a mais apreciada pelas pessoas que consomem a fruta

Presença de vitaminas

O cajá é fonte das vitaminas A, B e C, trazendo para o organismo, inúmeros benefícios. A vitamina A, por exemplo, faz bem para a pele e mucosas, além de ser importante para a visão e ter capacidade funcional dos órgãos reprodutivos. Pode também ser útil para a prevenção da famosa TPM. A vitamina B, garante também a saúde da pele, regula o apetite, melhora o metabolismo do organismo e previne doenças do sistema nervoso. Já a vitamina C, a mais conhecida pela maior parte da população é uma fruta antioxidante trabalha no combate dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento e pelo câncer, além de prevenir resfriados e gripe.

A partir de agora vamos apresentar todos os benefícios do cajá através de suas propriedades, e assim você compreenderá para que serve a fruta em seu organismo.

Fonte rica de vitamina C

Os cajás são ricos em vitamina C, que além de ser uma vitamina essencial, ainda age como um antioxidante natural, melhor protegendo seu corpo contra diversos danos causados por radicais livres, o que reduz potencialmente o risco de ocorrência de doenças cardíacas e também a ação de células cancerígenas.

Ao consumir uma porção de 100 gramas de cajás, você estará fornecendo ao seu corpo cerca de 46,4 miligramas de vitamina C. Adicionando essa porção à sua alimentação, você garantirá de 39 a 49% da dose diária necessária dessa vitamina para seu corpo se manter saudável.

A vitamina C ainda melhora a ação de seus sistema imunológico e contribui com a produção de colágeno, responsável pela saúde da pele, ligamentos, tendões e cartilagem se manterem saudáveis. Sendo fonte dessa vitamina, o cajá ainda pode reduzir as fadigas pós-treino, já que age para combater o cansaço, o que garante um melhor desempenho, resistência e condicionamento. O cajá ainda pode ajudar a evitar possíveis gripes.

Combate a anemia

Consumindo 100 gramas de cajá, a fruta contribuirá com 2,8 miligramas de Ferro para o seu corpo. Essa porção equivale de 15,5 a 35% da ingestão recomendada por dia. Esse nutriente é essencial para a função geral de seu organismo, pois assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos indispensáveis para o transporte de oxigênio por todo o corpo.

A hemoglobina é armazenada nas células vermelhas do sangue, dessa forma, quem possui alta quantidade de Ferro na dieta, garante produção regular de glóbulos vermelhos, evitando problemas como a anemia, fator muito comum para pessoas que adotam dietas sem orientação médica e com desequilíbrios nutricionais.

Protege contra doença cardíaca

O sistema cardiovascular pode ser um dos afetados pelos benefícios do cajá, pois estudos identificaram a eficiência de antioxidantes contidos na fruta. As pesquisas demonstraram que os cajás são naturalmente ricos em antioxidantes, se comparados a medicamentos destinados a tratamentos do coração. Ainda foi possível descobrir que a fruta é capaz de reduzir os níveis de colesterol total.

Carotenoides

Essa fruta é fonte rica de carotenoides e beta-cripto xantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-cripto xantina nada mais é que uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A. Reconhecer os carotenoides entre os benefícios do cajá é destacar a ação eficiente para a saúde no crescimento dos ossos, visão, além de aumentar a imunidade por meio do desenvolvimento de células brancas do sangue. Vale ressaltar que o beta-cripto xantina é um carotenoide solúvel em gordura.

Baixo teor de gorduras

Sendo uma das principais preocupações, você gostará de saber que o cajá não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Fruta com teor baixo de gordura, o cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

Dentes e ossos fortes

Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, o Cálcio pode ser encontrado em abundância no cajá. Adotar uma dieta equilibrada contando com a presença dessa fruta pode ser o diferencial que você esperava para ter ossos mais saudáveis e um sorriso que evidencia toda sua saúde.

O fornecimento regular de Cálcio prepara seus ossos para diferentes adversidades, eles podem melhor responder aos estímulos, e a possibilidade de torções e lesões é reduzida significativamente. A vitamina A também apoia o estado saudável dos ossos de seu corpo. Mais um dos benefícios do cajá é auxiliar no combate à osteoporose.

Previne a TPM

A fruta pode assumir um papel importante sobre os hormônios femininos. Sabemos que o ciclo menstrual é repleto de variações de humor, e o cajá aparece como fonte de vitamina A,B, C e muitos minerais importantes. A combinação de nutrientes contida na fruta pode reduzir as oscilações de humor comuns nos períodos de TPM.

Ajuda a perder peso

O cajá pode ser uma fruta amiga que lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, o cajá pode ajudar você a emagrecer. A fruta é rica em fibras, e estas assumem um papel importante, pois possibilitam o funcionamento regular do intestino, contribuindo para que você elimine as toxinas indesejáveis do corpo.

Seu corpo se manterá mais “limpo”, mas você ainda notará que o cajá pode proporcionar sensação de saciedade, o que evitará que você consuma porções  de comida com excesso calórico, assim respeitando as suas necessidades. A sensação de saciedade é muito importante no processo de perda de peso, pois os casos de ansiedade e compulsão alimentar são mais comuns que imaginamos.

Como se não bastassem os benefícios do cajá para a conquista da boa forma, ele é pouco calórico, sendo que se você consumir 100 gramas da fruta, estará adicionando apenas 90 calorias ao seu plano alimentar.caja-caja

Apoia o sistema nervoso

Não pense que o cajá é a exceção entre as fontes de vitamina B, muito pelo contrário. Demonstrando a sua eficiência completa, a presença do cajá no plano alimentar não só pode ajudar no controle do sistema nervoso de mulheres no ciclo menstrual, mas a todos os amantes da fruta. O controle de ansiedade, fome, depressão e compulsão alimentar se estende a todo o sistema nervoso, representando benefícios do cajá para qualquer pessoa, independente da faixa etária ou sexo.

Melhora a saúde dos músculos

O cajá conta com os melhores nutrientes, os quais se responsabilizam por auxiliar na atuação das moléculas de ATP. A fruta é rica de Fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular, ou seja, pode ser muito eficiente se incorporada a dieta voltada para hipertrofia e ganho de músculos, já que contribui com a saúde da massa muscular.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.