Os 20 Benefícios da Fruta Biri-biri Para Saúde
4.7 (93.33%) 12 votes

Benefícios da Frutas Biri-biri Para saúde em geral do nosso corpo. Além disso, regular a pressão arterial é uma função excelente do Benefício do Biri-biri. No entanto, o Biri-biri (Averrhoa bilimbi) é um fruto originário das Ilhas Molucas, sendo cultivado em países de clima tropical e conhecido como bilimbi, bilimbino, azedinha e limão caiena. Ele é cultivado no sudeste asiático em países tais como Índia, Malásia, Tailândia e na América do Sul.

No Brasil, o fruto é encontrado principalmente no Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e na Bahia, sendo um condimento muito utilizado na culinária baiana e apreciado pelos baianos.

beneficios do biribiri O fruto é de ciclo perene, apresenta forma cilíndrica, possui cor esverdeada, tamanho que varia de 4 a 10 cm, tendo sabor bem ácido e altas doses de vitamina C.

O bilimbi é usado como substituto do limão na culinária, além de servir para preparação de vinagre, geleias e variados pratos típicos indianos. No Brasil ele é usado para realçar o sabor de variadas receitas, em saladas, picles e em vinagretes.

Utilizado ainda para a remoção de manchas de ferrugem em roupas e para dar brilho em peças metálicas.

O fruto ainda possui propriedades terapêuticas, sendo utilizado para controle das taxas de triglicerídeos, colesterol, hipertensão, diabetes e para uso local nas picadas de criaturas venenosas.

O Biri-biri apresenta altos níveis de ácido oxálico, que em doses excessivas poderão ser maléficas para a saúde dos rins.

Características da planta: Árvore de até 15 m de altura, tronco com casca lisa e escura. Folhas formadas por muitos folíolos, pilosos. Flores pequenas, vermelho-claras, aromáticas, presas aos ramos e tronco.

Especificações do Fruto:

Alongado, levemente sulcado, superfície lisa de coloração verde-amarelada. Polpa amarelo-clara envolvendo 2 sementes, elípticas e brancas. Frutifica de setembro a novembro.biri

Cultivo do Biri-biri:

Origem e dispersão: o bilimbizeiro é originário do Sudeste Asiático e foi provavelmente introduzido no Brasil pela região Amazônica através de Caiena, de onde vem o nome limão-de-caiena.

O bilimbi é uma fruta muito próxima da carambola. Pouco menor do que esta e um pouco mais esverdeado, o bilimbi difere da outra basicamente por seu formato mais alongado e por apresentar o conhecido aspecto de estrela menos definido. Sua polpa firme e seu suco abundante contem, também como a carambola, altos teores de vitamina C e de ácido oxálico.

A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias!

Um Estudo do Extrato da Fruta Mostrou Que Ela é Capaz de Diminuir em:

  • 50% as taxas de glicose do sangue,
  • Diminui os triglicerídeos em 130%
  • Possui alta concentração de vitamina C.
  • O azedinho do Biri-biri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num
  • delicioso e refrescante suco.
  • Propriedades medicinais, regula a pressão arterial, colesterol e diabetes.
||→ Leia Agora!  Os 30 Benefícios do Cupuaçu Para Saúde!

cha-dor-nos-ossos-1

Veja Agora Outros Benefícios do Biri-biri Para Saúde:

1. Benefícios do Biri-biri No Combate a Tosse:

O extrato da fruta Biri-biri foi adicionado ao xarope contra a tosse, devido aos seus Benefícios na redução da tosse e do corrimento nasal. O sabor azedo também torna o xarope contra a tosse mais palatável.

2. Eficaz no Tratamento de Caxumba:

A caxumba (parotidite epidêmica) é uma doença causada pelo vírus da caxumba. Este vírus ataca as glândulas salivares parótidas, pode ser uma ou ambas as glândulas parótidas.

A doença resulta em inchaço doloroso nas glândulas parótidas. Colocar a pasta de hastes jovens e folhas de Biribiri com alho (ver ponto 5) pode dar um efeito positivo na redução do inchaço.

3. Possui Efeito Antibiótico:

A seiva de hastes jovens e as folhas são usadas na medicina tradicional para reduzir inchaço, reumatismo, coceira e picadas de insetos. As hastes e as folhas jovens são purê com 3-4 dentes de alho e transformadas em pasta lisa.

A pasta é aplicada na área afetada da pele. O efeito adstringente reduzirá o inchaço e a dor no reumatismo, reduzindo também o inchaço causado por erupções cutâneas e picadas de insetos.

4. Benefícios do Biri-biri Na Redução  da Febre e Gripe:

A decoção de frutas Biri-biri já foi usada há séculos para tratar a febre. A flor é transformada em infusão para tratar frio e tosse. A alta vitamina C nesta fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

5. Beneficio do Biri-biri Para Saúde Oral:

Você pode melhorar a sua higiene bucal bebendo o suco de Biri-biri diariamente. Ele ajuda a tratar o mau hálito, bem como doenças de goma, enquanto protege as cavidades dentárias. Ele também cuida de infecções, sapinhos, bem como a temida micose.

6. Benefício do Biri-biri No Combate a Alergias:

A alergia é uma condição causada pela hipersensibilidade do sistema imunológico do corpo para algumas coisas particulares fora do corpo. As coisas particulares podem ser alimentos, drogas, ar (causando rinite alérgica e asma), metais (causando dermatite), etc.

||→ Leia Agora!  Os 15 Benefícios do Morango Para Saúde!

beneficios do biri-biri

Os sintomas podem incluir olhos vermelhos, distúrbios respiratórios, corrimento nasal, prurido na pele, ainda mais sérios como Steven – síndrome de Johnnyson. Beber suco de fruta Biri-biri deixa a infusão regularmente pode reduzir as alergias.

7. Ajuda a Tratar Hemorroidas Inflamadas:

O xarope dessa frutas pode ser usado para tratar qualquer inflamação, incluindo hemorroidas. O efeito adstringente ajuda a reduzir o sangramento retal.

8.Benefícios do Biri-Biri No Tratamento da Obesidade:

Na Índia, as frutas Biri-biri são usadas na medicina tradicional para controlar a obesidade. As pessoas nativas acreditam que a fruta Biri-biri contém agentes anti-hiperlipidêmicos, de modo que pode evitar ganho de peso. Como já sabemos, a obesidade pode levar a várias doenças.

E também não parece ser bom; A obesidade é franzida em muitas culturas porque mostra falta de autocontrole e falta de auto-respeito. A obesidade também faz com que nossa pele e cabelo parecem aborrecidos e velhos.

9. Beneficio do Biri-Biri Para Acne:

Às vezes, os maus hábitos alimentares ou funcionamento inadequado do fígado desencadeia a acne e espinhas. Nesses casos, os chás de ervas podem funcionar como mágica para corrigir o problema. O Biri-biri, têm estabelecido reputação como tratamentos anti-acne e têm sido utilizados para este efeito em todo o mundo.

10. Benefícios do Biri-biri Na Melhora da Saúde dos Ossos:

Seus dentes e ossos ficam mais fracos e menos densos à medida que envelhecem. Os suplementos de cálcio podem ser uma boa opção, mas o preenchimento de alimentos ricos em cálcio é muito melhor.

Remédios Caseiros Para Garganta Inflamada Usando Biri-biri:

Verde ou maduro, ao contrário da carambola, o bilimbi é, quase sempre, considerado muito ácido e amargo para ser comido cru. Processado, salgado ou doce, o bilimbi tem os mesmos usos que a carambola: quando verde, serve para a confecção de conservas em pickles; quando maduro, aplica-se muito bem em receitas de geleias e compotas. Na culinária oriental o bilimbi é, também, bastante empregado como ingredientes no preparo de variados pratos salgados.

Segundo Pio Corrêa, o bilimbi nunca foi encontrado em estado silvestre sendo sua pátria, portanto, desconhecida como a da caramboleira. Supõe-se que ele deva ser originário do sudeste asiático, das ilhas da região da Malásia, onde até hoje é bastante produzida e comercializado.

Esse nome – bilimbi – é, aliás, uma simplificação da nome dado à fruta naquela região – blimbling asem que, por sua vez, é também semelhante ao nome dado à carambola por ali – bimbling manis – onde asem significa amargo, e manis, doce. Em inglês, o bilimbi é conhecido como cucumber tree fluit – significando, literalmente, a fruta da árvore do pepino – talvez uma referência ao fato de seu sabor e de sua aparência lembrarem os de um pequeno pepino.

||→ Leia Agora!  Os 35 Benefícios do Cambucá Para Saúde

Alguns Usos da Fruta Biri-biri:

Na Amazônia, onde se aclimatou muito bem, a bilimbi teria sido introduzido via Caiena, região das Guianas de onde viria o nome limão-de-caiena pela qual também é conhecido.

semelhante à caramboleira, é uma árvore relativamente adaptável a diversas condições climáticas, preferindo áreas com temperaturas médias de 25ºC, sem geadas, e precipitação pluviométrica acima de 1000 mm, bem distribuída.

Propagação: a propagação pode ser feita por sementes ou por enxertia, levando 5 a 6 anos para produzir no primeiro caso.biri-biri-quintal-vange

Variedades da Fruta Biri-biri:

Há variedades que produzem frutos com menor acidez, os quais podem ser consumidos crus.

Utilização: o fruto é considerado muito ácido para consumo ao natural. Geralmente é processado salgado ou doce para confecção de conservas em picles, condimentos, molhos e preservativos. Quando maduro é utilizado em geleias e compotas. Constitui boa fonte de vitamina C.

Efeitos Colaterais do Bilimbi:

O suco de frutas Biribiri contém alto ácido oxálico. O ácido oxálico pode formar oxalato em nosso corpo. Oxalatos tem sido conhecido por causar necrose tubular que leva à insuficiência renal aguda. Portanto, não devemos consumir esse fruto excessivamente. Basta consumi-lo moderadamente e a fruta lhe dará um corpo saudável.

No geral, Os Benefícios do Biri-biri para a saúde tem sido usada como medicina tradicional há séculos. Se você mora em áreas tropicais, será muito fácil encontrar esta planta. Também é muito fácil de crescer, para que você possa ter benefícios orais e de saúde ao cultivar esta planta.

Se você mora na área subtropical, você pode encontrar frutas Biribiri nos mercados asiáticos. Adicione-o às suas saladas, sumos, sopas ou curry para mantê-lo saudável. E lembre-se de consumir moderadamente os frutos Biribiri.