Scroll Top

alimentos saudáveis dicas Dicas de Saúde dieta Frutas hortaliça óleo natural Sementes Sucos Saudáveis tratamento

Os Benefícios das Frutas para bom Organismo

As frutas têm o poder de nutrir o organismo e contribuir para uma boa saúde, mas algumas ganham destaques no quesito beleza. Elas são capazes de contribuir duplamente para a maciez da pele e o brilho dos cabelos: ao serem ingeridas (trazendo benefícios de dentro para fora) ou incluídas em receitas de cremes e máscaras (potencializando o seu efeito embelezador de fora para dentro).

Aproveite seu próximo passeio na feira para encher o seu carrinho de frutas. Além de saborosas, elas contêm fibras e fitoquímicos que são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento

O QUE COMER

ABACATE: Não é à toa que muitas linhas de cosméticos utilizam essa fruta como ingrediente principal. Figura tradicional nas receitas caseiras de beleza, o abacate é rico em óleos naturais carregados de vitamina A, B e E e propriedades emolientes. Além disso, os flavonoides da fruta tem efeito antioxidante e protetor das células, contribuindo para o combate ao envelhecimento precoce.

ABACAXI: Também se destaca por seu poder antioxidante, capaz de retardar o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Tem muita vitamina C que, além de prevenir doenças e organizar o funcionamento do organismo como um todo, participa da produção de colágeno, que traz viço e maciez à pele.

COCO: Em forma de óleo, é muito eficiente nas cicatrizações e, por isso, benéfico para recuperar peles secas e danificadas. É facilmente absorvido e pode ser usado também em esfoliações, que eliminam as células mortas e deixam a pele mais lisa. A água de coco faz muito bem aos cabelos, pois contém sais minerais que devolvem o brilho e fortalecem os fios.

LARANJA: Por ser rica em vitamina C, importante elemento do processo de formação do colágeno, preserva a firmeza, a elasticidade e a resistência da pele. No entanto, não costuma ser utilizada em máscaras de beleza, por conta da acidez.

PÊSSEGO: Já ouviu falar em “pele de pêssego”? Macia e aveludada, essa fruta é referência para descrever a sedosidade de uma pele bem cuidada, mas ajuda também a dar boa aparência para os cabelos e unhas. O betacaroteno, responsável pela cor amarelo-alaranjada do pêssego, se transforma, dentro do organismo, em vitamina A, que hidrata e recupera a pele.alimentos-saudavel

Banana – Rica em vitaminas do complexo B e C, a fruta mais brasileira de todas contém triptofano, elemento que aumenta os níveis de serotonina, controlando o desejo por doces. “As bananas, que muitos acreditam ter muitas calorias, oferecem um número bem razoável: uma unidade grande fornece apenas 120 calorias. Quando você precisa (ou deseja) perder peso, trocar uma caixa de bombom por uma fruta doce e suculenta pode ajudar muito!”, acrescenta Giovana.

Maçã – Auxilia a manter os níveis de colesterol estáveis, pois contem pectina, que dificulta a absorção das gorduras e também da glicose. Como também tem uma grande quantidade de potássio, ela elimina o sódio e o excesso de água retida no corpo. Além disso, a maçã é rica em vitaminas B1, B2 e niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

Melancia – Super hidratante, por ser composta por mais de 80% de água, a melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo A e B, além de promover uma verdadeira limpeza tanto no intestino, como no estômago.

Uvas – O seu bagaço reduz o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol. A uva também contém flavonoides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol.

Pera – A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água. Ela também é um poderoso diurético, combate os gases estomacais e intestinais e contém apenas 98 kcal.

Laranja – Muito famosa por seu alto teor de vitamina C que fortalece o sistema imunológico, a laranja também é rica em muitos outros compostos anticancerígenos.

Melão – Ajuda a estabilizar a pressão arterial, e possui níveis elevados de vitamina C, vitamina A, vitamina B6-, potássio, niacina, fibra dietética, e ácido fólico.

Morango – Rico em antioxidantes, o morango ainda é amigo do coração, por conter também antocianinas. Além disso, possui poucas calorias (cerca de 4 kcal por unidade) e retarda o envelhecimento.

FAÇA EM CASA

Com receitas eficientes de beleza que utilizam frutas e podem ser feitas em casa sem medo. Aproveite o baixo custo e a praticidade para sentir-se bem da cabeça aos pés!

CUIDADO AO PREPARAR RECEITAS CASEIRAS

CONSCIENTIZE-SE: Antes de manipular qualquer ingrediente – mesmo os naturais, como as frutas – informe-se sobre as propriedade deles. Normalmente, sempre há riscos associados à utilização de frutas diretamente sobre a pele. Os componentes podem causar manchas, queimaduras, provocar alergias e até lesões graves, que não podem ser totalmente recuperadas nem mesmo com tratamento médico.

FAÇA TESTES: Experimentar a preparação caseira numa pequena região do pulso (onde a pele é mais fina) é sempre recomendado antes de aplicá-lo no rosto ou corpo. O mesmo vale para os cremes de cabelo: teste nas pontas dos fios para garantir que dará tudo certo.

USE NA HORA: Nada de guardar cremes e máscaras para usar no dia seguinte. As frutas têm prazo de validade curto, especialmente depois de descascadas, e devem ser utilizadas imediatamente.

REDOBRE A ATENÇÃO AO UTILIZAR FRUTAS CÍTRICAS: Limão, laranja, caju e abacaxi têm substâncias fotossensibilizantes que, além de mancharem a pele, podem queimar. O figo, apesar de ter ação adstringente, também pode provocar queimaduras e até formar bolhas.

LOÇÃO TÔNICA

Ingredientes

2 kiwis

1 copo (250 ml) de suco de maracujá concentrado

Modo de Preparo

Amasse a polpa dos kiwis até ficar uma mistura homogênea. Aplique na pele, deixe por alguns minutos e enxague com água fria. Depois, faça uma compressa de suco de maracujá com gaze ou tecido leve. Espere 20 minutos e retire.

LOÇÃO ANTICASPA

Ingredientes

1 cebola grande picada

1 limão grande ou 2 pequenos

1/3 de abacate

Modo de Preparo

Junte a cebola, o limão com a casca e o abacate no liquidificador e bata bem. Aplique duas vezes por semana nos fios duas horas antes de lavar. Depois, lave bem e evite se expor ao sol.

HIDRATANTE PARA O CORPO

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo vegetal de abacate

3 gotas de óleo essencial  de lavanda

Modo de Preparo

Misture os ingredientes e passe no corpo. Não é necessário enxaguar.

HIDRATANTE PARA CABELOS SECOS

Ingredientes

1 abacate médio

1 clara de ovo

Modo de Preparo

Retire o caroço do abacate e raspe a fruta. Misture a polpa à clara do ovo e bata na batedeira ou no liquidificador até obter uma consistência homogênea. Aplique sobre os cabelos molhados e deixe por 20 minutos. Lave normalmente em seguida e repita a cada 15 dias.

ESFOLIANTE CORPORAL

Ingredientes

3 colheres (sopa) de óleo vegetal de amêndoas

2 colheres (sopa) de sal

2 colheres (sopa) de leite

10 gotas de óleo de semente de uva

Modo de Preparo

Misture o sal e o óleo de amêndoas e espalhe sobre a pele suavemente em movimentos circulares. Enxague com água morna, retirando completamente a mistura. Em seguida, junte o leite e o óleo de semente de uva e aplique sobre a pele com algodão para hidratar.

O óleo de semente de uva não tem contra indicações: pode ser usado em todos os tipos de pele. Rico em ácido linoleico, vitaminas e betacaroteno, ele dá mais elasticidade à pele, prevenindo a formação de rugas. Pode ser encontrado em lojas de óleos essenciais.

PRÉ-TRATAMENTO PARA CABELOS OLEOSOS

Ingredientes

1 maçã

½ limão

1 colher (sopa) de chá de hortelã

1 copo (250ml) de água

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique nos cabelos por cerca de 15  minutos antes de lava-los. Em seguida, retire, lave bem e evite se expor ao sol.

MÁSCARA DE MORANGO

Ingredientes

5 morangos frescos

1 colher (sopa) de leite

Modo de Preparo

Amasse os morangos com um garfo, acrescente o leite e misture bem. Espalhe pelo rosto e espere 20 minutos antes de retirar, com água corrente.

MÁSCARA HIDRATANTE

Ingredientes

¼ de abacate

3 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo

Amasse o abacate e misture ao mel, aplicando, em seguida, sobre o rosto (evite a área dos olhos). Deixe agir por 20 minutos e remova com água. A máscara é ideal para ser feita após a esfoliação.

PASTA DE MACIEZ

Ingredientes

1 abacate maduro

1 colher (sopa) de azeite

1 banana pequena

1 gema de ovo

Modo de Preparo

Aplique a pasta nos cabelos e massageie o couro cabeludo. Cubra com uma touca de banho e deixe agir por cerca de uma hora. Retire com uma ducha de água morna e em seguida lavem bem com xampu de sua preferência.

MÁSCARA PARA PELE SECA

Ingredientes

1 fatia de melancia sem sementes

1 colher (sopa) de mel

Modo de Preparo

Amasse a polpa de melancia numa vasilha adicione o mel, mexendo até adquirir consistência homogênea. Passe no rosto e pescoço e deixe agir por 15 minutos. Depois, lave com água fria.

A pele seca é a mais propícia a ter rugas, pois escama com facilidade e tem os poros fechados. Requer hidratação constante e potente.

MÁSCARA ANTIMANCHAS

Ingredientes

1 copo de iogurte desnatado sem sabor

1 colher (sopa) de aveia em pó

1 colher (sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira

Folhas frescas de alecrim

Modo de Preparo

Misture levemente a aveia e o mamão ao iogurte com um garfo até ficar homogêneo. Aplique no rosto previamente lavado, e cubra com folhas de alecrim. Deite-se e relaxe por 20 minutos, apoiando os pés numa almofada para deixa-los levemente acima do nível da cabeça. Retire a mascara com água fria, removendo os resíduos e enxugue bem. Para completar, utilize seu hidratante preferido no rosto e pescoço.

HIDRATAÇÃO DE CABELOS

Ingredientes

Água de coco natural (não utilize as de caixinha, que podem ter conservantes e outros ingredientes)

Modo de Preparo

Após lavar os cabelos, aplique sobre os fios, como último enxague.

CREME RESTAURADOR DE CABELOS DANIFICADOS

Ingredientes

2 bananas descascadas e amassadas

1 colher (sopa) de mel

Modo de Preparo

Misture as bananas descascadas e amassadas ao mel até conseguir um creme de textura homogênea. Aplique sobre os cabelos úmidos, deixando agir por 20 minutos. Repita 1 vez por semana para recuperar os fios danificados por química, mar e piscina.cestas-de-frutas

CREME PARA REDUÇÃO DE VOLUME

Ingredientes

2 bananas nanicas

1 colher (sopa) de óleo de girassol

Modo de Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea e consistente. Em seguida, passe nos cabelos e espere 30 minutos para lavar com xampu neutro.

CREME PARA DAR BRILHO AOS CABELOS

Ingredientes

1 pote (250ml) de iogurte natural integral

½ manga grande

1 colher (café) de óleo de girassol

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique a mistura nos cabelos, envolvendo os fios com uma toalha por 20 a 30 minutos. Depois, lave bem como de costume.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.