tratamento

Pés Rachados Elimine com Estes 10 Ingredientes

  • Os pés ressecados que muitas mulheres se queixam são o resultado de mais um verão que ficou pra trás.
    “O mais frequente na maioria das pessoas é o ressecamento provocado pelo atrito no andar com o pé descalço, andar com o pé na areia e o uso de sandálias abertas”.
    A bacharel em direito Mariana Villa Real passou um ano no Tocantins, onde o clima seco agravou o problema. “Meu calcanhar ficou extremamente ressecado. A pele ficou mais dura, mais espessa, até tinha aquela sensação de lixa, de tão áspero que estava. Algumas vezes aconteceu de o meu pé realmente descamar”, conta.
    Outros fatores estão relacionados às rachaduras. “Frequentemente, está relacionado com fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase. Problemas vascular também podem provocar ressecamentos nos pés”, esclarece a dermatologista.
    Nos casos mais complicados o tratamento deve ter a orientação de um dermatologista. “As fissuras podem sangrar, podem ser bastante dolorosas e também podem ser a porta de entrada de infecções bacterianas, uma vez que o pé está em contato com todo o meio ambiente”.rachados
    Em casos mais simples, basta reforçar a hidratação em casa. “Os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés acabam sendo aqueles cremes mais espesso, bem oleosinhos, mais umectantes. Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina, lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele”.
    Há uma dica simples, mas que sempre funciona. Após o creme, colocar um filme plástico nos pés na hora de dormir ou usar uma meia de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante e a pessoa, certamente, acordará com os pés muito mais macios.
    E há um alerta para quem tem o hábito de lixar os pés. “Se remover demais a camada de células mortas, o organismo reagirá e formará ainda uma camada mais espessa. Então, o ideal é lixar um pouquinho e hidratar muito bem o pé”, conclui a dermatologista.

Algumas das causas dos calcanhares rachados são:

– ar seco

– falta de umidade

– cuidados com os pés impróprios

– uma dieta pouco saudável

– usar o tipo errado de sapatos.

Existem vários remédios caseiros para os nossos calcanhares rachados que você pode tentar para resolver o problema. Aqui estão os 10 melhores remédios naturais.

O tratamento dos pés rachados

1. Óleo vegetal.
Uma variedade de óleos vegetais podem ser usados para tratar e prevenir os calcanhares rachados. O azeite de oliva, óleo de sésamo, óleo de coco ou qualquer outro óleo vegetal hidrogenado pode ser usado.

Para melhores resultados, use este remédio antes de ir para a cama para deixar tempo suficiente o óleo penetrar totalmente a sua pele.

> Como usar:

– Primeiro esfregue seus pés com uma pedra e depois lave ele normalmente.

– Aplique o óleo vegetal em toda a sua sola do pé.

– Coloque depois, um par de meias limpas e deixe descansar durante a noite, enquanto você dorme. Na parte da manhã, os calcanhares ficarão visivelmente mais suaves.

– Repita isso por alguns dias até que as rachaduras nos calcanhares sumam completamente.

2. Farinha de Arroz.
A esfoliação no calcanhar irá ajudar a remover a pele morta do ressecamento e rachaduras. A farinha de arroz pode ser usada como um esfoliante caseiro.

> Como usar:

– Para fazer a esfoliação, misture um pouco de arroz moído com algumas colheres de mel e vinagre de maçã. Mexa até que se fique uma pasta grossa. Se a rachaduras nos calcanhares é extremamente ruim, adicione uma colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

– Mergulhe os pés em água morna por 10 minutos e depois esfregue suavemente com a pasta de farinha de arroz.

3. Lilás indiano.
Lilás indiano, também conhecido como folhas margosa ou nem, contém propriedades fungicidas que são muito eficazes no tratamento de calcanhares rachados.

> Como usar:

– Esmague um pouco de lilás indiano para fazer uma pasta fina e adicione três colheres de chá de açafrão em pó. Misture bem.

– Aplique a pasta sobre as rachaduras e deixe por meia hora.

– Lave os pés com água morna e seque eles com um pano limpo.

4. Limão.
A propriedade ácida no limão pode ser muito eficaz na redução da pele áspera.

> Como usar:

– Aplicar suco de limão diretamente sobre a pele áspera.

– Outra alternativa é você mergulhar os pés por 10 a 15 minutos em água morna com suco de limão. Evite usar água muito quente, ela pode fazer com que seus pés fiquem mais ressecados ainda.

– Lave os pés com uma pedra e o sabonete de costume, e seque-os.

5. Água de rosas e glicerina.
A combinação de glicerina e água de rosas faz um tratamento muito eficaz para nossos calcanhares rachados. Glicerina amacia a pele, é por isso que ela é amplamente utilizada em cosméticos.

A água de rosas acrescenta vitaminas A, B3, C, D e E, e propriedades antibacterianas e antissépticas.

> Como usar:

– Basta misturar quantidades iguais de glicerina e água de rosas em um recipiente e esfregar sobre os calcanhares e os pés diariamente antes de ir para a cama.

6. Parafina.
Se as suas rachaduras nos calcanhares estão bem feias e causando muita dor, um tratamento com cera de parafina pode dar alívio rápido.

> Como usar:

– Misture a cera de parafina com óleo de mostarda ou óleo de coco e aqueça até que a cera derreta completamente. Deixe a mistura atingir a temperatura ambiente antes de aplicar ela em seus pés.

– Para melhores resultados, aplique a mistura antes de ir para a cama e retire na parte da manhã.

7. Banana.
As bananas maduras são um dos remédios mais baratos para calcanhares rachados e secos.

> Como usar:

– Amasse uma banana madura até formar uma pasta lisa. Limpe os pés bem e aplique a pasta de banana em seus pés.

– Deixe descansar por 10 a 15 minutos para que sua pele possa absorver. Lave seus pés suavemente com um pouco de água quente e, em seguida, mergulhe os pés em água fria por algum tempo.

– Faça isso diariamente por algumas semanas para deixar a sola do pé suave e macia.

8. Mel.
O mel tem propriedades hidratantes e antibacterianas, se tornando um excelente tratamento para calcanhares secos e rachados.

> Como usar:

– Misture uma xícara de mel em metade de um balde de água morna.

– Mergulhe os pés na água por 15 a 20 minutos.

– Esfregue os pés com suavidade.

9. Aqueça a água salgada.
Se você esta com os calcanhares rachados, é importante tomar um cuidado extra para manter eles bem hidratados.rachado-rachado

> Como usar:

– Mergulhe seus pés em água salgada quente por pelo menos 10 a 15 minutos. Em seguida, coloque os pés na água fria, isso vai ajudar a melhorar a circulação de sangue e aliviar a dor.

– Nos pés secos aplique algum creme para os pés ou vaselina para impedir a umidade. Para melhores resultados, coloque um par de meias e deixe descansar.

10. Vaselina.
Você pode usar vaselina na pele seca e áspera para evitar que fique com os calcanhares rachados. Isso vai deixar seus pés macios e bem hidratados.

> Como usar:

– Você deve esfoliar a pele morta de seus pés da maneira que achar melhor e regularmente, em seguida, aplique um pouco de vaselina que cubra a área do calcanhar inteiro.

– Depois de aplicar vaselina você deve cobrir os pés com meias de forma que a vaselina possa ficar em todo seu calcanhar. Isso impedirá que a sola fique com rachaduras e ajudara os seus pés a ficarem mais macios e bem hidratados.

– Para melhores resultados, tente seguir este remédio diariamente antes de ir para a cama.

Ao primeiro sinal de calcanhares rachados, experimente estes tratamentos naturais para restaurar a pele macia e suave das suas solas do pé. Mantenha seu corpo bem hidratado, bebendo muita água e seguindo uma dieta rica em ácidos graxos e ômega-3.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.