Doenças e Tratamentos

Pressão Arterial 15 Formas de Contro-la

Cerca de 30 de pessoas nos EUA sofrem de de hipertensão arterial, segundo recente estatística oficial. Isso a torna a terceira condição crônica mais comum daquela nação, vindo logo atrás da sinusite e da atrite. Mas ainda mais importante que a sua posição entre as demais afecções, é o que ela representa para as pessoas de mais idade. De todos os fatores de risco de infarto, a pressão arterial elevada continua a ter curioso grau de precisão em prever com exatidão quem vai sofre de doença cardiovascular depois dos 65 anos

Por outro lado, cerca de 70% dos pacientes sofrem de hipertensão leve, ou seja, com pressão diastólica entre 90 e os 105 mm Hg. E para essa população tem havido algumas modificações importantes no tratamento. Insite-se hoje no tratamento não-medicamentoso. “Para a maioria das pessoas com hipertensão leve, quase todos hoje concordam que o enfoque não-medicamentoso deve ser  a primeira linha de defesa ou deve ser pelo menos tentado”, As condutas abaixo destinam-se a ajudar os portadores de hipertensão leve a adquirirem bom controle sobre sua condição. Se você já estiver usando medicamento para pressão, convém reajusta a dose. Portanto, consulte o médico antes de implementar as modificações.arteriais

Observar o peso. “Embora haja muitos hipertensos magros, as pessoas obesas também tendem a apresentar três vezes mais casos de hipertensão do que as  de peso normal.” A obesidade começa quando se tem peso 20% acima do previsto para altura e estrutura ósseas. Embora os obesos não precisem perder tanto peso para controla a pressão arterial. Uma pesquisa israelense mostrou que os obeso com hipertensão arterial  podem atingir a pressão normal perdendo apenas metade do excesso de peso, embora permaneçam”consideravelmente obeso”.

“Mesmo com níveis relativamente menores de emagrecimento, consegue-se observar um declínio mensurável na pressão arterial“. Estimulamos as pessoas obesas a perderem todo o peso que puderem. Mas se não conseguirem muito com que o perderem já estarão ajudando a reduzir a pressão”.

A questão do sal. O elo entre o sódio e a hipertensão nunca foi comprovado sem margem de duvida. Mas o que se sabe é que provavelmente existe um subgrupo de hipertensos sensível ao sal, e que talvez você esteja nesse grupo. “Não há outra forma de saber se uma pessoa é sensível ao sal a não ser submetendo-a a uma dieta hipossódica e observando-se o efeito sobre a pressão arterial. Por isso, pedimos a todos os pacientes hipertensos que reduzem o sal para cerca de 5 gramas por dia, na esperança de que isso tenha uma dieta norte-americana típica, observa que “a maioria das pessoas, depois que o reduzem, passam a achar que não precisavam de tanto sal quanto consumiam”. Portanto, mantenha o sal baixo, mas não conte com isso para resolver todo o problema.

Elimine o álcool. Com a relação entre o consumo de álcool e a hipertensão arterial tem sido bem documentada, as pessoas com hipertensão devem limitar o consumo alcoólico. Por que não recomenda a todos os hipertensos que eliminem por completo o álcool? Os médicos fariam se certas pesquisas não tivessem revelado um fato curioso: as pessoas que bebem pequena quantidade de álcool por dia, têm pressão arterial mais baixa do que bebem mais do que essa quantidade e do que os que bebem nada bebem. “Dois drinques por dia aproximadamente, é provável que não tenham efeito prejudicial sobre a pressão arterial

potássio, por favor. O maior teor desse mineral pode ser grande valia no controle da hipertensão arterial. “O numero de hipertenso que respondem ao potássio parece depender do período. Numa pesquisa de duas semanas, observamos uma redução em 30% e numa de oito semanas, verificamos que 70% conseguem redução”. Os médicos acreditam que a quantidade total de potássio que consome não e tão importante quanto manter a proporção sódio/ potássio dentro de limites corretos. “Acreditamos que há um nítido benefício quando se ingere três vezes mais potássio do que sódio”. Se você estiver em dieta hipossistólica ingerido 2 gramas de sódio (2 gramas de sódio equivalem a 5 grama de sal de mesa) por dia, deverá ingerir 6 gramas de potássio”.

Como saber se está ingerido potássio suficiente? Ora, é praticamente impossível criar uma dieta hipossódica que não seja rica em potássio. E será difícil evitar o potássio se você se alimenta com ampla variedade de alimento naturais. A batata, as frutas frescas e o peixe estão repletos de potássio. Para calcular as proporções no entanto, você precisa consultar as tabelas e nutrição.

A importância cálcio. “O cálcio parece ter um feito favorável sobre alguma pessoas”, no entanto, a busca de quem respondem favoravelmente ao cálcio continua. Parece que os hipertensos sensível ao sal, que talvez componham metade das pessoas com hipertensão, são os mesmo que respondem bem ao cálcio”.

Evitar exercícios isométricos. “A ginástica como parte de um programa para reduzir a hipertensão, parece acrescentar algo ao tratamento”, como levantamento de peso, deve der evitada. Faz a pressão subir desmedidamente.

Ginástica aeróbica. Embora muitas pesquisa tenham demonstrado efeitos benéficos da ginástica aeróbica, a recomendação é ir com cautela. Começamos iniciar as pessoas com marcha acelerada por um percurso de 400 metros”. E vamos prosseguindo até que a pessoa percorra em marcha acelerada uma distancia de 1 600 metros. Depois damos início á corrida, mas com um exame físico e um eletrocardiograma”.

O exercício obriga os vasos a se dilatarem, que faz a pressão baixar.Embora suba durante o exercício, declina quando este acaba. Ao tornar subir, não e eleva tanto”.

A natação, marcha e o ciclismo são bons exercícios para hipertensos. “Você não deve correr”, observa cade. “Você faz a mesma coisa quando caminha, apenas leva mais tempo. O segredo é que para ser eficaz deve ser marcha acelerada, 400 metros em 4 minutos ou menos”.

Dieta vegetariana. As pesquisas revelam que os vegetarianos têm menor pressão arterial do que a população geral 10 a 15 mm Hg inferior, tanto para a sistólica quanto para a diastólica. O estranho contudo, é que ninguém sabe exatamente por quê. Mas os vegetarianos têm de fato uma pressão arterial inferior. Talvez porque tendam a não fumar, não beber e a não comer demais.

Tire a pressão você mesmo. No entanto a supervisão caseira traz outra vantagens, pode ajudá-lo a saber de que modo a dieta, a ginastica e os medicamentos interferem no problema. Pode também ajudar minimizar a reação ao “jaleco branco”, que muitas pessoas experimentam. Quando entram no consultório, ficam tensas e a pressão sobre drasticamente.

Exercícios isométrico. As pesquisas  mostram que atividades momentâneas de naturezas isométrica, como aperto forte de mão, pode elevar a pressão arterial e abolir a hipertensão. Antes de levantar-se da cama aperte uma mão contra a outra com força talvez consiga impedir o declínio da pressão ao colocar-se de pé

Exercícios mentais. O que mais espanta é que os pesquisadores verificam que certas operações aritméticas complexas, feitas mentalmente, (tentar contar de cem para trás de sete em sete, mais rápido que puder) elevam a pressão arterial e abortam a hipotensão até de forma mais eficaz que a atividade física.

Refeição menores e mais frequentes. Se você caracteristicamente tem hipotensão depois das refeição, experimente fazer refeição menores e mais frequentes durante o dia. Alem disso, descubra a quantidade de sal e liquido que o médico recomenda. A sua restrição pode levar á hipotensão.

Posição para dormi. A maneira como se dorme pode ter importância no controle da hipotensão. Procure dormi com a cabeceira elevada 10 a 15 cm acima dos pés da cama(use tijolos). Ao levantar, levante-se devagar, deixando os pés da cama durante alguns momentos antes de colocar-se de pé. Entre os aparelhos para medir a pressão, os médicos recomendam o eletrônica, que elimina a necessidade do estetoscópio e são mais fácies de usar.

Ser uma pessoa feliz. Foram testados pacientes hipertensos que não usavam medicamentos durante 24 horas e com monitores de alta tecnologia. Descobriu-se que a felicidade fazia a pressão sistólica declinar, enquanto a ansiedade fazia pressão diastólica subir. Também se constatou que as alterações da pressão arterial têm relação direta com a intensidade das emoções: quanto mais feliz a pessoa se sentia, mais declinava a pressão sistólica. Ao contrário, quanto mais ansiosa, mais subia a diastólica.

Os pesquisadores descobriram também que a ansiedade fora de casa faz a pressão subir mais do que dentro de casa. A lição, portanto, é: não se preocupe seja feliz, e estiver de se preocupar, preocupe-se na casa.

Procure falar menos. Embora não surpreenda que a discussão com o marido ou a mulher, ou a briga com patrão possa fazer a pressão subir, as pesquisa mostram que praticamente em qualquer conversa acontece isso.

Maior aumenta é entre os hipertensos. E esse efeito não se restringe á palavra falada, mesmo o uso da linguagem manual pelos surdos mudos causa elevações dramáticas de pressões arterial. Daí surgiu uma hipótese: talvez exista em seres humanos um “estado geral de comunicação” e esse estado talvez se vincule ao coração, fazendo com que aumente a sua atividade. Se for verdadeiro, essa maior atividade poderia resultar numa elevação inesperada da pressão durante atividades inocentes, como a de conversa com médico. arteriais-arterias

Verifique a pressão do cônjuge. Você provavelmente já ouvir a expressão: a de que os maridos e as esposas começam a ficar parecidos depois de muitos anos de casamento. No entanto, pesquisadores descobriram um fenômeno ainda mais estranho . Quanto mais tempo casadas duas pessoas, mais parecidas ficam as suas pressões arteriais.

para os pesquisadores, isso significar partilharem ambos os mesmo fatores de estresse ou outros de ordem emocional. “A comunicação, particularmente o lidar com conflito e o manifestar as emoções podem interferir no nível da pressão arterial entre ps dois”. Portanto,quando o médico disser que a sua pressão está alta, peça-lhe para verificar também a do seu companheiro. Se os dois estiverem na casa dos 60, a pesquisa diz que as pressões estarão muito próximas: só um ou dois pontos de diferença.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.