25 Propriedades do Cajá – Benefícios e Para que Serve!

Propriedades do Cajá – Benefícios e Para que Serve esta deliciosa fruta. Além do mais, o Cajá é uma fruta da cajazeira com nome científico Spondias mombin, também conhecida como cajá-mirim, cajazinha, taperibá, tapareba, taperebá, tapiriba, ambaló ou ambaró.

propriedades do cajaO Cajá é utilizado principalmente para fazer suco, néctares, sorvetes, geleias, vinhos ou licores e como é uma fruta ácida não é comum comer-se ao natural.

A variedade Cajá-umbú, que resulta do cruzamento entre a Cajá e o umbú, é uma fruta tropical do nordeste brasileiro utilizada principalmente na forma de polpa, sucos e sorvetes.

Os Benefícios do Cajá podem ser mais significativos do que você espera, já pensou no uso medicinal e alternativo que você poderá usufruir com essa fruta? Abaixo serão abordadas algumas razões que te convencerão a tornar a presença do Cajá mais constante em suas refeições e lanches.

Para Que Serve o Cajá?

O Cajá Serve principalmente para fazer suco, néctares, sorvetes, geleias, vinhos ou licores e como é uma fruta ácida não é comum comer-se ao natural.

A variedade cajá-umbú, que resulta do cruzamento entre a Cajá e o umbú, é uma fruta tropical do nordeste brasileiro utilizada principalmente na forma de polpa, sucos e sorvetes.

Os principais Benefícios do Cajá podem ser:

  • Ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias;
  • Melhorar a saúde da pele e dos olhos por ter vitamina A;
  • Combater as doenças cardiovasculares por ter antioxidantes.

Além disso, ajuda também a aliviar a prisão de ventre, principalmente a variedade de Cajá -manga, que se encontra mais facilmente na região nordeste do brasil e é rica em fibras.

Propriedades do Cajá:

A fruta é pertencente ao gênero Spondias, e é nativa da América. Generalizadamente falando, a fruta pode ser encontrada em uma ampla variedade de cores, sendo verde, roxa, vermelha, laranja, e a mais comum, amarela.

A pele mais fina cobre a polpa da fruta que, é amarelo rosa, a qual possui textura semelhante a outras frutas.

Os Benefícios do Cajá não se limitam apenas à riqueza de antioxidantes, por isso é conveniente desbravarmos suas funcionalidades.

25 Propriedades do Cajá → Benefícios e Para que Serve:

1. Protege Contra Doenças Cardíacas:

A fruta é responsável por dar um “up” na nossa saúde cardiovascular: “Extremamente rico em Vitamina C, essa substância age como antioxidante natural, protegendo o organismo dos radicais livres e prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC, derrame, infarto, por exemplo”, ressalta a nutricionista

2. Previne Osteoporose:

A fruta é fonte de cálcio, magnésio, potássio, minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos.

O potássio também apresenta melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.

3. Oferece um Bem-estar Geral:

Segundo a nutricionista, o fruto contém um elevadíssimo teor de carotenóides: “Essa substância contribui para saúde como um todo, deixando o organismo saudável e nutrido”, explica a profissional.

4. Previne a Anemia:

Rico em ferro, o fruto ajuda a prevenir a anemia. A doença reduz consideravelmente o número de células vermelhas e saudáveis no sangue, dificultando a circulação e a distribuição de oxigênio para os órgãos.

cajaA principal característica da anemia é a fraqueza e a fadiga, para isso, é indicado o consumo de alimentos ricos em ferro e de preferência, combinados com a Vitamina C, aumentando a absorção do mineral.

5. Previne a TPM:

Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, a fruta é uma ótima indicação para controlar esses incômodos: Por atuar nos hormônios femininos, já que contém vitaminas A, vitamina B e vitamina C, a futa ajuda a prevenir as oscilações de humor que ocorrem no período da TPM”, analisa a nutricionista.

7. Protege Contra Doenças Cardíacas:

O Cajá é rico em Vitamina C, que age como um antioxidante natural, e, por isso, protege o organismo de radicais livres e previne doenças cardiovasculares como o derrame, infarto, hipertensão, ataques cardíacos e arteriosclerose.

8. Apoia o Sistema Nervoso:

O Cajá é uma fruta que pode auxiliar no controle do sistema nervoso tanto de mulheres no período menstrual como de qualquer pessoa, independente do sexo ou idade.

A presença da vitamina B em sua composição explica essa situação. O Cajá pode ajudar no controle de ansiedade, depressão, fome e compulsão alimentar, fatores relacionados ao sistema nervoso.

9. Aumenta a Imunidade:

Ricos em Vitamina C, uma vitamina essencial para o nosso organismo, um agente que age como antioxidante natural, o caju ajuda na proteção do corpo contra inúmeros danos que são causados por radicais livres, o que pode ajudar na ocorrência de muitas doenças, como câncer, reduzindo as celular cancerígenas.

10. Baixo Teor de Gordura:

O Cajá é uma gruta que não contem gordura saturada ou colesterol, ela possui baixo teor de gordura. É uma ótima escolha para manter a qualidade de vida e manter o peso estável.

caja para que serve

11. Fortalece os Ossos e os Dentes:

O Cajá possui entre os seus principais nutrientes o cálcio, um mineral essencial para manter a saúde dos ossos e dos dentes. Por isso, inserir a fruta na sua alimentação diária pode fortalecer os seus ossos e se tornar o diferencial que você tanto esperava para ter um sorriso bonito e saudável.

Sendo assim, além de melhorar a resposta óssea para os estímulos corporais, você também pode reduzir os riscos de lesões e torções. Além disso, consumir Cajá também ajuda a prevenir a osteoporose.

12. Ajuda a Emagrecer:

Estava procurando aquela frutinha amiga para te ajudar na luta contra a balança? Pois bem! Inserir o Cajá na dieta pode ser a melhor forma de conseguir a silhueta que tanto deseja.

Isso porque a fruta é rica em fibras, nutrientes que ajudam a prolongar a sensação de saciedade no estômago, evitando as terríveis “beliscadas” entre as refeições, além de auxiliar na regulação do intestino, outro fator extremamente importante para quem quer perder peso.

13. Potencializa o Ganho de Massa Muscular:

Outro grande benefício ao consumir o Cajá, principalmente para quem pratica atividades físicas, é o auxílio no ganho de massa muscular. Isso porque a fruta é rica em fósforo, um mineral considerado importantíssimo para favorecer a contração muscular ao atuar diretamente nas moléculas de ATP.

14. Diminui o Colesterol Ruim:

Como não possui nenhuma gordura saturada, o Cajá é considerado uma fruta aliada do combate ao colesterol ruim (LDL). Por isso, você tanto perder peso como também proteger coração de diversas doenças, melhorando a sua qualidade de vida.

15. Fonte de Vitamina C:

Os Cajás são abundantes em Vitamina C, que auxiliam a reforçar o Sistema Imunológico e também auxilia a proteger-se o corpo de diversas doenças como possíveis Gripes e Resfriados.beneficios do caja

Ao beber 100(ORIGINAL)|100 (CEM)|CEM} gramas de Cajá, você esta fornecendo ao seu corpo por volta de 46,4 miligramas de Vitamina C. Adicionando essa quantidade à sua refeição, você garantirá de 39 a 49% da dose diária essencial dessa vitamina para seu corpo se preservar sadio.

Outras Propriedades do Cajá Para Saúde:

  • É benéfico para o coração.
  • Melhora no sistema imunológico.
  • Melhora da saúde dos Pulmão e dos Olhos.
  • Apoia o Sistema Nervoso.
  • Baixo teor de gorduras.
  • Ajuda a perder peso
  • Melhora a saúde dos músculos

Receita do Suco de Cajá Para Saúde:

Como Fazer – Receitas de Suco de Cajá:

1. Suco de Cajá Natural:

Ingredientes:

  • 200 g de polpa 100% natural de Cajá;
  • 4 xícaras de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • 1 xícara de gelo picado

Modo de Preparo:

  • Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  • Bater bem e servir-se imediatamente.

Efeitos Colaterais do Cajá:

É importante tomar o suco de Cajá natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios.

O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

25 Propriedades do Cajá – Benefícios e Para que Serve!
4.7 (94.78%) 479 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Diga Adeus as Estrias para Sempre
DMCA.com Protection Status