Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Prostatite- o que é, causas e tratamentos naturais

A próstata é um órgão glandular do aparelho reprodutor masculino, situado logo abaixo da bexiga, cuja função básica é produzir um líquido alcalino que ajuda a neutralizar a acidez do sêmen. Muito frequentemente, surgem distúrbios em sua função. Os problemas mais comuns da próstata são: hipertrofia (aumento de tamanho), inflamação, infecção e tumor. A prostatite é frequente, particularmente em homens com mais de 40 anos.prostafa

Causas:

Alterações hormonais, distúrbios emocionais, doenças venéreas e fatores ainda não bem estabelecidos podem contribuir para o desenvolvimento de doenças da próstata. Os estudiosos da medicina natural apontam também causas dietéticas, como o consumo exagerado de sal e proteína, produtos em salmoura, conservas, alimentos gordurosos e açucarados, chocolates,queijos, molhos industrializados, temperos como pimenta e vinagre, doces, guloseimas, embutidos, frios e frituras, lanches ligeiros, carnes e gorduras (que contêm vestígios de hormônios), ingestão insuficiente de líquidos, uso e abuso de álcool, de fumo e de certos medicamentos. As doenças venéreas, particularmente a blenorragia (gonorreia), pode ser causa de prostatite.

Sugestões naturais: Hortaliças:

Abóbora– Comer, juntamente com as refeições, de duas a quatro colheres, das de sopa, de sementes de abóbora por dia, levemente tostada, sem sal.

Caldo antioxidante: Uma cebola, uma cenoura, um pedaço de repolho, alho-porro, um pouco de aipo, um pouco de espinafre, um pouco de acelga, duas batatas, três rabanetes, um nabo comprido, quatro dentes de alho, uma colher de azeita de oliva, uma pitada de sal, dois litros de água, um tomate.

Modo de preparo: picam-se bem todos os ingredientes e levam-se ao fogo, cozinhando por uma hora e meia; em seguida, toma-se o caldo coado, uma xícara a cada três horas.

Alcachofra: Os que sofrem de dificuldade para urinar, irritação nos ureteres, na bexiga e na próstata, podem fazer um tratamento com caldo de uma alcachofra, uma cebola, duas cenouras, um litro de água e suco de limão.

Modo de preparo: Picar bem todos os ingredientes e levar ao fogo, cozinhando por meia hora. Em seguida, tomar coada uma xícara, três vezes ao dia. Em cada dose, acrescentar o suco de um limão.

Frutas:dedo

Melão, maçã, mamão, melancia e laranja-lima- Substituir uma refeição diária por melão, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante uma semana; na segunda semana, maçã; na terceira semana, mamão, na quarta, melancia, e na quinta, laranja-lima. Na sexta semana, repetir o tratamento da primeira semana, e alternando-se sucessivamente por uns dois meses.

Plantas:

Primeira semana:Chá de cavalinha e cabelo de milho misturados. Dose: quatro colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.

Segunda semana: Chá de cana-do-brejo e folha de abacate. Dose: três colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, de 3 a 4 xícaras ao dia.

Terceira semana: Chá de hortelã e quebra-pedra. Dose: duas colheres das sopa, das plantas picadas para um litro de água, de 3 a 4 xícaras ao dia.

Quarta semana: Repetir a indicação da primeira, alternando-se sucessivamente.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.