Doenças e Tratamentos

Queimaduras 10 Dicas para pequenos acidentes

Fogo! Fogo!

O que você faz? Apaga o fogo!

Trata-se de um ótimo conselho para queimaduras, também. Quando você se vê com a mão dentro da panela de água quente, quando espalha ácido de bateria sobre o peito, quando, ao retirar um prato do microondas, vê o rosto encoberto pelo vapor quente, ou quando derramar nos olhos um desinfetante, trate de livrar-se do fogo, e depressa! Eis como.

Apague a chama. “A primeira e mais importante coisa a fazer é interromper o processo de combustão”, diz o socorrista. Lava a queimadura com muita, mais muita água fria, de 15 a 30 minutos ou até interromper o processo. Mas não use gelo ou água gelada, que podem agravar a queimadura. “Se for queimadura por contato, mergulhe a parte queimada na água fria”, insiste o médico. “Se for óleo quente ou algum material quente respingado como ácido de bateria ou sopa, primeiro remova a roupa saturada, remova a graxa da pele, e lave bem a queimadura em água fria. Se a roupa aderir á queimadura, enxague bem a roupa e vá ao médico. Não tente remover a peça de roupa”. Depois de ter se livrado do fogo, está a meio caminho da cura. A temperatura fria impede que a queimadura se espalhe pelos tecidos, além de diminuir a dor.

Deixe a manteiga para o pão. Você não tentaria apagar um fogo com um naco gigante de manteiga, tentaria? O mesmo vale para a queimadura. O alimento em queimaduras podem reter o calor no tecido e agravar o problema. Pode também causar infecção. Não use nenhum remédio folclórico como vinagre, casca de batata ou mel.

Inspecione e meça a queimadura. As de primeiro e segundo grau tratam-se em casa, desde que pequenas. Procure um médico para queimaduras grandes ou para queimaduras em lactentes com menos de um ano de vida, ou em pessoas com mais de 60.

Cubra a queimadura. Cubra-a com delicadeza, com pano seco ou coxim espesso de gaze.

E não faça nada. Pelo menos nas primeiras 24 horas deixe a queimadura em paz. As queimaduras devem iniciar o processo cicatricial por conta própria.

Ajude-a a cicatrizar. Comece 24 horas depois de ocorrido, lave-a delicadamente com água e sabonete ou solução diluída de Povidine, uma vez por dia. Mantenha-a coberta, seca e limpa entre as lavagens.queimadura-queimadura

Aloés. Dois ou três dias depois, use a umidade natural do aloés, ou creme de aloés para ajudar a cura. Ambos são analgésicos que farão a ferida parecer melhor. Mas não use aloés se estiver tomado algum anticoagulante ou se tiver história clínica de problemas cardíacos.

Soluções calmantes. Quando a queimadura começa a cicatrizar, abra uma cápsula de vitamina E e esfregue o líquido na pele irritada. O efeito é calmante e pode prevenir a formação de cicatriz.

Pomada de antibiótico. Pomadas que contenham como ingrediente ativo polimixina B ou bacitracina desestimulam o desenvolvimento de infecção e aceleram a cura.

Deixe as bolhas em paz. As bolhas são os melhores curativos naturais. Deixe-as em paz. Se romper espontaneamente, limpe a área com água e sabão, passe um pouco de pomada de antibiótico e cubra.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.