Scroll Top

Dicas de Saúde

Receitas Naturais contra Doenças

Receitas com ingredientes naturais que deixam seu corpo livre de doenças.

Os remédios caseiros são usados há muitas gerações e trazem inúmeros benefícios para a saúde. Podem ser em forma de sucos, chás, xaropes, banhos e outras misturas que equilibram o organismo. Aproveite as receitas caseiras para aliviar os sitomas garantir a prevenção o controle e até a cura de diversos problemas.

Com ervas medicinais.

Gripe e Tosse. Ingredientes: 2 copos de águas, 2 copos de açúcar cristais, 1 colher (sopa) de conhaque, 10g de guaco, 10g de poejo, 10g de eucalipto, 10g de casca de angico. Preparo e uso: ferva água com açúcar cristal durante 10 minutos coloque as ervas e deixe ferve por mais 5 minutos. Espere esfriar, coe e misture o conhaque para conservar. Coloque em um vidro limpo e seco adulto devem tomar 1 colher (sopa) de 4 a 5 vezes ao dia. Já as crianças precisam ingerir 1 colher (chá) por dia. O xarope pode ser guardado por até 35 dias.

Rinite e Sinusite. Ingredientes: 1 punhado de unha-de-gato rasurado, 1 punhado de mastruço, 1 punhado de hortelã, 1 punhado de casca de sucupira, 1 punhada de eucalipto, gotas de própolis mel, 1 litro de água. Preparo e uso: ferve a água adicione as ervas e deixe ferve por mais 3 minutos. Espere esfriar, coe e tome 1 xícara de chá adoçado com 1 colher de mel e 30 gotas de própolis, 5 vezes ao dia, durante 30 dias. Crianças devem tomar 1 xícara (café) com 15 gotas de própolis.ervas medicinais

Micose e frieira. Ingredientes: 1 folhas (200g) de babosa, 100g de cravo-da-índia, 500ml de álcool. Preparo e uso: Corte a babosa em cubos, coloque em um vidro limpo e seco junto com cravo-índia e o álcool. Deixe descansar por uma semana e, depois, use ao dia. A local afetado 3 vezes ao dia. A validade é de 3 anos.

Queda de cabelo. Ingredientes: folhas de amora miúda, folhas ou pó de moringa, raiz de alcaçuz, folhas de oliveira. Preparo e uso: coloque as ervas em 1 litro de água fervente, deixe por mais 3 minutos e espere esfriar. Coe e tome 1 xícara de chá, 5 vezes ao dia durante 4 meses.

Cabelo fraco. Ingredientes: 20g de raiz de ginseng, 20g de casca de canela, 20g de folha de amora, 20g de juá, 20g de alecrim, 20g de moringa, 20g de jaborandi, 1 litro de álcool de cerais. Preparo e uso: coloque as ervas em um vidro com tampa e misture o álcool. Tampe, deixe no sol por 24 horas, tire do sol e deixe descansar por mais 10 dias. Com um algodão, passe no couro cabeludo á noite.

Estresse. Ingredientes: 2 colheres (sopa) de pó de ginseng, 2 colheres (sopa) de pó marapuama, 2 colheres (sopa) de pó de noz-de-cola, 2 colheres (sopa) de pó de nó-de-cachorro, 2 colheres (sopa) de pó catuaba, 2 colheres (sopa) de pó de maca, 500g de mel. Preparo e uso: em uma vasilha, misture todas as ervas com mel até virar uma pasta. Coloque em um pote e tome 1 colher (sopa), 3 vezes no dia.

Piolho. Ingredientes: 1 xícara (café) de azeite, 1 punhado de folhas frescas de arruda. Preparo e uso: bata tudo no liquidificador até virar uma pasta. Passe em todo o couro cabeludo, deixe agir por 1 hora e, depois, lave os cabelos com xampu que preferir. Repita o procedimento por três vezes.

Temperos do bem.

Orégano e manjericão. Estas ervas tem propriedades antioxidantes e podem ser utilizados no lugar de temperos industrializados que são, na maioria, rico em sódio.

Azeite de oliva. Rico em vitamina E, gordura moninsaturada  e fotoquímica, que protegemo coração, ajudam a reduzir os níveis de colesterol bom. Controlam o diabetes e a atrite reumatoide e evitam o AVC e câncer de cólon e mama. Como o processamento pode diminuir o conteúdo nutritivo, use azeite menos processado ou extravirgem.

Vinagre. Quase não contem calorias. Uma porções de três a quatro colheres de chá por dia pode reduzir a reações da glicose no sangue, diminuindo a carga glicêmica dos alimentos. Ele também proporciona maior sensação de saciedade após as refeições.

Salsa. Fonte de betacaroteno, vitaminas C, complexo B e ácido fólico. Tem minerais como cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro. É diurético e antiflatulenta.

Cebola. Rica em vitamina B1, B2, C e em antioxidantes, a cebola tem ação anti-inflamatório e regulariza a pressão arterial. O cozimento e a alta temperatura pouco alteram as propriedades curativas deste alimento. Quanto mais forte o seu sabor, mais potente o seu efeito.

Pimentas. Fontes de antioxidantes, betacaroteno, vitamina C, além de bioflavonoides e capsaicina, substância que fazem a pimenta arde. Segundo estudos recentes, elas agem como anticoagulante.

Alho. Esse poderoso alimento age como anti-inflamatório, reduz o risco de doenças cardiovasculares e de desenvolver câncer. Ele também tem ação antifúngica. Para ativar o seu poder nutricional, depois de cortá-lo e amassá-lo, deixe descansar por 10 minutos antes de cozinhar.

Xaropes caseiros.  Insônia. É a falta de sono ou dificuldade de manter uma noite tranquila e continua de descanso. Geralmente as causas da insônia são estresse e preocupações. Ingredientes: 1 colher (sopa) de raízes secas de valerina picada, 2 colheres (sopa) de folhas frescas de melissa, 1 xícara (chá) de mel. Preparo: Coloque as ervas em uma tigela e cubra com mel. Tampe e deixe descansar por 24 horas. Esprema as ervas e coe. Tome 2 colheres (sopa) 30 minutos antes se deitar.

Gripe. Causada por um vírus infecciona as vias respiratórias e, se não tratada, pode desencadear sinusite ou pneumonia. Os principais sintomas são cansaço, indisposição dores de cabeça e no corpo, febre e corrimento nasal. Ingredientes: 2 folhas fresca de guaco, 1/2 xícara (chá) de água filtrada, 2 colheres (sopa) de suco puro de limão, 1/2 xícara (chá) de mel. Preparo. Leve ao guaco e a água para ferve em uma chaleira por 5 minutos. Retire do fogo, tampe espere amornar e coe. Misture o limão e o mel. Tome 2 colheres (sopa) por dia.

Dor de garganta. A inflamação é uma resposta á baixa imunidade do organismo. Em casos de inflamação aguda, o controle é efeito com antibióticos, que devem ser utilizadas com receitas médicas. Ingredientes: 3 colheres (sopa) de flores de laranja, 1 limão com casca cortado quatro partes, 3 dentes de alho descascado, 1 xícara (chá) de mel. Preparo em um pote, junte os ingredientes, menos mel, e amasse com cabo de uma colher. Misture o mel, tampe e deixe descansar por 12 horas e coe espremendo bem. Tome 3 colheres (sopa) do xarope por dia.

Amidalite. Causado por impureza e bactérias, ingestão excessiva de bebidas alcoólica ou consumo de alimentos muitos quentes ou frios demais demais, a amidalite é a inflamação das amídalas. Ingredientes: 2 dentes de alhos descascados, 1 colher (sopa) de folhas frescas de alfavaca, 1 colher (sopa) de flores secas de sálvia, 1 colher (sopa) de pétalas de rosa branca, 1/2 xícara (chá) de mel. Preparo em um copo amasse o alho, a alfavaca, a sálvia e as pétalas de rosa com cabo de um colher despeje o mel, tampe e deixe descansar por 12 horas, em local arejado. Coe espremendo bem, e tome 1 colher (café) 3 vezes por dia.

Afonia. Perda parcial ou total da voz, esse problema geralmente ocorre após amidalite, bronquite, faringite, gripe ou laringite. Ingrediente: 1 cenoura ralada, 1 rodeia de abacaxi sem casca picado, 3 xícara (chá) de água, 3 colheres (sopa) de mel. Preparo: em uma panela coloque a cenoura, o abacaxi e água. Leve ao fogo baixo, mexendo durante 5 minutos. Retire do fogo e espere amornar. Coe e misture o mel. Tome 4 colheres (sopa) por dia.

Falta de apetite. A falta de alimentação pode gerar franqueza, anemia, debilidade, dificuldade de concentração, perda de memória gastrite etc. Ingredientes: 2 rabanetes picados, 1 xícara (chá) de chicória, 2 xícara (chá) de mel. Preparo misture os rabanetes e a chicória em uma panela e amasse com uma colher de pau. Cubra com o mel e misture. Leve á geladeira e deixe descansar por 8 horas. Coe e tome 1 colher (sopa) a cada 6 horas.

Amenia. É uma falha na produção de glóbulos vermelhos na correntes sanguínea, causada principalmente por alimentação deficiente em alguns nutrientes, em especial o ferro, bastante presente em carnes vermelhas e outros produtos de origem animal. Ingredientes : 2 beterrabas raladas, 3 colheres (sopa) de rapadura, 1/2 xícara (chá) de água. Preparo coloque todos os ingredientes em uma panela de preferência de (ferro) e leve para ferve por 10 minutos. Espere esfriar, Coe e tome 1 colher (sopa) a cada 8 horas.

Tosse. É uma defesa do organismo contra irritação que ocorrem no aparelho respiratório. Mas também pode ser um índica de doenças mais grave como câncer de pulmão. Por isso, se a tosse persistir por mais de 3 dias consecutivos procure um médico. Ingredientes: 1 fatia média de abacaxi sem casaca, 1 xícara (chá) de água, 10 gotas de própolis, 1 colher (sopa) de mel. Preparo: em uma tigela, amasse com um garfo o abacaxi cortado com cubos e acrescente a água, junte a própolis e mel. Leve ao fogo até ferve, mexendo sempre. Tome 1 colher (sopa) por dia.

Azia. Caracterizada por uma queimação no estômago, a azia é provocada por alterações no suco gástrico e também pelo retorno desse liquido ao estômago (refluxo). Ingredientes: 2 colheres de folhas frescas de hortelã, 2 colheres (sopa) de folhas e sementes frescas de erva-doce, 1/2 xícara (chá) de mel.  Preparo: coloque a hortelã e a erva-doce num pote e amasse com pilão ou com cabo de uma colher até vira uma pastar. Junte o mel e deixe descansar na geladeira durante 6 horas. Coe e tome 1 colher (sopa) a cada 10 horas.

Má digestão. Excesso na alimentação, ingestão de líquidos durante as refeições e mastigação insuficiente são as principais causas do problema, que pode desencadear azia, gases e dore no estômago. Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas de manjerona, 1/2 xícara (chá) de mel. Preparo: amasse bem as folhas de manjerona em um recipiente. Adicione o mel, misture e deixe descansar por 12 horas. Coe e tome 1 colher (sopa) 15 minutos após as principais refeições (almoço e jantar).

Chás que curam

Ansiedade. Caracteriza-se por sentimentos de angústia, apressão e insegurança. Além de prejudicar o convívio social, a ansiedade ainda pode gerar quadros de estresse e depressão se não controlada. Ingredientes. 1 colher (sopa) de folhas e flores secas de sálvia, 3 xícara (chá) de água. Preparo: em uma chaleira, coloque as folhas e as flores de sálvia picadas e a água. Leve água a fogo e ferva por cerca de 5 minutos. retire, tampe e espere amornar. Coe e tome 1 xícara (chá) a cada 10 horas.

Atrite. É a inflamação das articulação da coluna vertebral, cotovelo, dedos, punhos, e tornozelos, em razão dentre outros fatores das altas taxas de ácido úrico no sangue. Ingredientes: 1/2 colher (chá) de folhas frescas de alecrim, 1/2 colher (chá) de folhas de boldo, 1/2 colher (chá) e folhas secas de camomila, 1/2 colher (chá) de folhas carqueja, 1 litro de água, mel a gosto. Preparo: em uma panela coloque todos os ingredientes. Leve para ferve por 5 minutos. Espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Beba 1 xícara (chá) após as principais refeições (almoço e jantar).

Bronquite. A inflamação dos brônquios causa acúmulo e secreção de muco tosse seca e constante, dores no peito e garganta. Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas secas de ginkgo biloba, 1 copo médio (250 ml) de água fervente Preparo: em um copo (250 ml) vazio, coloque as folhas secas de ginkgo biloba e despeje a água fervente até completa-lo. Abafe por 10 minutos, coe e tome 1 copo (250 ml) por dia.

Colesterol. Quando em excesso no sangue, dificulta a circulação sanguínea e pode provocar infartos e derrames. Diminua o consumo de alimentos gordurosos e de origem animal para manter as taxas de colesterol sob controle. Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas secas de chapéu-de-couro, 1 colher (sopa) de folhas secas de dentes-de-leão, 1 litro de água fervente. Preparo: em uma panela, coloque as ervas e despeje a água fervente. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) a cada 8 horas.camomi

Cólica intestinal. Ingredientes: 1 colher (chá) de folhas secas de losna, 1 litro de água, preparo: leve para ferve a losna e a água por 5 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

Cólica menstrual. 1 colher (sopa) de folhas e flores secas de camomila, 1/2 de sementes frescas de erva-doce, 1/2 colher (sopa) de ramos frescos de alecrim, 2 copos (250 ml cada) de água fervente preparo: em uma panela coloque a camomila, a erva-doce e o alecrim. Despeje a água fervente, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Em seguida, coe e beba 2 copos (200 ml cada) por dia.

Banhos relaxantes.

Dor muscular. Normalmente, ela aparece após a prática de atividade física intensas. A melhor forma de prevenir o surgimento de dores musculares é a realização de alongamento antes e depois dos exercícios. Ingredientes: 5 colheres (sopa) de flores fresca de alfazema, 1 litro de água preparo em uma panela grande ferva todos os ingredientes por minutos. Desligue o fogo retire, tampe e espere amornar. Em seguida, com auxilo de uma caneca, despeje o líquido ainda morno sobre a região dolorida. Faça esse procedimento dentro de uma banheira ou  box do chuveiro.

Tensão muscular. Ela é um dos sitomas mais frequentes de estresses, agravada pelo estilo de vida que, muitas vezes, nos obriga a passar longos período na mesma posição. Ingredientes: 1 e 1/2 xícara (chá) de flores e folhas frescas de ilangue-i-langue , 3 litros de água preparo: em uma panela grande, misture todos os ingredientes ferva por cerca de 10 minutos. Retire espere amornar e coe em seguida. Coloque o chá em uma banheira, complete com água morna e fique em imersão por 30 minutos. Se você não tiver uma banheira, uma opção é despejar o líquido do pescoço para baixo durante o banho, com o auxílio de uma caneca. Antes de despejar no pescoço, verifique se o chá está morno, para ter cuidado de não se queimar.

Reumatismo. Ele é desencadeado pelo acúmulo de resíduo no sangue, como por exemplo o ácido úrico, que se depositam nos ossos tendões e articulações. O reumatismo provocar dores e deformidade nas regiões afetadas, febres e calafrios. Ingredientes: 20 folhas secas de louro, 1 colher (sopa) de folhas secas de angélicas, 5 litros de água, preparo em uma panela grande,m ferva todos os ingredientes por 5 minutos. Retire do fogo e espere amornar. Coe em seguida coloque o chá ainda morno em bacia e despeje na região dolorida por 20 minutos. Repita o procedimento enquanto estiver com dor.

Farinha poderosas.

Shake da mulher. Indicado para mulheres no climatério e na menopausa, que buscam o rejuvenescimento ou sofrem com síndrome metabólica (doenças relacionadas á obesidade, como diabetes, colesterol e hipertensão) Ingredientes: 250 ml de suco de limão com laranja, 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça dourada (pode ser moída), 2 colheres (sobremesa) de leite integral de soja, 2 colheres (café) de aveia ou gérmen de trigo, adoçante ( necessário) preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Retire e beba em seguida, de 1 a 2 vezes por dia.

MIX de saúde. Para suas pacientes sempre preocupados com bem-estar e a saúde, o médico ginecologista recomenda a composição a seguir. Ingredientes: 250 g de fibras de trigo, 125 g de linhaça marrom, 100 g de açúcar mascavo, 100 g de aveia em flocos, 100 g de gergelim com casca, 75 g de gérmen de trigo, 50 g gelatina sem sabor, 25 g guaraná em pó, 25 g de levedo de cerveja, 25 g de cacau em pó.poderosa

Farinha enriquecida. Misture 100 g de cada um dos seguintes ingredientes para fortalecer o seu organismo. Ingredientes: castanha-do-pára, amêndoa doces, sementes de girassol, linhaça, gergelim, gérmen de trigo, farelo de trigo, farinha integral de soja, colágeno (após os 30 anos) preparo: bata no liquidificador a castanha, amêndoa, a semente de girassol, a linhaça e o gergelim. Depois transfira para um pote e acrescente o gérmen de trigo, o farelo de trigo, a farinha integral de soja e o colágeno. Misture e guarde fechado em um lugar arejado.

Coloque no cardápio

A saúde da mulher pode estar sempre em dia com ajuda de alguns alimentos. Confira!

Proteína animal e vegetal: carnes magras e grão diminuem a perda de massa (músculo)

Leite e derivados: fontes de cálcio e vitamina D, amenizam a perda da massa óssea, evitando o desenvolvimento de doenças como osteoporose

Frutas, verduras e grãos: ricos em fibras, colaboram com o funcionamento intestinal e a diminuição do colesterol, da glicemia, do triglicérides e da gordura abdominal.

frutas ácidas: como possuem vitaminas C e antioxidantes previnem o envelhecimento e aumentam a imunidade do organismo.

Legumes e cerais integrais: contribuem com bem-estar do organismo como um todo.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.