Sabugueiro – Para que Serve, Origem, Benefícios e Receitas!

O Sabugueiro é obtido de uma planta chamada Sambucus, normalmente encontrada em países da América do Norte e Europa. Estas bagas eram uma parte da medicina popular nos tempos antigos, como tem várias propriedades medicinais.

beneficios do sabugueiro

Estas bagas pretas azuladas são carregadas com antioxidantes e podem promover o sistema imunológico, reduzir o colesterol, curar infecções virais e bacterianas, melhorar a visão e são úteis para o tratamento da gripe, resfriado e tosse.

As flores de Sabugueiro podem ser usadas para cuidar da pele para tonificar, suavizar, hidratar, relaxar e acalmar a pele.

A presença de proteínas e bioflavonóides em Sabugueiro torna a escolha ideal para reduzir a capacidade de vírus que causam gripe e resfriado para evitar infecções. Estas frutas suculentas são ricas em nutrientes e minerais como fibra dietética, proteínas, cobre, ferro, potássio, fósforo e vitaminas A, B e vitamina C.

Além disso, os compostos orgânicos atuam como agente antiinflamatório que faz com que essas bagas, uma grande fonte para fique saudável.

Origem da Planta Sabugueiro:

O Sabugueiro (Sambucus nigra), pertence à família das Caprifoliáceas. Encontra-se quase sempre na forma de arbusto ou árvore pequena, de três a seis metros de altura. O tronco possui uma casca parda e acinzentada, quebradiça, nodosa, de odor desagradável. As ramas, redondas, aos pares, uma em frente da outra, estão cheias de uma polpa espessa e branca. Os frutos são bagas de cor negra, violeta, redondas; contêm suco negro violeta ou vermelho, duas ou três sementes ovais e pardas.

Sabugueiro Para que Serve:

O Sabugueiro Serve Para ajudar no tratamento de gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abcessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária, nefrite, queimaduras e reumatismo.

Benefícios do Sabugueiro Para Saúde:

1. Melhora a Saúde Digestiva:

Sabugueiro é uma fonte poderosa de fibra alimentar que ajuda a diminuir a formação de gás e alivia a constipação, facilitando o movimento do intestino. Adicionando uma xícara de sabugueiro para suas refeições lhe dará fibra dietética de 10 gramas.

Em suma, o Sabugueiro pode melhorar a saúde do seu sistema gastrointestinal. A fibra dietética promove a eficiência de ingestão de nutrientes do seu intestino para ajudá-lo a absorver mais nutrientes dos alimentos.

2. Protege Contra Problemas Cardiovasculares:

A presença de Vitamina B6, vitamina C, potássio e fibra ajuda os Sabugueiro a melhorar a saúde do seu coração. É rico em fibras e ajuda a eliminar as toxinas para eliminar o excesso de colesterol do corpo e preserva o bom colesterol necessário para si. Também evita o risco de desenvolver problemas cardiovasculares graves, como a aterosclerose. Estas bagas ricas em potássio também protegem o coração, mantendo os vasos sanguíneos tensos relaxados e melhorando a saúde das artérias.

3. Previne Infecções Respiratórias – Garganta Inflamada e Frio:

Uma xícara de Sabugueiro pode contribuir com até 87% de vitamina C para suas necessidades diárias. Sendo um antioxidante natural e solúvel em água na natureza, a vitamina C permite que seu corpo tenha resistência suficiente para lutar contra os agentes de infecções e se livrar dos radicais livres também.

Tomar suco de Sabugueiro todos os dias ajudará na limpeza de infecções como bronquite, dor de garganta, resfriado, tosse e outras infecções no sistema respiratório.

O xarope de Sabugueiro tem ingredientes ativos como antocianinas, que é um bioflavonóide que age como um xarope para tosse e acalma irritação e inflamação. Ele também funciona como um expectorante para tosse e remove o catarro do seu sistema, pois pode afetar suas glândulas respiratórias. Pessoas que sofrem de asma podem tomar o suco de sabugueiro para obter um bom alívio.

4. Aumenta o Sistema Imunológico:

Sabugueiro são conhecidos como impulsionadores do sistema imunológico, pois tem compostos químicos potentes conhecidos como antocianidinas que são ricos em efeitos imunoestimulantes.

Os flavonóides presentes nessas bagas podem se ligar ao vírus da gripe H1N1 em humanos e ao vírus da influenza aviária H5N1.

Possui propriedades anti-infecciosas e antibacterianas que ajudam a afastar a gripe, o resfriado e a gripe quando ela está se espalhando rapidamente durante uma estação específica.

Além de fortalecer o sistema imunológico, o Sabugueiro também oferecem proteção contra doenças autoimunes e aliviam os sintomas da AIDS também.

5. Atua no Processo de Envelhecimento:

Os Sabugueiro ricos em vitamina C podem desenvolver e manter a proteína essencial chamada colágeno, que ajuda no crescimento dos cabelos e na saúde da pele. Ele também tem vitamina A e bioflavonóides que melhora a atividade antioxidante em seu corpo.

As bagas de Sabugueiros também impedem o desenvolvimento de linhas de contorno, linhas de riso, rugas e ajuda no desbotamento das manchas da idade para melhorar a luminosidade da sua pele.

6. Evita Picos de Açúcar no Sangue:

Sabugueiro e suas flores são amplamente utilizados em remédios antigos para o tratamento de diabetes. Os extratos de suas flores podem inflamar o metabolismo e ajudam na secreção de insulina enquanto reduzem os níveis de açúcar no sangue.sabugueiroO extrato de Sabugueiro preto aumenta o transporte de glicose, oxidação de glicose e glicogênese, o processo que elimina o excesso de açúcar no sangue. A presença de ingredientes antioxidantes ativos em Sabugueiros ajuda a manter o açúcar no sangue em condição estável em diabéticos e previne a ocorrência de diabetes em outros.

Como Fazer Chá de Sabugueiro:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de flores secas de Sabugueiros;
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo:

  • Misturar as flores secas de Sabugueiro em uma porção de uma xícara de água fervente;
  • Deixar amolecer (macerar) durante 10 minutos;
    Coar e servir-se.
  • A recomendação é ingerir três xícaras de chá de Sabugueiro diariamente.

Contraindicações do Sabugueiro:

  • Embora existam várias variantes de Sabugueiros, apenas as variantes negras são próprias para consumo, já que outras têm substâncias tóxicas.
  • Consumir Sabugueiros depois de cozinhá-lo e evitar comê-lo em sua forma bruta, pois contém cianeto como produto químico. Consumir bagas não cozidas pode induzir vômitos e diarreia.
  • Sabugueiros são conhecidos por desencadear reações alérgicas. Portanto, pare de consumir se tiver uma reação alérgica leve e procurar atendimento médico.
  • Se você está oferecendo Sabugueiros para seus filhos ou idosos, consulte o seu médico.
  • Não consuma Sabugueiros se estiver amamentando ou grávida.

Se você está sofrendo de alguma doença auto-imune como a artrite reumatóide, procure aconselhamento médico, pois isso melhorará as funções do seu sistema imunológico.
Se você foi submetido a um procedimento de transplante de órgãos, evite consumir Sabugueiro.

Sabugueiro – Para que Serve, Origem, Benefícios e Receitas!
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