Benefícios do Selênio que você possivelmente ainda não conhece. Além do mais, o Selênio é um nutriente muito importante para a saúde, pois ele está responsável por inúmeros sistemas do nosso organismo, então confira a seguir o que é o Selênio, as principais fontes de Selênio, os benefícios do Selênio, e a Deficiência de Selênio.

Esse nutriente é capaz de desempenhar um papel tão protetor no corpo porque aumenta as capacidades antioxidantes e a qualidade do fluxo sanguíneo, aumentando a resistência do corpo contra doenças e estresse. O Selênio é frequentemente elogiado por seu papel na atividade antioxidante, que reduz o dano e a inflamação dos radicais livres.selenio

Ele é um mineral, um elemento muito importante que o nosso corpo precisa, pois ele tem uma alta quantidade de antioxidante, assim, podendo ajudar em algumas situações do nosso corpo, como no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do câncer, entre outros.

Ele serve para proteger o organismo, formação da tireoide, manter os vasos sanguíneos saudáveis e melhorar a circulação do sangue.

O que é o Selênio:

O Selênio é um elemento cuja importância para o corpo contradiz as quantidades minúsculas em que ele se apresenta. Na verdade, trata-se de um elemento absolutamente tóxico em grandes quantidades, mas essencial para o corpo em pequenas quantidades.

Central para a saúde a nível celular, esse mineral atua ainda como antioxidante e como anticoagulante, de modo que a sua influência positiva abrange um espectro bastante largo.

Ele pode ser encontrado em várias formas alotrópicas. O Selênio amorfo existe em duas formas, a vítrea, negra, obtida ao esfriar-se rapidamente, o Selênio líquido que funde a 180 °C e tem uma densidade de 4,28 g/cm³, e a vermelha, coloidal, que se obtém em reações de redução.

O Selênio cinza cristalino de estrutura hexagonal, a forma mais comum, funde a 220,5 °C e tem uma densidade de 4,81 g/cm³; a forma vermelha, de estrutura monoclínica, funde a 221 °C e tem uma densidade de 4,39 g/cm³.

É insolúvel em água e álcool, ligeiramente solúvel em dissulfeto de carbono e solúvel em éter.

Exibe o efeito fotoelétrico, convertendo a luz em eletricidade. Além disso, sua condutibilidade elétrica aumenta quando exposto à luz. Abaixo de seu ponto de fusão é um material semicondutor do tipo p.

Fontes de Selênio:

De acordo com Bárbara, é difícil determinar com exatidão a concentração desse mineral nos alimentos. “Por exemplo: como o solo na região Nordeste apresenta mais desse nutriente que o da região Sudeste, o feijão plantado por lá vai apresentar mais do nutriente”.fontes de selenio

Mesmo assim, as comidas mais ricas no mineral já foram identificadas. Listamos as mais famosas abaixo e a concentração média de Selênio em cada uma:

Castanha-do-pará:

  • Até 400 microgramas por unidade

Farinha de trigo:

  • 42 microgramas em cada 100 gramas (g)

Pão francês: 

  • 10 microgramas em cada unidade

Frango: 

  • 7 microgramas em 100 g

Arroz: 

  • 5 microgramas em 4 colheres de sopa

Gema de ovo: 

  • 3,4 microgramas em cada unidade

Carne bovina: 

  • 3 microgramas em 100 g

Clara de ovo:

  • 1,5 micrograma em cada unidade

Feijão: 

  • 1,5 micrograma em 2 colheres de sopa

Queijo:

  • 1,4 micrograma a cada fatia média

Benefícios do Selênio:

Melhora a Imunidade:

É um ótimo elemento para ajudar no fortalecimento do corpo, principalmente no sistema imunológico. Ele é um ótimo benefício, pois ajuda a prevenir as doenças inflamatórias, doenças comuns.

Benefícios do Selênio Para Retardar o Envelhecimento:

Ele tem efeitos antioxidantes, por isso, ajuda a retardar o envelhecimento.

Benefícios do Selênio Para a Prevenção do Câncer:

Ele é muito importante, em questão das células, pois ele ajuda na manutenção do ciclo da célula, o que torna-se muito importante, pois ajuda na prevenção do câncer.

Ele fortalece a morte natural e programada das células. Se o desenvolvimento do Selênio não for processado corretamente, as chances do câncer aparecer, aumentam demais.

Benefícios do Selênio Para a Perda de Peso:

O emagrecimento vária do hormônio, isso acontece devido a glândula da tireoide, se a glândula tiver um bom funcionamento, o metabolismo funciona com mais rapidez. Até sem fazer exercícios e de repouso, o corpo queima calorias.

Combate os Radicais Livres:

O Selênio pode agir diretamente ou indiretamente no corpo, diretamente, é devido a sua alta quantidade de antioxidante, combate várias tipos de doenças inflamatórias. Já indiretamente, por ter antioxidantes também, ele protege o corpo para que não haja desenvolvimento de tumores.

Benefícios do Selênio Para a Desintoxicação:

Devido a presença de antioxidantes, esse nutriente também ajuda desintoxicar metal pesado e toxinas, como mercúrio e cádmio.

Ajuda a Melhorar o Metabolismo da Tireoide:

O Selênio é fundamental para o metabolismo da tireoide, pois a falta deste elemento pode afetar no desenvolvimento T3 e T4, hormônios que são responsáveis para regular o funcionamento do metabolismo e podendo afetar o funcionamento de outros órgãos.

Prevenção de Doenças Cardiovasculares:

Protege o sistema circulatório, ele protege o corpo contra coágulos, graças ao da-sua função anticoagulante, e também ajuda a combater o colesterol LDL (colesterol ruim), por ter a função antioxidante.

Benefícios do Selênio Para o Ganho de Massa Muscular:

Como já dito, ele tem muito antioxidante, e isso ajuda nos radicais livres, o que são liberados após os treinos musculares e a resistência. Os músculos são beneficiados pelo Selênio e quando ingerido, após o treino, a recuperação torna-se mais rápida.

Isso também ajuda nas fadigas que surgem, após o treino de resistência muscular, assim diminuindo, e deixando-as menos intensa.

Benefícios do Selênio Para o Sistema Endócrino:

Pode ser um ótimo estímulo para o sistema endócrino, ele ajuda a regular o metabolismo e o funcionamento de outros componentes do sistema. Através desse mineral esses componentes funcionam com mais eficácia e rapidez.

o que e o selenio

Quando Fazer a Suplementação de Selênio:

Em geral, a maior parte das pessoas que tem uma alimentação variada obtém as quantidades recomendadas de Selênio para manter a saúde.

Mas em alguns casos a sua deficiência é mais comum, como em pessoas com HIV, doença de Crohn e pessoas que são alimentadas através de soros nutritivos injetados diretamente na veia. Nestes casos, o médico ou o nutricionista pode prescrever o uso de suplementos desse nutriente.

Quantidade Recomendada:

A dose diária recomendada para o Selênio depende da sua idade e é a seguinte:

  • Crianças de 1 a 3 anos: 20 microgramas / dia
  • Crianças de 4 a 8 anos: 30 microgramas / dia
  • Crianças de 9 a 13 anos: 40 microgramas / dia
  • Adultos e crianças acima de 14 anos: 55 microgramas / dia
  • Mulheres grávidas: 60 microgramas / dia
  • Mulheres amamentando: 70 microgramas / dia

Abuso de Selênio:

A overdose de Selênio, ainda que rara, é extremamente perigosa. Esse mineral, quando em grandes quantidades, é notavelmente tóxico e, por isso, pode por si só provocar a morte.

Notável pelo sintoma de hálito com cheiro de alho, a overdose desse nutriente pode, também, provocar indiretamente uma série de outros distúrbios.

Dentre estes, os mais significativos são a fadiga, a irritabilidade e a dificuldade na concentração, bem como problemas gastrointestinais.

A longo prazo, a deficiência de Selênio pode levar ao desenvolvimento de cirrose e de edema pulmonar, de modo que os efeitos indiretos são, também, extremamente indesejáveis.

Deficiência de Selênio:

O primeiro efeito visível da deficiência de Selênio é um quadro de fraqueza muscular e de fadiga, que se prolonga tanto quanto durar a escassez desse mineral no organismo.

Progressivamente grave, porém, é a falta de estímulos à glândula tireoide, que pode passar a funcionar a níveis muito abaixo do ideal.deficiencia de selenio

Esse funcionamento lento da tireoide é chamado de hipotireoidismo, e traz ao corpo uma série de problemas hormonais que são provocados em cadeia.

Diretamente, porém, o hipotireoidismo provoca uma desaceleração do metabolismo, conduzindo muitas pessoas à obesidade e a riscos significativamente maiores de doenças cardiovasculares.

A longo prazo, as funções dele na prevenção de doenças passam a fazer falta. O risco de câncer, bem como de doenças cardiovasculares e de doenças infeccionais, torna-se muito maior caso haja uma deficiência de Selênio no organismo. Além das doenças, o corpo sem a quantidade necessária desse nutriente sofre com os efeitos do envelhecimento acelerado.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.