Os Sinais de Excesso de Sal no Sangue são importantes para identificar algum problema que possa ser grave. O Sal faz com que o gosto das coisas melhor, mas comer demais pode ter efeitos desastrosos sobre a sua saúde.

As empresas de alimentos gastaram bilhões para descobrir o que é que nos faz voltar para mais e, infelizmente, descobriram que o Sal aumenta seus lucros e nos mantém viciados e insalubres.

Sinais de Excesso de Sal no Sangue

A American Heart Association (AHA) recomenda comer entre 1.500 e 2.400 mg de Sal por dia. Dito isto, os americanos comem uma média de 3.400 mg por dia, a maioria dos quais vem de alimentos processados. Isso agrava ainda mais os riscos de problemas de saúde, porque os alimentos processados têm pouquíssimos nutrientes, uma tonelada de calorias e algumas pitadas de Sal.

Para ilustrar os perigos das dietas com alto teor de sódio, um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que há uma estimativa de 1,65 milhão de mortes em todo o mundo relacionadas à alta ingestão de sódio anualmente.

Somente nos EUA Nos Estados Unidos, 10% de todas as mortes relacionadas ao coração são causadas por excesso de sódio. Embora a maioria das pessoas não morra de comer muito Sal, elas ainda podem apresentar outros riscos à saúde. Em seguida, analisaremos o que pode acontecer se você consumir muito Sal e como limitar também a ingestão de Sal.

5 Sinais de Excesso de Sal no Sangue

Problemas nos Rins

Uma dieta rica em sódio aumenta o risco de desenvolver pedras nos rins, porque aumenta a quantidade de cálcio na urina, o que foi considerado um fator-chave na formação de pedras. Como você consome mais Sal, o corpo retém mais água para tentar diluir o sódio.

O corpo normalmente remove o excesso de líquido filtrando o sangue através dos rins para extrair água do sangue. No entanto, quando você tem uma dieta rica em sódio, os rins eliminam menos água e, portanto, a pressão arterial aumenta.

Excesso de Sal

Isso pode causar insuficiência renal porque, à medida que sua pressão arterial sobe para acomodar o Excesso de Sal no Sangue, exerce enorme pressão sobre as artérias que levam aos rins.

Pressão Arterial Alta

Como mencionado brevemente acima, as pessoas que consomem muito Sal em sua dieta têm um risco maior de desenvolver pressão alta. Isso acontece porque o Sal faz com que você retenha a água, o que faz com que o coração bombardeie com mais força.

Isso coloca muito estresse e pressão sobre os órgãos, o que pode levar a doenças cardíacas, derrame, demência, doenças cardiovasculares e outros problemas sérios.

Se Sentir Inchado

Quando muito sódio é consumido, a água é retida, como mencionado. A maioria das pessoas pensa apenas na distensão abdominal; No entanto, o sódio pode causar a retenção de fluidos em todo o corpo.

Chamado de edema, você pode até desenvolver inchaço nos pés, pernas e mãos devido ao Excesso de Sal no Sangue. Embora uma noite de comer muito Sal geralmente não cause inchaço grave, com o tempo, a retenção de líquidos causada por uma dieta rica em Sal pode certamente levar à distensão crônica.

Excesso de Sal no Sangue

Confusão Mental

Muitas coisas podem causar comprometimento cognitivo, incluindo Excesso de Sal no Sangue. Um estudo publicado no Neurobiology of Aging em 2011 descobriu que as pessoas mais velhas que consumiam grandes quantidades de Sal e levavam um estilo de vida sedentário tinham mais declínio cognitivo.

Névoa do cérebro é geralmente um sinal de inflamação, que pode ser causada pelo Excesso de Sal no Sangue. Além disso, as pessoas que consomem muito Sal geralmente não bebem água suficiente, e a desidratação também pode causar distúrbios cognitivos.

Osteoporose

Normalmente, as pessoas não pensam sobre isso quando se trata de dietas ricas em sódio, mas seu corpo perde cálcio quando você urina, e quanto mais Sal você consome, mais cálcio perde. Quando você não tem cálcio suficiente no sangue, pode causar osteoporose.

Dicas Para Controlar o Sal

  • Evite ou reduza severamente os alimentos processados e remova. Muitos desses produtos contêm muito Sal e não têm nutrientes de qualidade.
  • Certifique-se de obter potássio suficiente em sua dieta. O potássio pode neutralizar os efeitos do Excesso de Sal no Sangue e reduzir a pressão arterial. Idealmente, você deve apontar para 3.500 – 4.700 mgs por dia. Fontes saudáveis incluem bananas, batata doce, espinafre, abacate e tomate.
  • Prepare mais refeições em casa e adicione temperos sem Sal à sua refeição. Se você procurar em um supermercado local, encontrará muitas opções de condimentos que não incluem necessariamente Sal.
  • Compre alimentos frescos, como frutas, legumes e carnes, e limite o consumo de alimentos enlatados com Sal extra. Se você comprar alimentos enlatados, tente encontrar versões sem Sal.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.