Doenças e Tratamentos

Tirando as Duvidas Sobre a Doença Reumatismo

Esse tal de reumatismo. As respostas de algumas dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

É ou não é?

sentir dores nas articulações é sinônimo de ter uma doença reumática. “Elas podem ter diversas causas. Muitas vezes são por sobrepeso, traumas, exercícios feitos sem acompanhamento de um educador físico e falta de alongamento”, por isso, em caso de qualquer sintoma consulte um profissional para a realização do diagnóstico e a escolha de um tratamento adequado. E, atenção: a automedicação não é recomendada. Utilize os medicamentos que seu médico indicar.

Como se desenvolve. É difícil, de forma geral, as causas e os sintomas do reumatismo, já que essa denominação diz respeito a uma variedade de doenças. Veja detalhes sobre as mais conhecidas – como artrite, artrose, lúpus, lombalgia e gota.

O que é reumatismo?

É um conjunto de doenças. “As doenças reumáticas são enfermidades que prejudicam principalmente as articulações, os ossos e os músculos. Além dessas partes do corpo, podem atingir vísceras, coração, pulmão, rins, sistema nervoso central, pele,cartilagem, sangue e outras”, sintetiza a reumatologista.reau

Essas doenças atingem somente os idosos?

Não. Pessoas de todas as idades podem ter o problema. A faixa etária atingida varia de acordo com a doença. “A febre reumática, por exemplo, ataca principalmente crianças. Já a artrite e a artrose são predominantes em idosos”.

É possível prevenir as doenças reumáticas?

“Alguns tipos de doenças reumáticas podem, sim, ser prevenidos. A prática regular de atividades físicas é ótima para evitar, principalmente, as doenças que acometem o sistema musculoesquelético, como tendinite e bursite”.

O reumatismo pode causar outras complicações?

Sim. “As doenças reumáticas podem acometer outros órgãos, como é o caso do lúpus. Além disso, algumas delas podem comprometer os rins, levando a nefrite(doenças inflamatória nos rins).

Doenças reumáticas tem alguma relação com frio ou chuva?

Há pacientes que relatam uma piora nas dores das articulações quando a temperatura cai. “No caso do lúpus, por exemplo, é o contrário: há uma piora em dias quentes, pois a pele fica mais sensível ao sol e pode em pipocar, ficar vermelha e, em casos mais graves, causar até feridas.

O reumatismo tem relação genética?

“Sim. A maioria das doenças reumáticas tem relação com a genética. São exemplos lúpus, artrite reumatoide, fibromialgia e osteoporose.

Como funciona o tratamento das doenças?

“O tratamento das doenças reumática é baseada no diagnóstico. É como um jogo de detetive, temos que investigar o histórico do paciente. A partir das queixas de dores, de acordo com a localização, de como a dor chega, se é intensa e em apenas um lugar”, depois disso, há a busca por alternativas de tratamento, que variam de acordo com os sintomas.

Reumatismo tem cura?

Isso varia de acordo com o tipo de doença. “Algumas doenças reumáticas tem, sim, cura. As autoimunes – causadas pelo próprio sistema imunológico de forma geral, não tem cura, mas tratamento. Com medicamentos, é possível controlar a doença.dese

Esse tipo de doença tem alguma relação com o zika vírus?

“Sabe-se que o zika vírus pode levar a uma dor muscular intensa difusa em várias articulações. Mas, só o futuro dirá se ele tem relação com alguma doença reumática.

Como os familiares devem agir diante do quadro de doença reumática?

“O envolvimento da família é importante pois as dores causadas podem ser muito fortes. Diversos pacientes precisam mudar sua rotina e alguns podem desenvolver até depressão. Por isso, o apoio familiar é tão necessário nesse momento, em alguns casos, o acompanhamento psicológico também se faz preciso.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.