tratamento

Trate Prisão de Ventre do Bebê com 6 Passos

  • Assim que o bebê nasce, seu intestino funciona como um relógio. Toda vez que ele mama, faz cocô em seguida. Entre o primeiro e o segundo mês, com o desenvolvimento do sistema digestivo, a criança começa a criar o seu hábito intestinal, que é diferente para cada pessoa.
  • Nessa transição, a frequência de evacuação pode se tornar irregular. Seu bebê pode fazer cocô um dia e ficar até uma semana sem evacuar. Esse processo dura, em média, 20 dias e faz parte do desenvolvimento da criança. Após esse período, é esperado que a criança passe a ter um ritmo mais frequente de evacuações.
  • eu bebê está chorando e você já tentou praticamente tudo em que pôde pensar. Já o alimentou, trocou sua fralda, ninou, mas nada deu certo. E então você se lembra de que faz um bom tempo que o intestino do bebê não entra em ação. Seu pequenino está com prisão de ventre e isso deixa os bebês bem tristes. E agora, o que fazer? Eis algumas dicas que podem ajudar você a ajudar o bebê a fazer as pazes com a barriguinha:

Só fraldas limpas. E agora?
Não se aflija, mas preste atenção a outros sinais. Perceba se a criança está irritada ou demonstra dor e fique de olho na aparência do cocô. Se a criança estiver realmente constipada, as fezes vão ser endurecidas, ela vai ter dor, fazer esforço e ter dificuldade para fazer cocô. Nos casos em que o bebê sente desconforto, você pode fazer uma massagem, com movimentos circulares na barriga dele, com uma leve pressão. Depois, movimente as perninhas como se estivesse pedalando uma bicicleta.

Banho morno. Um banho morno também pode ajudar a região intestinal, fazendo com que os músculos se relaxem, permitindo uma maior movimentação intestinal.

Supositórios. O uso de supositórios pode também ser útil, mas essa deve ser a última opção. Pergunte ao pediatra se o uso de supositórios será bom para seu pequenino e peça que ele recomende a dose correta.

A prisão de ventre pode trazer transtornos para você e para o bebê e impedir que ele consiga dormir e se alimentar. Isso pode levar o bebê a chorar por estar muito cansado e por causa das dores e do desconforto. É bom se lembrar da última vez que o intestino de seu pequenino entrou em ação para não perder muito tempo tentando adivinhar o motivo de o bebê estar tão nervoso e incomodado.

 MASSAGEM – SE O BEBÉ SOFRE DE CÓLICAS INTESTINAIS, UMA MASSAGEM É MUITO ÚTIL PARA ATENUAR A DOR:

  • Pegue nas perninhas do bebé e faça movimentos circulares, firmes mas suaves (como se estivesse a andar de bicicleta) para estimular a libertação dos gases acumulados e promover o funcionamento do intestino.
  • Estique e contraia as pernas alternadamente para ajudar a libertar os gases acumulados no estômago.
  • Massaje suavemente o abdômen com movimentos amplos e circulares, no sentido dos ponteiros do relógio.
  • Um banho quente pode ajudar a relaxar e a estimular os movimentos intestinais.bebe fralda

A massagem suave na região abdominal pode ajudar o intestino do bebê a liberar bolhas de gás e também liberar as fezes. Outro recurso que pode ajudar é segurar as pernas do bebê e, devagar e com cuidado, pressionar os joelhos dele sobre o abdômen — sem muita força — apenas forte o bastante para ajudar na movimentação intestinal.

Um bom remédio caseiro para prisão de ventre no bebê é o suco puro de laranja ou a aveia quando o bebê já come mingaus.

Usar esses dois remédios caseiros para diminuir a prisão de ventre no bebê é muito simples:

  • Suco de laranja para prisão de ventre no bebê – dar cerca de 20 ml do suco puro de laranja para o bebê entre as refeições, se ele ainda só estiver mamando no peito.
  • Aveia para prisão de ventre no bebê – se o bebê já faz uma alimentação mista, uma boa opção é trocar na mamadeira ou no mingau a farinha maisena, de arroz ou de milho por aveia, que solta o intestino;
  • ameixa  preta seca, colocada em 1 copo de água morna, dar a água como chá, e colocar  a ameixa na papa de fruta.

A camomila irá ajudar a acalmar o bebê enquanto que a erva-doce e o louro irão diminuir a dor e o desconforto causado pelas cólicas intestinais e juntos, melhoram a digestão do bebê, combatendo as cólicas.

Ingredientes

  • 1 punhado de camomila
  • 1/2 colher (de chá) de erva-doce
  • 1 folha de louro
  • 1 copo de água

Modo de preparo. Colocar todos os ingredientes numa panela e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos. Coar e dar 1 colher (de sopa) para o bebê sempre antes dele tomar a mamadeira. Para bebês que mamam exclusivamente no peito, a solução é a mãe beber o chá porque ele passa através do leite para o bebê, ajudando a aliviar as cólicas. massagem

Além disso, outra opção é diminuir a consistência da sopa e dos mingaus, usando mais água na sopa ou leite e ainda oferecer mais água para o bebê, fazendo com que as fezes fiquem menos duras e seja mais fácil a sua eliminação.

É importante não dar laxantes ao bebê, pois estes tendem a retirar muita água do corpo, deixando-os desidratados.

A prisão de ventre nos bebês é frequente e acontece quando existe ausência de evacuação diária ou então ocorre eliminação de fezes duras, em pequena quantidade e ressequidas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.