Vinagreira – O que é, Para que Serve, Benefícios e Receitas!

0
363

Vinagreira – O que é, Para que Serve, Benefícios e Receitas que esta planta nos proporciona. Além disso, os Benefícios da Vinagreira vem repletos de vitaminas essenciais para nosso corpo. No entanto, a Vinagreira, cujo nome científico é Hibiscus sabdariffa L, é bastante utilizada pela fitoterapia graças à sua composição que inclui carboidratos, taninos, flavonoides, potássio e vitamina C. Além disso, ela possui vários ácidos, como: cítrico, málico, oxálico, ascórbico, tartárico e hibisco.

beneficios da vinagreira

Esses princípios ativos atuam em diversos distúrbios do nosso organismo, como: falta de apetite, sangue fraco, infecções urinárias e de pele, febre, dificuldades de digestão, espasmos, hemorroidas, varizes e problemas de pressão alta.

Vinagreira O que é?

Nem sempre a Vinagreira é conhecida por esse nome. Muitas pessoas em diferentes lugares do Brasil a chamam de: roselle, rosela, quiabo-azedo, groselha-flor-roxa, caruru-da-guiné, azeda, Rosa da Jamaica, quiabo-roxo, agrião-de-guiné, hibisco, pampola, quiabo-de-angola, graxa-de-estudante, groselheira, papoula, hibiscus, pampulha, quiabo-róseo ou azedinha.

A Vinagreira surgiu na África e se adapta muito bem a climas tropicais e quentes. Sua árvore pode chegar a três metros de altura, por isso também é classificada como um arbusto. Sua maior característica visível é a cor das suas folhas, que são próximas ao roxo.

Se você colocar na boca essas folhas vai sentir o gosto ácido, devido à grande quantidade que possui. As suas flores também variam entre o roxo e o púrpura. Já seu fruto tem pelos pontudos e finos e muitas sementes em seu interior.

Origem da Vinagreira:

Não é, no entanto, clara a origem da planta, uns dizem ser proveniente de África outros que é proveniente da Ásia, sendo que a África é, ao momento, o maior produtor da planta o que se explica por possuir um clima quente e tropical ideal à sua reprodução.

A Vinagreira é um arbusto que pode chegar aos três metros de altura, é perene ou bianual e semilenhosa. O seu caule apresenta tonalidades encarnadas e é pouco ramificado.

É arroxeada a coloração das folhas que têm características simples, alternas sendo as folhas superiores densas e de pecíolo longo e as inferiores ovadas e internas. As folhas são ácidas e suculentas ao paladar sendo também ligeiramente astringentes.

vinagreira o que eA cor das flores da planta variam entre a tonalidade rosa e púrpura, com o pedúnculo encarnado, as flores são axilares e solitárias.

O fruto dessa planta tem a forma de uma cápsula oval , revestida de pelos picantes e finos e contem, no seu interior, uma enorme quantidade de sementes. O fruto é formado através da colora e do cálice.

São as flores, as folhas e as raízes da planta que depois de secas, preferencialmente ao sol, são utilizadas para fins medicinais. Podem ser usadas em geléias, sumos, saladas e poderão ser preparadas tisanas.

Para que Serve a Vinagreira?

A Vinagreira Serve tanto para fins fitoterápicos como para alimentação. Ela é fonte de ferro, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Maranhão.

A concentração desse mineral é 8,7% superior à média dos vegetais. O consumo de 100 g chega a bater 57% das necessidades diárias de ferro do ser humano. Ela também é rica em fibras e tem baixo valor calórico, menos de 65 kcal em 100 g. Isso ajuda as pessoas que querem emagrecer e melhorar o intestino.

A Vinagreira possui antocianinas e outros compostos fenólicos capazes de controlar doenças cardíacas e câncer, principalmente por sua atividade antioxidante. Essas substâncias impedem o processo de oxidação que gera radicais livres e provocam inúmeras patologias. Ela também pode diminuir o colesterol ruim, prevenir a hipertensão e problemas hepáticos, além de atuar no controle da diabetes.

Propriedades Nutricionais da Vinagreira:

Os Benefícos da Vinagreira possui em sua composição oxalato de potássio, carboidratos e ácido oxálico, ascórbico, ácido cítrico, ácido Hibisco, ácido málico, ácido tartárico, oxalatos, taninos, delfinidinas, flavonoides, mucilagem e vitamina C.

Benefícios da Vinagreira:

1. Benefícios da Vinagreira Para Colesterol:

Muitas pessoas perguntam Para que Serve a Vinagreira, veja. As flores da planta ou cuchá, conhecidas como hibisco, possuir propriedades que ajudam a controlar o colesterol ruim. portanto, ajudando na prevenções de doenças cardiovasculares.

2. Benefícios da Vinagreira Para Emagrecer:

O chá de hibisco (flor da Vinagreira) reduz a vontade de comer doces, pois regula a produção e liberação de insulina no sangue. Isso evita os picos da substância e ajuda as pessoas que tem diabetes.

3. Benefícios da Vinagreira No Combate a Prisão de Ventre:

se você consumir duas vezes por dia o chá da Vinagreira já é suficiente para evitar a constipação. Mais Abaixo iremos Mostrar Como Usar os Benefícios da Vinagreira.

4. Benefícios da Vinagreira Por Possuir Ação Diurética:

Quer se livrar do inchaço no corpo causado pelo acúmulo de água? Os Benefícios da Vinagreira pode lhe ajuda com esta condição, pois, a a planta possui ricas propriedades diuréticas que ajudam a combater e inibir o inchaço no corpo.

vinagreira beneficios

5. Benefícios da Vinagreira Por Promover a Saúde Bucal:

O componente ácido da planta, bem como os seus compostos antibacterianos naturais, podem ajudar a equilibrar as bactérias orais. Observe que um alto nível de acidez na boca pode destruir o esmalte dos dentes com o tempo, portanto, nessa capacidade, use-o com moderação.

6. Benefícios da Vinagreira No Combate a Náuseas:

O vômito em consequência de uma doença pode ser muito desagradável; no entanto, consumir Vinagreira pode ser útil para fornecer alívio.

7. Benefícios da Vinagreira Para Diarreia:

A Vinagreira é usada ​​para combater a diarreia. Embora o mecanismo por trás desse benefício permaneça desconhecido, muitas pessoas acham que ajuda a proporcionar alívio.

8. Benefícios da Vinagreira na Saúde Intestinal:

Uma vez que pode apoiar a digestão, também é pensado para promover os movimentos intestinais. Acredita-se também que os Benefícios da Vinagreira pode fornecer suporte de saúde quando se lida com colite, doença de Crohn e síndrome do intestino irritável.

9. Benefícios da Vinagreira Na Remoção dos Maus Odores:

Odores desagradáveis ​​podem ser causados ​​por muitas coisas fora e dentro do seu corpo. Gases, odor corporal todos podem apresentar ansiedade social e afetar negativamente sua vida. Aplicando a planta para áreas aromáticas foi dito para ajudar a neutralizar aromas e odores.

10. Benefícios da Vinagreira Para Saúde do Fígado:

Surpreendentemente, a a planta é acreditado para apoiar a saúde do fígado. O fígado é o principal órgão desintoxicante, por isso, encontrar formas de mantê-lo saudável é importante para manter a saúde em geral.

Vinagreira Emagrece:

A bebida tem propriedades medicinas que servem como anestésica e aromatizante, combate o escorbuto, inibe a motilidade da musculatura visceral, prevenindo a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga. Também estimula o apetite, aumenta o volume e o grau do fluxo urinário, tem propriedade de amolecer e é um laxante suave e natural.

vinagreira emagreceA planta vem sendo utilizada também como uma maneira natural de combater a obesidade ou para quem deseja perder peso e como tratamento na modulação do equilíbrio orgânico.

A bebida feita com a vinagreira auxilia no combate aos radicais livres, diminui a formação do colesterol ruim, reduz as taxas de lipídeos e glicose no sangue e protege o coração e a pele do envelhecimento. Independente do problema de saúde é imprescindível a consulta com um especialista que possa avaliar mais de perto cada caso.

O chá de vinagreira é apenas um complemento para o tratamento das enfermidades citadas, mas não deve ser substituída pelo medicamento receitado pelo médico. É importante também que a bebida seja consumida com o acompanhamento e supervisão do especialista.

Chá de Vinagreira Para Emagrecer:

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) da planta;
  • 200 ml de água.

Modo de Preparo:

  • Coloque a água para ferver e acrescente a erva.
  • Deixe em ebulição por cerca de 3 minutos.
  • Depois que o tempo passar, desligue o fogo e deixe a bebida abafada por 5 minutos.
  • Coe e beba.

Vinagreira Indicação e Precauções:

A indicação da Vinagreira é que o chá não seja tomado mais de duas vezes por dia, pois o mesmo é muito forte, principalmente o sabor. Algumas pessoas apresentam episódios de vômitos e até desinteira. As pessoas com pedras nos rins não podem consumir o chá ou o extrato dessa planta.

vinagreira para que serveAs gestantes, lactantes e pessoas com saúde fragilizada também não podem tomar esse chá. O indicado é que antes de você fazer uso de qualquer bebida fitoterápica busque consultar um médico que pode autorizar o consumo.

Vinagreira Receitas:

Receita co Vinagreira:

Ingredientes:

  • 500g de camarões secos e salgados
  • 1/2 xícara (chá) de gergelim
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 cebolas médias raladas
  • 1/4 xícara (chá) de pimenta de cheiro picada
  • 5 maços de Vinagreira (cuxá) cozida
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
  • 1 litro de água
  • 1/4 xícara (chá) de coentro e salsinhas picados

Modo de Preparo:

  • Lave os camarões em água corrente. Deixe escorrer bem e reserve.
  • Torre o gergelim em uma assadeira, em forno médio, preaquecido, por 10 minutos.
  • Em uma panela, coloque o óleo, a cebola e a pimenta de cheiro.
  • Mexa, em seguida, acrescente os camarões e deixe refogar por 10 minutos.
  • Reserve.
  • Lave a a planta e ferva-a em uma panela com 1 xícara (chá) de água por 15 minutos.
  • Bata no liquidificador e acrescente a pasta à panela onde estão os camarões refogados.
  • Misture bem e deixe cozinhar por 3 minutos.
  • Reserve.
  • No liquidificador, bata a farinha de mandioca com o gergelim já torrado até obter uma farinha fina.
  • Adicione 1 litro de água e bata novamente por mais 5 minutos.
  • Despeje essa mistura dentro da panela que estão os camarões.
  • Leve ao fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo sempre, até ficar com a consistência de um creme mole.
  • Junte o coentro e a salsinha.
  • Coloque em uma travessa e sirva.

Tipos de Vinagreira:

Além de todos os nomes que já citamos, pelos quais essa planta é conhecida, ainda há outros Tipos de Vinagreira:

  • Groselha-flor-roxa
  • Agrião-de-guiné
  • Caruru-da-guiné
  • Groselheira
  • Pampulha
  • Graxa-de-estudante
  • Hibisco,
  • Pampola,
  • Quiabo-de-angola
  • Rosele e rosela

Seu caule possui poucas raízes e com tonalidade mais avermelhada. Suas folhas apresentam aspecto simples sendo que as da parte de baixo e de dentro são ovadas e as de cima lobadas, com longo pecíolo e de cor roxa.

As folhas são bastante suculentas e apresentam um gosto ácido, um pouco até adstringente. Enquanto que as flores xiliares, têm cor rosada, cujo pedúnculo possui cor vermelha.

Salada de Vinagreira:

  • 2 maços da planta
  • Sal a gosto
  • ¼ de pimentão cortado pequeno sem as sementes
  • ¼ de cebola cortada pequena
  • 1 tomate pequeno cortado pequeno sem as sementes
  • 1 pimenta de cheiro cortada pequena sem as sementes
  • 1 colher (sopa) de molho pronto de tomate
  • Óleo

Modo de Preparo:

  • Retire as folhas da Vinagreira e lave bem
  • Coloque em uma vasilha
  • Misture com o pimentão, a cebola, o tomate e a pimenta de cheiro
  • Acrescente o molho de tomate
  • Em uma panela ou frigideira grande, esquente o óleo
  • Quando estiver al dente, coloque a planta com os temperos, batendo bem até as
  • folhas ficarem bem macias
  • Acrescente sal a vontade
  • Se preferir, acrescente um tablete de knorr sabor galinha caipira
  • Despeje em uma vasilha e sirva

Efeitos Colaterias da Vinagreira:

Os Efeitos Colaterais da Vinagreira incluem vômitos e diarreia, quando consumida em excesso.

Vinagreira – O que é, Para que Serve, Benefícios e Receitas!
4.8 (95.87%) 281 votes

Recomendados Para Você: