Vitamina B1 – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências que você precisa conhecer. Além disso, a  Vitamina B1 (Tiamina) é classificada como uma das vitaminas do complexo B. Todas as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, o corpo não as armazena e precisam ser repostas diariamente.

Vitamina B1 fontes Pequenas quantidades de Tiamina (Vitamina B1) são encontradas em praticamente todos os alimentos.

No entanto, a deficiência de Vitamina B1 (Tiamina) está entre as carências nutricionais mais comuns, porque ela é frágil e está entre os nutrientes mais propensos à destruição pelo processamento. A cada passo ao longo do caminho, desde o armazenamento até o cozimento, vai se perdendo uma boa parte do teor de Tiamina (Vitamina B1) dos alimentos.

Benefícios da Vitamina B1:

A primeira vitamina do complexo B a ser descoberta, a Vitamina B1 desempenha um papel importante na manutenção do sistema nervoso, além é claro, de melhorar o funcionamento cardiovascular do corpo.

Por ser uma vitamina solúvel, é capaz de ajudar na conversão de hidratos de carbono em glicose, que será usada para a produção de energia e diversas funções do organismo. Dentre os seus Benefícios Para a saúde Podemos Destacar:

Proporciona Energia:

Sem dúvidas o principal benefício da Vitamina B1 é o seu total envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, que é a principal fonte de energia para o corpo. Graças a essa ativação das enzimas, o corpo poderá obter maiores quantidades de energia, além da sensação de bem estar e vitalidade.

É Bom Para Saúde Nervosa:

Tiamina também oferece benefícios para a saúde nervosa. Isso porque em quantidades corretas, essa vitamina tem a função de estimular uma boa memória, concentração e raciocínio. Segundo pesquisas, a Vitamina B1 também é capaz de prevenir o mal de Alzheimer.

É Bom Para Saúde Coração:

A Vitamina B1 também é ótima para o coração, pois ela é responsável por estimular a produção da acetilcolina que são neurotransmissores os quais possuem a função de transmitir mensagens dos neurônios até os músculos.

E isso inclui o coração. Além disso, ela também tem o papel de proteger a regularidade das funções do coração. Ela faz isso enquanto melhora a comunicação entre esse músculo e sistema nervoso.

Ajuda a Perder de Peso:

É uma vitamina aliada na perda de peso, já que ela possui a função de manter o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, a Vitamina B1 também auxilia o corpo a conseguir todos os nutrientes que necessita, dessa forma, bloqueando as reações adversas quando há falta de um nutriente. Ela também ajuda a emagrecer, pois evita o acúmulo de gordura e a fome intensificada.

Bom Para Saúde Ocular:

Segundo pesquisas, a Vitamina B1 é capaz de retardar o desenvolvimento da catarata. Estudos em pacientes mostraram que há menor ocorrência da doença em pessoas que possuem quantidades adequadas de Vitamina B1no organismo.

Tem Ação Antioxidante:

Esta Incrível Vitamina tem a função de proteger o corpo dos radicais livres, que são substâncias nocivas e as grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

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Fontes de Vitamina B1?

Facilmente encontrada, está presente em uma grande variedade de alimentos. Também é possível obter através de suplementos encontrados em farmácias, casas de produtos naturais e lojas de produtos para treinos. Confira Algumas Fontes desta Vitamina:

  • Fontes animais: carne de porco, fígado, atum e salmão;
  • Cereais integrais: centeio, gérmen de trigo, aveia, quinoa e amaranto;
  • Vegetais folhosos: espinafre, couve, acelga, agrião e almeirão;
  • Leguminosas: feijão, grão de bico, ervilha, soja e amendoim;
  • Frutas oleaginosas: castanha do Pará, amêndoas e castanha de caju.

Deficiência da vitamina B1(Tiamina):

Por causa do papel central da Vitamina B1 para o metabolismo energético, a deficiência deste nutriente prejudica quase todas as funções importantes no corpo. Deficiência grave e prolongada de Vitamina B1 afeta o sistema nervoso, o coração e a função digestiva, dentre outras áreas.

O beribéri é uma doença nutricional causada por uma grande carência de tiamina no organismo, resultando em fraqueza muscular, problemas gastrointestinais, dificuldades respiratórias, perda de sensibilidade dos pés e mãos, confusão mental e até paralisia.

O que é Overdose de Vitamina B1?

Embora seja essencial para a saúde, quando tomada em excesso a Vitamina B1 pode proporcionar alguns efeitos secundários bem desagradáveis. Dentre eles podemos destacar:

  • Sensação de calor;
  • Fraqueza;
  • Sudorese;
  • Náuseas;
  • Agitação;
  • Respiração difícil;
  • Aperto na garganta;
  • Pele levemente azulada.

Em casos de overdose profunda, o paciente pode vir a óbito. Por isso é de extrema importância que antes de fazer a suplementação com a Vitamina B1, procurar sempre a orientação de um médico.

Não há relatos de toxicidade relacionados à ingestão desta vitamina. Quando o fornecimento de vitamina excede a RDA, o excesso é simplesmente eliminado pela urina.

Refletindo a falta de evidência de toxicidade, a Academia Nacional de Ciências (The National Academy of Sciences) não estabeleceu um limite superior de ingestão para esta vitamina.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou Douglas Medrado. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.