Vitamina B2 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que você precisa saber sobre a Vitamina B2 (Riboflavina). Além disso, a Vitamina B2, ou Riboflavina, é uma vitamina pertencente ao complexo B e é considerada um nutriente essencial, só está presente no nosso organismo por meio da nossa alimentação.

beneficios da vitamina b2 A Riboflavina está presentes nos alimentos como uma coenzima flavina que, apenas no intestino delgado, depois de vários processos digestivos, é liberada e então absorvida como riboflavina pelo nosso organismo.

A Riboflavina é uma vitamina muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo, porque tem muita influência na “construção” das nossas células e assim na nossa saúde como um todo.

Apesar de ser fundamental para a sobrevivência, esta vitamina não é sintetizada pelos animais, tendo que ser consumida em fontes naturais ou pela suplementação alimentar. Uma parte dela é sintetizada pelos microrganismos comensais, a microbiota.

Fontes Vitmaina B2:

A vitamina B2 vem da dos Alimentos. Algumas dessas fontes incluem:

  • Carne, peixe e produtos lácteos;
  • Peixe, carne e aves, como peru, frango, carne bovina, rins e fígado;
  • Ovos;
  • Lacticínios;
  • Espargos;
  • Alcachofras;
  • Abacates;
  • Pimenta de caiena;
  • Groselhas;
  • Cereais fortificados;
  • Alga Kelp;
  • Feijão Lima, Marinha e Ervilhas;
  • Melaço;
  • Cogumelos;
  • Nozes;
  • Salsinha;
  • Abóboras;
  • Rosehips;
  • Batatas doces;
  • Vegetais crucíferos, como brócolis, couves de Bruxelas, espinafres, folhas de dente-de-leão e agrião;
  • Pães integrais, pães enriquecidos e farelo de trigo;
  • Extrato de levadura.

A Vitamina B2 é solúvel em água, de modo que cozinhar alimentos pode fazer com que ela seja perdida. Cerca de duas vezes mais B2 é perdido através da fervura, como é através de vapor ou microondas.

Benefícios da Vitamina B2:

A Vitamina B2, que também é chamada de riboflavina, é importante para o organismo porque participa de funções como estimular a produção de sangue e a manter o metabolismo adequado.

vitamina b2A Vitamina B2 pode ser encontrada principalmente no leite e nos seus derivados, como queijos e iogurtes, estando também presente em alimentos como flocos de aveia, cogumelos, espinafre e ovo.

Assim, o consumo adequado de vitamina B2 é importante porque ela desempenha os Seguintes Beneficios para organismo:

  • Participar da produção de energia no corpo;
  • Favorecer o crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância;
  • Atuar como antioxidantes, prevenindo doenças como câncer e aterosclerose;
  • Manter a saúde das hemácias do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo;
  • Manter a saúde dos olhos e prevenir catarata;
  • Manter a saúde da pele e da boca;
  • Manter o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Diminuir a frequência e a intensidade das enxaquecas.

Além disso, esta vitamina também é importante para que as vitaminas B6 e ácido fólico desempenhem suas funções adequadas em nosso organismo.

Deficiência de Vitamina B2:

De acordo com o USDA, a Deficiência de Vitamina b2 não é muito comum nos países desenvolvidos ocidentais, provavelmente porque muitos carboidratos refinados são fortificados com riboflavina. Além disso, outros alimentos comumente consumidos como ovos e carne podem fornecer uma boa fonte de vitamina b2 também.

Sinais de deficiência de vitamina B2 podem incluir:

  • Anemia;
  • Fadiga;
  • Dano nervoso;
  • Um metabolismo lento;
  • Feridas ou rachaduras na boca ou no lábio;
  • Inflamação da pele e distúrbios da pele, especialmente ao redor do nariz e face;
  • Boca inflamada e língua;
  • Dor de garganta;
  • Inchaço das membranas mucosas;
  • Mudanças no humor, como aumento da ansiedade e sinais de depressão.

Adicionando Mais Vitamina B2 à sua Dieta:

Você pode aumentar a quantidade de Vitamina B2 natural em sua dieta fazendo algumas dessas receitas que apresentam alimentos que são uma boa fonte de Vitamina B2, além de outros nutrientes essenciais:

  • Para o café da manhã, tente ter ovos cozidos com espinafre
  • Faça um prato lateral saudável de chips de cenoura de sésamo
  • Tente fazer esta Salada de ovo e Tahini que contém duas ótimas fontes de Vitamina B2
  • Faça sua própria sopa caseira de Miso com água fervente, miso e algas secas ou outros  vegetais marinhos
  • Faça esta receita conveniente de Ensopado de carne e Brócolis para jantar

Essa vitamina participa do crescimento e da reprodução e contribui para a cicatrização de feridas na boca, lábios e língua. É indicada em casos de depressão e na acne rosácea.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou Douglas Medrado. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.