Vitamina B3, O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências que você precisa saber. Além disso, a Vitamina B3 é uma das oito vitaminas B. Ela também é conhecida por niacina ou por ácido nicotínico. A niacina tem duas formas diferentes, uma delas tem o nome de niacinamida e a outra chama-se hexa nicotinato inositol, ambas as formas pertencem à Vitamina B3, embora provoquem efeitos diferentes no corpo humano.

O que é a Vitamina B3?

A vitamina B3, também chamada de niacina, confere diversos benefícios à nossa saúde, dentre elas a influência positiva que a vitamina exerce no metabolismo e na digestão, ações que refletem tanto na saúde como no processo de emagrecimento e ganho de massa muscular.

Por conta da série de benefícios desta vitamina, a suplementação desta vitamina muitas vezes é indicada, mas somente em casos que realmente há necessidade. Confira a seguir quais são as ações positivas que a vitamina B3 desempenha:

Então, confira os Benefícios da Vitamina B3 Para Saúde:

Contribui Para a Digestão:

por desempenhar um importante papel durante a produção de ácido clorídrico, a vitamina B3 contribui para uma melhor digestão. Além disto, a vitamina ativa muitas enzimas, possibilitando que a digestão seja ainda mais beneficiada, já que tais enzimas facilitam as reações químicas, especialmente na digestão.

Beneficia Para Saúde Cardiovascular:

além de contribuir para o controle dos níveis de colesterol, a vitamina B3 oferece benefícios à saúde cardiovascular, além de contribuir para a redução dos níveis de triglicerídeos.

Reduz o Colesterol:

fortes evidências apontam que esta vitamina é eficaz para o tratamento do colesterol alto. A vitamina B3 contribui para o aumento do bom colesterol (HDL) e reduz de maneira leve o mau colesterol (LDL).

Controle do Diabetes:

A relação desta vitamina com a diabetes se dá através da influência dessa vitamina sobre o controle dos níveis de açúcar no sangue. A vitamina B3, quando em bons níveis, pode ajudar a evitar altas concentrações de açúcar no sangue, de modo que traz alívio para quem sofre de diabetes. Pelo mesmo motivo, ela ajuda a evitar o desenvolvimento da doença em pessoas saudáveis.

Saúde Sexual: 

A saúde sexual é influenciada positivamente desta vitamina na medida em que esta vitamina possui entre as suas funções o estímulo à produção dos hormônios sexuais. Níveis baixos desses hormônios são muitas vezes a fonte de muitos problemas como a impotência sexual ou a falta de libido, de modo que o problema pode eventualmente ser resolvido através da dose adequada desta vitamina.

Quantidade Recomendada de Vitamina B3:

A quantidade diariamente necessária desta vitamina varia sobretudo conforme a idade e o sexo. As crianças devem ingerir algo entre 2mg e 16mg, a depender da sua idade. Homens adultos precisam diariamente de 16mg de vitamina B3, enquanto as mulheres têm suas necessidades diárias satisfeitas com 14mg.

A situação das mulheres se altera, porém, durante a gravidez (na qual é necessária uma dose diária de 18mg) e durante a lactação (quando a dose diária deve ser de 17mg). Uma vez que esta vitamina é hidrossolúvel, o corpo humano é incapaz de armazená-la. Dessa forma, é absolutamente necessário que as necessidades mínimas sejam diariamente supridas.

Alimentos Ricos em Vitamina B3:

Deficiência da Vitamina B3:

A niacina, também conhecida como vitamina B3, atua no organismo desempenhando funções como melhorar a circulação sanguínea, aliviar a enxaqueca e melhorar o controle da diabetes.

Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como carnes, peixes, leite, ovos e vegetais verdes, como couve e espinafre, e a sua deficiência pode causar os seguintes sintomas no corpo:

  • Má digestão;
  • Aparecimento de aftas na boca;
  • Cansaço frequente;
  • Vômitos;
  • Depressão;
  • Pelagra, uma doença de pele que provoca irritação na pele, diarreia e demência.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou Douglas Medrado. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.