Vitamina B9 – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências que você precisar saber. Além disso, a Vitamina B9, também chamada de Ácido Fólico, pertence ao grupo das vitaminas que são solúveis em água. Essencial em uma dieta equilibrada, a Vitamina B9 nos proporciona diversos Benefícios à nossa saúde, contribuindo positivamente nos casos de distúrbios cardíacos, distúrbios mentais e emocionais, AVC (Acidente Vascular Cerebral), câncer, construção muscular, aumento celular, formação da hemoglobina e gravidez.

Vitamina b9 BenefíciosQuando ingerida, a Vitamina B9 é assimilada pelo corpo humano e armazenada no fígado. As nossas necessidades diárias necessitam de parte desta vitamina, enquanto a quantidade excedente é eliminada pelo nosso organismo por meio da excreção. Dentre as ações da Vitamina B9, destacam-se a sua atuação em algumas funções vitais, como formação de glóbulos vermelhos e produção de energia.

Benefícios da Vitamina B9 Para Saúde:

Benefícios da Vitamina B9 Para Saúde do Coração:

O Ácido Fólico é uma ferramenta importante para melhorar o funcionamento do coração. Faz isso removendo a homocisteína, que é uma das principais causas de ataques cardíacos em idades precoces.

Benefícios da Vitamina B9 Para Prevenir AVC:

Além de causar ataques cardíacos, a homocisteína também é responsável por causar acidentes vasculares cerebrais. Além disso, grande quantidade de homocisteína no corpo também pode levar ao enfraquecimento dos ossos, aumentando a probabilidade de fraturas frequentes. O Ácido Fólico ajuda a controlar a quantidade desse composto no corpo e reduz o risco de sofrer um acidente vascular cerebral.

Benefício da Vitamina B9 Para Mulheres Gravidas:

O Ácido Fólico é um recurso confiável para limitar defeitos no feto durante a gravidez, que incluem defeitos no tubo neural. Assim, o Ácido Fólico efetivamente melhora as chances de dar à luz uma criança saudável e feliz.

Benefício da Vitamina B9 no Aumento de Massa Muscular:

O Ácido Fólico é considerado um componente importante no aumento de massa muscular, pois ajuda no crescimento dos tecidos musculares.

Benefícios da Vitamina B9 na Regeneração Celular:

Vitamina B9 é um elemento essencial na formação de glóbulos vermelhos. Além disso, as células encontradas no revestimento do intestino delgado também são fabricadas a partir desta vitamina e ele também é responsável pela substituição de células antigas por novas, mantendo nosso corpo novo.

Outros Benefícios da Vitamina B9 Para Saúde:

  • Essa vitamina é essencial para que haja um crescimento saudável das crianças;
  • Pessoas que são deficientes podem desenvolver a esterilidade e a infertilidade;
  • Essa vitamina controla os níveis de deposição do colesterol no infertilidade humano;
  • A Vitamina B9, também é responsável por substituir as células velhas por novas, mantendo nosso corpo fresco e novo.
  • Devido suas propriedades, essa vitamina desempenha um papel muitíssimo importante na formação do DNA e do RNA;
  • A Vitamina B9 também ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos para que substituem aqueles que são destruídos a cada dia;
  • A falta dessa vitamina podem causar doenças relacionadas a anemia e a perda de memória;
  • Essa vitamina também pode levar a problemas graves, como palpitações cardíacas e defeitos de nascimento;

Principais Fontes de Vitamina B9:

Amendoim:

A parte comestível do amendoim é rica em nutrientes, como proteínas, zinco, ácidos graxos poli-insaturados e vitamina E. Em 100 g da oleoginosa encontramos cerca de 26,5 g de proteínas e a ingestão de 30 g diárias de amendoim fornecem 10% da ingestão diária recomendada de Ácido Fólico.

Fígado:

Na composição nutricional do fígado bovino constam as vitaminas A, B12, B5, B6 e C, folato (Ácido Fólico), riboflavina, selênio, cobre e zinco. 100 g de fígado bovino oferecem 217 mcg de Ácido Fólico ao organismo.

Legumes são Fontes de Vitamina B9:

Os legumes fornecem ao nosso organismo vitaminas, minerais e fibras. Entre as vitaminas, destacam-se a vitamina A, C e as do complexo B, e os minerais cálcio ferro, potássio e magnésio. 100 g de repolho branco consumidos in natura fornecem ao organismo aproximadamente 43 microgramas de Ácido Fólico.

Milho:

100 g de milho ou soja possuem 0,08 mcg de Vitamina B9. Uma opção de consumo é a escolha entre 150 gramas de fígado de boi ou a associação de uma porção de espinafres cozidos com milho ou soja para satisfazerem as necessidades de Ácido Fólico.

Vegetais Folhosos são Fontes de Vitamina B9:

Todos os vegetais folhosos (alface, couve, agrião, acelga, brócolis, etc), possuem menos carboidratos e, portanto, são menos calóricos. Possuem grandes quantidades de fibras, vitaminas (A, Ácido Fólico, C, E, K), minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, fibras e clorofila. Em 10 folhas de alface encontramos aproximadamente 136 mcg de Ácido Fólico.

Deficiência de Vitamina B9:

  • Perda de memória;
  • Retardo mental em crianças;
  • Menopausa precoce;
  • Estomatite;
  • Enxaqueca;
  • Anemia;
  • Paranoia.

Para que não ocorra a Deficiência de Vitamina B9 é recomendado que toda vez que você sentir que seu organismo não está funcionando muito bem, você procure a ajuda de um médico, para que ele faça todos os exames para detectar o que está mal.

Recomendação do Uso de Vitamina B9:

A recomendação do Uso da Vitamina B9 para a ingestão diária de folato para um adulto é de 3,1 mcg/kg de peso corpóreo. A ingestão nessa quantidade proporciona um armazenamento suficiente para prevenir a deficiência por 3 a 4 meses, mesmo após que a ingestão de folato seja correspondente a zero.

Vitamina b9 o que eSegundo a recomendação do Uso da Vitamina B9 a ingestão dietética norte-americana (National Academy of Science), uma quantidade de 400 mcg/dia de folato dietético equivalente (DFE) seria o suficiente para a população adulta de qualquer género.

Algumas Precauções da Vitamina B9:

O excesso de Vitamina (folato) é excretado pelos rins, porém, parte pode ser armazenada no organismo, principalmente pelo fígado. Há relatos de casos raros de hipersensibilidade ao folato em doses habituais de 1 a 10 mg/dia, com aparecimento de febre, urticária, prurido e insuficiência respiratória.

O alcoolismo é uma das situações que predispõe carência de folato dado que diminui a absorção e aumenta a excreção desta vitamina. Suplementos alimentares de Ácido Fólico que ofereçam uma quantidade mínima de 350 mcg podem interferir com a absorção de zinco.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou Douglas Medrado. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.