Vitamina D – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências que todos devem conhecer. No entanto, a Vitamina D é extremamente importante para o corpo humano. Ela é essencial para a execução de mais de 85 funções já definidas, além da ativação de mais de 2000 genes importantes. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância.

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Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de Vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

O que é a Vitamina D?

A Vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, que se dissolve em gordura/óleo e é armazenada no organismo durante muito tempo. Ela é necessária para o bom funcionamento de muitos órgãos do corpo e ajuda a prevenir danos causados pelos radicais livres. Por isso é essencial consumir alimentos ricos nessa vitamina.

Favorece a absorção do cálcio, é importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar o raquitismo. A carência dessa vitamina no corpo é fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças autoimunes como esclerose múltipla e diminuição da expectativa de vida.

Fontes de Vitamina D:

A principal fonte dessa vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos também são fontes da vitamina, confira-os:

Salmão: Seja cru, assado ou frito, além do sabor, é fonte de ômega 3 e outros nutrientes importantes para o corpo humano;

Atum: contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, evitando doenças graves, como o câncer;

Óleo de Fígado de Bacalhau e Arenque Fresco: uma das fontes mais generosas de Vitamina D;

Ostras: também são ricas em proteínas, baixas em calorias e possuem outros tantos nutrientes que proporcionam saúde para o organismo;

Sardinha: também é rica em ômega 3, e recomendada no combate aos diversos tipos de doenças, incluindo problemas cardiovasculares;

Cogumelos Shiitake: o processo de secagem dos cogumelos ajudam a liberar uma boa quantidade de Vitamina D.

Ovos: principalmente a gema, pois se trata de uma fonte bastante importante de Vitamina D sendo indispensável no cardápio; o ovo é um dos alimentos ricos nessa vitamina mais versáteis e nutritivos.

Laranja: também possui grandes quantidades de vitamina C e cálcio.

Agora que já conhecemos quais a principais fontes dessa vitamina, vamos conferir também os Benefícios da Vitamina D Para Saúde:

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Benefícios da Vitamina D:

Previne Doenças Cardíacas:

Promove a produção de um hormônio que regula a pressão arterial, a Vitamina D também participa no controle da contração do músculo cardíaco e permite o relaxamento dos vasos sanguíneos. Além disso, também reduz o risco de mortalidade e aumenta a perspectiva de vida.

Facilita a Saúde Muscular:

A Vitamina D contribui para a força muscular, portanto, sua ausência leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas. Uma pesquisa feita pela Universidade de Zurique com pessoas acima de 65 anos observou que o consumo dessa vitamina pode diminuir o risco de quedas em 19%.

Combate a Depressão:

Os níveis baixos deste nutriente essencial estão associados com a tendência a sofrer de irritabilidade, depressão e mudanças bruscas de humor. A Vitamina D está envolvida na secreção de hormônios do bem-estar e, portanto, sua deficiência afeta a saúde mental.

Favorece a Saúde Oral:

Como já indicamos, a falta de Vitamina D dificulta a absorção e o bom uso do cálcio nos dentes, aumentando o risco de infecções e perda de dentes. Isso, além dos problemas inflamatórios envolvidos, gera sintomas como vermelhidão, inflamação e sangramento das gengivas.

Facilita o Aumento de Peso:

Uma vez que a Vitamina D é um dos nutrientes solúveis em gordura, as pessoas com sobrepeso e obesidade precisam absorvê-la em maiores quantidades. Seus níveis baixos complicam a atividade metabólica e, portanto, causam dificuldades para recuperar um peso saudável.

Reduz o Colesterol Ruim:

Entre as funções desta vitamina no corpo está a sua relação com a limpeza do colesterol ruim (LDL) que se acumula no sangue. Uma pessoa que não consegue manter uma quantidade adequada tem maior risco para os efeitos da hipercolesterolemia.

Melhora o Desempenho de Atletas:

Devido à sua grande influência em importantes processos metabólicos, concentrações adequadas de Vitamina D são extremamente importantes para os indivíduos que praticam atividade física, e ainda mais para atletas. Concentrações maiores da vitamina antes do exercício podem influenciar na recuperação da força do músculo esquelético depois de uma sessão de exercícios intensos.

Diminui o Risco de Diabetes:

A vitamina ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, por isso é necessária para diminuir o risco de desenvolvimento de diabete tipo 2.

Ajuda a Prevenir o Câncer:

Um dos motivos para você consumir os alimentos ricos em Vitamina D, é por ela controlar a morte de células, diminuindo a formação de células deficientes que provocam o câncer, principalmente de mama, próstata, colorretal e renal.

Previne a Obesidade:

Baixos níveis dessa vitamina no sangue provocam o aumento da sensação de fome e a diminuição do metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e acumule mais gordura. Portanto, o consumo de Vitamina D ajuda a prevenir a obesidade;

Por que Consumir a Vitamina D?

A concentração dessa vitamina é responsável, em primeiro lugar, por regular a presença de cálcio e fósforo no sangue. Além disso, ainda está envolvida na homeostase de vários outros processos celulares, entre eles a síntese de antibióticos naturais pelas células de defesa dos mamíferos; modulação da autoimunidade e síntese de interleucinas inflamatórias; controle da pressão arterial; e, como participa da regulação dos processos de multiplicação e diferenciação celular, é atribuído também a ela papel antioncogênico.

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Deficiência de Vitamina D:

A falta dessa vitamina pode causar malefícios à saúde, como hipertensão, diabete, osteoporose e até obesidade. Para evitar esses problemas, é necessário tomar de 15 a 20 minutos de sol por dia para que a vitamina seja produzida no organismo.

Caso seja necessário, existem suplementos, na forma de gotas, cápsulas e comprimidos, que ajudam a evitar essa carência e podem auxiliar no tratamento de algumas doenças. Mas é preciso consultar um médico para saber a dosagem exata, já que em excesso a Vitamina D pode causar problemas renais.

Efeitos Colaterais da Vitamina D:

Quando consumida dentro das quantidades recomendadas a Vitamina D não tem efeitos colaterais. Porém, quando ingerida em excesso pode prejudicar os rins por causar o aumento da absorção de cálcio. Por isso, é importante que o consumo além do recomendado desta vitamina seja feito com acompanhamento médico.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou Douglas Medrado. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.