Vitamina K – O que é, Para Que Serve, Alimentos e Benefícios que você precisa saber, para desfrutar desta Vitamina que é ótima para saúde do nosso corpo. A Vitamina K é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, que é melhor absorvida na presença de alimentos gorduras, como o azeite de oliva, por exemplo.

As vitamina K se divide basicamente em três subgrupos, que são:

  • K1;
  • K2;
  • K3;

A do grupo K1 é encontrada em alimentos de origem vegetal, a do grupo K2 é produzida pelas bactérias presentes em nossa flora intestinal, e a K3 é produzida de maneira artificial em laboratórios. A do último grupo é utilizada nos suplementos vitamínicos vendidos em farmácias e é muito bem absorvida pelo organismo humano.

vitamina k o queEssa vitamina é essencial para o organismo, ela ajuda em uma série de processos, como coagulação sanguínea, além de contribuir para a saúde dos ossos e ser amplamente utilizada em casos de bebês que nasceram prematuros.

Para que Serve a Vitamina K ?

A vitamina k desempenha as seguintes funções no organismo:

  • Ajudar na coagulação sanguínea, o que também favorece a cicatrização;
  • Melhorar a densidade óssea, pois estimula uma maior fixação do cálcio nos ossos e nos dentes;
  • Evitar hemorragias em bebês prematuros, pois ela facilita a coagulação do sangue e evita que esses bebês tenham complicações;
  • Ajudar na saúde dos vasos sanguíneos, deixando-os com maior elasticidade e sem acúmulo de cálcio, o que pode causar problemas como aterosclerose.

É importante lembrar que para a Vitamina K ajuda na massa óssea é preciso ter uma boa ingestão de cálcio na dieta, para que esse mineral esteja em quantidade suficiente para fortalecer ossos e dentes. Veja mais sobre as funções e onde encontrar o cálcio.

Principais Alimentos Ricos em Vitamina K:

A Vitamina K é encontrada em vegetais folhosos verde-escuro, como espinafre, alface escura, brócolis e também nos óleos vegetais. Veja outros Alimentos Ricos em Vitamina K:

Benefícios da Vitamina K:

Ajuda na Coagulação Sanguínea:

A Vitamina K é essencial no processo de coagulação sanguínea. Isto porque ela ajuda as proteínas a se transformarem em substâncias que contribuem para a coagulação correta do sangue. Por isso, esta vitamina também contribui para melhor cicatrização.

vitamina k beneficios

Boa Para os Ossos:

Esta Vitamina é importante para a saúde dos ossos porque ajuda na fixação do cálcio nos ossos. A vitamina B, o fósforo e o magnésio também ajudam na fixação.

É importante lembrar que o cálcio no organismo ajuda na construção e manutenção da estrutura dos ossos e dentes. Em casos de osteoporose relacionado à menopausa uma leve suplementação com Vitamina K pode ser prescrita pelos médicos.

Boa Para Prematuros:

No caso de bebês prematuros a suplementação com esta vitamina pode ser interessante porque crianças que nascem antes do tempo correm maior risco de ter hemorragia espontânea e a vitamina ajuda a prevenir o problema. Alguns estudos estão sendo realizados sobre se a suplementação com Vitamina K pode ser realizada para todos os recém-nascidos, porém ainda não se chegou a um consenso.

vitamina k para que serve

Saúde dos Bebês:

Em virtude da sua capacidade de coagulação, a Vitamina K pode ajudar na melhoria da saúde de bebês prematuros, que nasceram antes do tempo. Essas crianças têm mais risco de vir a sofrer uma hemorragia espontânea. Dessa forma, a Vitamina K auxilia a prevenir esse tipo de problema. No entanto, os estudos sobre isso ainda estão sendo realizados, para confirmar se todos os bebês recém-nascidos podem receber esse tipo de suplementação.

Anti-inflamatórios:

O consumo de alimentos com alto índice de Vitamina K faz com que seja reduzida a libertação da glicoproteína de interleucina-6, um importante fator para as inflamações no interior do organismo.

Alivia Dores Menstruais:

Por ser uma grande aliada para o sangue esta vitamina ajuda também a regularizar a menstruação e ajuda no bom funcionamento dos hormônios, tornando-se amigo das mulheres durante o período menstrual.

Quantidade Recomendada de Vitamina K:

A quantidade recomendada de ingestão diária de Vitamina K varia de acordo com a idade, como mostrado a seguir:

  • 0 a 6 meses: 2 mcg
  • 7 a 12 meses: 2,5 mcg
  • 1 a 3 anos: 30 mcg
  • 4 a 8 anos: 55 mcg
  • 9 a 13 anos: 60 mcg
  • 14 a 18 anos: 75 mcg
  • Homens com 19 anos ou mais: 120 mcg
  • Mulheres com 19 anos ou mais: 90 mcg
  • Gestantes e Lactantes: 90 mcg

Em geral, essas recomendações são facilmente obtidas quando se tem uma alimentação variada e equilibrada, com um consumo diversificado de vegetais.

Deficiência de Vitamina K:

É difícil ocorrer a Deficiência de Vitamina K. Isto porque ela está presente em diversas fontes vegetais e ainda é produzida no próprio organismo. Contudo, caso ocorra, ela normalmente é identificada por meio de um exame de sangue.

As principais complicações da Deficiência desta vitamina são problemas de coagulação sanguínea e perda da qualidade óssea. Pessoas que mais correm riscos de desenvolver deficiência de Vitamina K são aquelas que passaram por uma cirurgia bariátrica e que tomam medicamentos que dificultam a absorção de gordura.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou Douglas Medrado. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.