Vitaminas do Complexo B – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências que você precisa saber. Além disso, mais conhecidas como Vitamina B (ou Vitaminas do Complexo B), as 8 vitaminas B (vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9 e vitamina B12) têm um papel fundamental e vital para assegurar que os nossos corpos funcionem de forma eficiente. Cada vitamina tem diferentes benefícios e funções no corpo, e pode ser ingerida através da comida ou de suplementos.

Vitaminas do Complexo B beneficios

O que São as Vitaminas do complexo B:

As Vitaminas do Complexo B são substâncias muito importantes para o desempenho das funções corporais. O complexo B é formado por várias vitaminas que coexistem em alguns alimentos e que se complementam para fazer a manutenção da saúde.

As vitaminas que fazem parte do Complexo são a Vitamina B, Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B2 (Riboflavina), Vitamina B3 (Niacina), vitamina B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), vitamina B7 (Biotina), vitamina B9 (Ácido Fólico), vitamina B11 (Folacina) e vitamina B12 (Cobalamina). Entre as principais funções que essas vitaminas desempenham, a produção hormonal; o metabolismo dos carboidratos, das proteínas e das gorduras; formação de hemácias; respiração celular; crescimento celular; entre outros.

Para que Serve as Vitaminas do Complexo B?

Além de atuar na conversão dos carboidratos e gorduras em energia, outras Funções das Vitaminas do Complexo B incluem a participação na síntese de novas proteínas, apoio ao sistema imunológico e digestivo. Manutenção da saúde dos sistemas neurológico e muscular, e participação no crescimento celular. As Vitaminas do Complexo B também contribuem para a manutenção da saúde da pele, unhas e cabelos.

Benefícios das Vitaminas do Complexo B:

Confira abaixo as Funções e Benefícios das vitaminas do Complexo B.

Benefícios da Tiamina:

Também conhecida como Vitamina B1, a tiamina ajuda o corpo a metabolizar as proteínas, gorduras e carboidratos, além de ter um papel fundamental em diversos processos metabólicos que contribuem para a manutenção do equilíbrio do corpo, como a digestão adequada dos alimentos e a tonicidade muscular.

Veja Também: Vitamina B1 – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências

Benefícios da Riboflavina:

Uma das principais funções da vitamina B2 é converter os alimentos em energia, tornando-a disponível para o metabolismo e permitindo a chegada de combustível nos músculos.

A riboflavina ainda apresenta atividade antioxidante e atua na produção de hemácias. Estudos sugerem que a suplementação com vitamina B2 pode auxiliar na prevenção de crises de enxaqueca.

Benefícios da Niacina:

Assim como grande parte dos Benefícios das Vitaminas do Complexo B, uma das principais funções da niacina, como é conhecida a vitamina B3, é auxiliar na conversão dos alimentos em energia. A vitamina B3 permite que as gorduras e carboidratos sejam transformados em combustíveis para as células.

Benefícios da Vitamina B12:

Uma das principais características da Vitamina B12,  ou cobalamina – é a sua capacidade de se juntar a outras vitaminas para desempenhar diferentes funções no metabolismo.

Em conjunto com a Vitamina B9, a cobalamina atua na produção de hemácias e hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio (daí sua importância para quem pratica atividade física, já que a Vitamina B12 contribui para a chegada de mais oxigênio para as células musculares, acelerando a regeneração e o crescimento da musculatura).

Como a Vitamina B12 só pode ser encontrada em produtos de origem animal, sua deficiência é relativamente comum em dietas que eliminam o consumo de carne, ovos e laticínios e que não são acompanhadas de suplementação.

Benefícios do Ácido Pantotênico B5:

Para quem pratica musculação com regularidade, a vitamina B5 pode ser uma das mais importantes de todo o Complexo B, já que além de atuar no metabolismo dos carboidratos e gorduras, o ácido pantotênico também é responsável pela produção de hormônios do estresse e sexuais – entre eles a testosterona.

Vitaminas do Complexo B

Fontes de Vitaminas do Complexo B:

  • Carnes vermelhas, fígado, legumes cereais, leite e ovos.
  • Carnes vermelhas e brancas, fígado, leite, queijos e ovos.
  • Carnes vermelhas e brancas, fígado, ovos e germe de trigo.
  • Carnes vermelhas, fígado, rins, germe de trigo, brócolis, batata e tomate.
  • Carnes vermelhas, gema de ovo, cereais.
  • Miúdos, vegetais folhosos, legumes, milho e amendoim.
  • Carnes vermelhas e brancas.

Principais Sintomas de Deficiência de Vitaminas do Complexo B:

As consequências da falta de Vitaminas do Complexo B são geralmente neurológicas, gastrointestinais ou dermatológicas.

  • Cansaço e alterações no sono
  • Depressão e irritabilidade
  • Perda de apetite, náuseas e diarreia
  • Tremores e dor de cabeça
  • Queda de cabelo e pele opaca e flácida

Deves sempre assegurar que consomes em quantidade suficiente todas as Vitaminas do Complexo B diariamente, pois só assim o teu corpo vai funcionar Melhor. A suplementação com Vitamina B é uma excelente forma de melhorares a tua saúde geral, mesmo que não tenhas qualquer sintoma óbvio de deficiência de alguma vitamina.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR ↓↓:

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.