Zinco – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências

Zinco, O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências que muitos ignoram. Além disso, o Zinco é um dos sais minerais cujos benefícios são mais desconhecidos pela população em geral. De fato, as necessidades humanas de Zinco são baixíssimas, mas mesmo uma deficiência pequena pode ser uma catástrofe para a saúde em geral. Esse elemento regula inúmeras funções corporais, de modo que a sua falta provoca uma série de problemas que, em geral, são atribuídos a outras causas.

As funções do Zinco não colaboram apenas para a boa saúde em geral, mas também para a saúde reprodutiva e para a fertilidade de homens e mulheres. Além disso, há inúmeros benefícios do Zinco para a boa forma, sobretudo porque níveis adequados de zinco favorecem o emagrecimento e o ganho de massa muscular.

O que Zinco:

O Zinco tem um papel vital para o nosso organismo. Ele promove a síntese das proteínas e ajuda na regulação da produção de células do sistema imunológico do corpo.

No organismo, se concentram nos músculos, nas células brancas e vermelhas do sangue, retina do olho, pele, fígado, rins, ossos e pâncreas. Alguns órgãos do nosso corpo como glândulas salivares, glândula da próstata e pâncreas secretam Zinco.

Então, confira os Benefícios do Zinco Para Saúde:

Poderoso Antioxidante:

Ele é um agente anti-inflamatório e antioxidante eficaz. O Zinco ajuda a combater o estresse oxidativo e a diminuir as chances do desenvolvimento do câncer. Testes feitos em paciente idosos se mostraram eficazes em evitar a mutação de células cancerígenas e o crescimento do tumor de desnutrição.

Combate a Diabetes:

O zinco essencial para equilibrar a maioria dos hormônios, assim como ocorre com a insulina, que é o principal hormônio envolvido na regulação do açúcar no sangue. Esse metal se liga á insulina para que ela seja armazenada de forma correta no pâncreas e liberada quando a glicose entra na corrente sanguínea.

O Zinco é Responsável Pelo Processo de Utilização Adequada de Enzimas Digestivas.

No processo digestivo a insulina se liga ás células para que a glicose seja usada como combustível para o corpo, em vez de ser armazenada como gordura.

Previne A Diarreia:

A deficiência do mineral está relacionada a problemas digestivos crônicos e as doenças diarreias. O uso de suplementos de zinco mostraram serem eficazes no combate a diarreia.

Saúde Do Fígado:

O zinco pode auxiliar na limpeza do fígado, por diminuir a inflamação no fígado, reduzir os danos dos radicais livres, auxiliar na absorção de nutrientes e na eliminação de resíduos de forma adequada.

Principais Sintomas da Deficiência de Zinco:

Imunidade Baixa:

O zinco também é fundamental para o funcionamento adequado da função imunológica, que é vital para evitar doenças, proteger contra vírus e cânceres, proteção da membrana celular, entre outros. A falta do mineral pode levar a anticorpos reduzidos ou enfraquecidos, comprometendo o sistema de imunidade.

Diarreia:

Devido à imunidade baixa pela deficiência do Zinco, a diarreia pode ser um dos sintomas persistentes. Ela afeta cerca de 2 milhões de crianças a cada ano em países desenvolvidos, fazendo com que elas fiquem mais suscetíveis a infecções bacterianas.

Alergia de Comidas e Alguns Ambientes:

O zinco tem papel fundamental na forma como o corpo armazena histamina (envolvida em processos de respostas imunológicas). Com a falta de Zinco , a histamina pode se elevar.

Queda de Cabelo:

Esse sintoma é muito comum em pessoas que lutam contra a falta de Zinco, que pode ainda estar associada ao hipotireoidismo, que levam as pessoas a terem queda de cabelo e calvície.

Má Absorção de Nutrientes:

A falta de Zinco pode levar a uma dificuldade de o intestino absorver nutrientes, levando para outros problemas como doenças de pele, alergia, problemas de tireoide, entre outros.

Malefícios do zinco para a saúde:

Assim como a carência é maléfica, o excesso deste mineral também é prejudicial à saúde podendo causar sintomas como fadiga, febre e dores no estômago. Algumas situações que podem levar a este aumento são a suplementação excessiva deste minera e em caso de doenças como Insuficiência Cardíaca Crônica, Osteosarcoma ou Aterosclerose, por exemplo.

Zinco – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências
4.8 (95.61%) 638 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Os 20 Benefícios da Capuchinha Para Saúde
DMCA.com Protection Status